Novo VW T-Roc: o que o SUV do Golf tem que queríamos em T-Cross e Nivus
O VW T-Roc deve estrear sua segunda geração em breve. As primeiras imagens do SUV vazaram mostrando que ele não terá mais a frente parecida com a do T-Cross para ter linhas próximas a do novo Tiguan, em alguns mercados chamado de Tayron.
Destaque na Europa, o T-Roc é posicionado entre o VW T-Cross e o Tiguan na linha de SUVs da marca alemã. A ideia do modelo é de que seja um produto mais esportivo, assim como é o Golf, por isso sua silhueta é mais agressiva – e até versão conversível ele tem.
Você também pode se interessar:
- VW T-Cross Highline 2025: testamos o consumo do SUV na cidade e estrada
- VW T-Cross 200 TSI 2025: 28 fotos exclusivas do SUV compacto
- Novo VW T-Cross 2025 gabarita mais uma vez teste de segurança do Latin NCAP
- VW T-Cross Highline 2025: conheça o SUV em 30 fotos exclusivas
O T-Roc é inclusive o SUV mais vendido no continente europeu com 203.611 unidades. Mas o que o modelo oferece para ser tão querido na Europa e que faltam na dupla T-Cross e Nivus?
Carroceria conversível
Depois do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter desfilado em um VW Virtus adaptado sem teto, quem não pensou o motivo pelo qual a VW não tem um modelo conversível no Brasil?
O T-Roc poderia ser uma opção, já que é vendido com carroceria conversível na Europa. São duas versões, Style e R Line.
Versão esportiva
Irmão de plataforma do Golf, o T-Roc tem versão esportiva para chamar de sua. Assim como o hatch médio, o SUV possui a linha R, focada em desempenho. Nessa configuração, o T-Roc apresenta um motor 2.0 turbo a gasolina de 300 cv, com velocidade máxima de até 250 km/h e câmbio DSG de sete velocidades.
Visual renovado
Enquanto ainda não chega, a nova geração do VW T-Roc só dá uma ideia do que teremos. Mesmo assim, o novo SUV já terá a nova linguagem da Volkswagen, já revelada nos VW Taos e Tiguan de forma global.
A frente traz uma grade que liga os faróis bem mais fina que a atual, faróis mais afilados e para-choque mais protagonista fazem parte da nova tendência da marca alemã. Da mesma forma que as lanternas interligadas por um filete iluminado de LED.
VW T-Cross e Nivus tiveram seu visual renovado, mas na parte frontal, apenas o Nivus teve mudanças mais profundas e que se parecem com a nova filosofia de design da marca.
Pacote Adas
Além da versão conversível, o VW T-Roc é oferecido nas versões Urban, Black Stile, R Line e R. Exceto a variante de entrada, o SUV mais vendido da Europa já oferece como itens de série assistentes de segurança do Pacote de Adas, algo que só é visto no Nivus e T-Cross na versão Highline e como opcional.
Possível elitrificação
Tanto VW Nivus como T-Cross compartilham a mesma plataforma MQB-A0, estreada pelo VW Polo no Brasil em 2017. Trata-se de uma versão simplificada da base modular MQB, presente no VW Golf, Taos, Tiguan, Jetta e T-Roc.
Já o novo T-Roc deve receber a evolução da arquitetura modular da VW que é a MQB Evo, plataforma que permite a eletrificação para conjuntos híbridos ou puramente elétricos.
Quando o assunto é preço, os preços variam de país. Na Alemanha, o SUV tem preços entre 32.165 euros e 53.140, que em uma conversão direta representa entre R$ 201.543 e R$ 332.972.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.