Novo VW Polo TSI AT sacrifica potência para ser mais econômico e barato

Versões 1.0 turbo perderam 12 cv e 3,6 kgfm mesmo com câmbio automático na linha 2023, mas ficaram até R$ 7 mil mais baratas
Renan Rodrigues
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19.09.2022 às 15:07
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Versões 1.0 turbo perderam 12 cv e 3,6 kgfm mesmo com câmbio automático na linha 2023, mas ficaram até R$ 7 mil mais baratas

A Volkswagen finalmente acabou com o mistério que cercava o novo Polo. A Mobiauto desvendou muitas novidades e adiantou algumas tendências. No entanto, todos foram pegos de surpresa com uma redução de potência no motor 1.0 TSI com câmbio automático.

O Polo TSI com câmbio manual já era esperado, conforme adiantamos. A configuração se vale da motorização do up! com mudanças na admissão e sistema de escape para chegar a 109/116 cv de potência (gasolina/etanol) e 16,8 kgfm de torque (qualquer combustível). 

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O que ninguém esperava era a aplicação dessa configuração em todas as versões com motor TSI, inclusive as automáticas de seis marchas. Que, com isso, deixa de se chamar 200 TSI - em menção aos 200 Nm ou 20,4 kgfm de torque, sendo 116/128 cv de potência - e passa a se chamar apenas TSI, com os mesmos 116 cv e 16,8 kgfm da opção manual.

Versões 1.0 turbo perderam 12 cv e 3,6 kgfm mesmo com câmbio automático na linha 2023, mas ficaram até R$ 7 mil mais baratas

A justificativa oficial da Volkswagen está no consumo de combustível e na substituição do motor 1.6 MSI. De fato, o Polo ficará mais econômico com esse motor, como já mostramos neste outro artigo. 

No entanto, a empresa fala em agilidade no uso, já que o pico de torque foi reduzido de 2.000 rpm para 1.750 rpm. Só que nos números de desempenho isso não se comprova. 

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VW Polo 170 TSI – Aceleração e velocidade máxima

Versões 1.0 turbo perderam 12 cv e 3,6 kgfm mesmo com câmbio automático na linha 2023, mas ficaram até R$ 7 mil mais baratas

A aceleração de 0 a 100 km/h será mais lenta, e não só porque a usina de 1,6 litro é ligeiramente mais elástica (com pico de potência a 5.750 rpm). Segundo a VW, o Polo 170 TSI pesará 1.115 kg, 32 kg a mais que o velho Polo 1.6 MSI manual. 

Com isso, o Polo 170 TSI com câmbio manual terá um 0 a 100 km/h oficial de 10,2 segundos com gasolina e 10,1 s com etanol, com velocidade máxima de 193 km/h e 197 km/h, respectivamente. O antecessor naturalmente aspirado de 1,6 litro fazia o mesmo em 9,6 segundos (com ambos os combustíveis), e atingia também a máxima de 193 km/h. 

No caso das versões automáticas, o Polo 1.6 percorria a prova em 10,6 segundos, enquanto o novo 170 TSI varia entre 11,1 s com gasolina e 10,5 com etanol.
 

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VW Polo 170 TSI - Ficha técnica vs 1.6 MSI vs 200 TSI 

Versões 1.0 turbo perderam 12 cv e 3,6 kgfm mesmo com câmbio automático na linha 2023, mas ficaram até R$ 7 mil mais baratas

Potência: 109/116 cv a 5.000 rpm (contra 110/117 cv a 5.750 rpm e 128/116 cv a 5.500 tpm)

Torque: 16,8/16,8 kgfm entre 1.500 e 4.500/4.750 rpm (contra 15,8/16,5 kgfm a 4.000 rpm e 20,4 kgfm a 2.000 rpm)

VW Polo 170 TSI – Consumo de combustível

Em contrapartida, o consumo de combustível será bem mais comedido, ao menos no comparativo das versões manuais. Veja as diferenças nos números oficiais do Inmetro:

VW Polo 170 TSI vs VW Polo 1.6 MSI vs VW Polo 200 TSI – Consumo Inmetro

Versões 1.0 turbo perderam 12 cv e 3,6 kgfm mesmo com câmbio automático na linha 2023, mas ficaram até R$ 7 mil mais baratas

VW Polo 170 TSI  vs VW Polo 1.6 MSI : 9,6 km/l com etanol na cidade (contra 8,2 km/l) / 13,8 km/l com gasolina na cidade (contra 12 km/l)

VW Polo 170 TSI vs VW Polo 1.6 MSI : 11,6 km/l com etanol na estrada (contra 9,5 km/l) / 16,5 km/l com gasolina na estrada (contra 13,9 km/l)

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Novo visual 

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Visualmente, o Polo ganhou faróis mais afilados, com as três versões utilizando Ecoleds. A versão GTS, que será apresentada futuramente, usa faróis em LED com projetores e sistema Matrix antiofuscante. 

Ainda na dianteira, há novas entradas de ar e um novo desenho do pára-choque. Na traseira há poucas mudanças, apenas no arranjo das luzes da lanterna e no desenho do pára-choque. 

Versões 1.0 turbo perderam 12 cv e 3,6 kgfm mesmo com câmbio automático na linha 2023, mas ficaram até R$ 7 mil mais baratas

No inteiro, a Volkswagen aplicou um novo material texturizado no painel, que de fato melhora o acabamento, mas ainda está abaixo dos principais concorrentes. As portas ganharam formação interna de tecido. 

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Desde a versão TSI, o cluster de instrumentos é digital de oito polegadas. Apenas a topo de linha tem o painel de 10,25 polegadas como item de série, bem como a central VW Play de 10 polegadas. 


Novos preços

Versões 1.0 turbo perderam 12 cv e 3,6 kgfm mesmo com câmbio automático na linha 2023, mas ficaram até R$ 7 mil mais baratas

A Volkswagen vai apostar na "acessibilidade" de motores turbo na campanha de vendas do Polo. Para isso, reduziu os preços em até R$ 7 mil.  Confira os novos preços:

Volkswagen Polo MPI (1.0 aspirado) - R$ 82.990

Volkswagen Polo TSI (1.0 turbo + câmbio manual) - R$ 92.990

Volkswagen Polo Comfortline (1.0 turbo AT) - R$ 102.990

Volkswagen Polo Highline (1.0 turbo AT) - R$ 109.990 


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