Novo Renault Stepway será um órfão do Sandero contra Nivus e Pulse

Apesar de derivar diretamente da terceira geração do hatch, modelo chega nos próximos anos como um SUV de fato para brigar com VW e Fiat em voo solo
LF
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29.10.2021 às 09:05
Apesar de derivar diretamente da terceira geração do hatch, modelo chega nos próximos anos como um SUV de fato para brigar com VW e Fiat em voo solo

A Renault vive uma crise sem precedentes no Brasil. Depois de aproveitar muito bem os projetos da subsidiária romena Dacia no mercado brasileiro entre 2007 e 2016, a marca francesa se perdeu em meio às mudanças bruscas de rumo do mercado brasileiro, apostando em produtos que ficaram deslocados e sem apelo, como o Captur e a Duster Oroch.

Agora, será preciso corrigir a rota de maneira incisiva, em meio a uma pandemia que drenou a capacidade de investimento da matriz. Não há mais margem para erros e, por isso mesmo, a empresa parece ter decidido apostar todas as suas fichas nos segmentos de SUVs.

O primeiro produto dessa nova fase será o Bigster, um SUV de sete lugares já apresentado pela Dacia como conceito na Europa, e que antecipa de certo modo a terceira geração do Duster, visto que compartilhará com ele a plataforma CMF-B e boa parte do chassi. Os dois projetos estão programados, embora ainda não aprovados, para o Brasil.

Além deles, a Renault deve fazer uma incursão pelo segmento de SUVs de entrada, inaugurado pelos esquecidos JAC T40, Caoa Chery Tiggo 2 e Honda WR-V, mas hoje devidamente povoado por VW Nivus, Caoa Chery Tiggo 3X e pelo recém-lançado Fiat Pulse. Ela fará isso através de um projeto conhecido internamente como HJF.

Estamos falando de uma provável nova geração do Stepway, modelo que em 2017 foi emancipado da gama do Sandero e que, dois anos mais tarde, passou a ser tratado pela própria Renault como “SUV”, apesar de seguir usando a carroceria do Sandero dotada de elementos aventureiros e com maior vão livre do solo.

Apesar de derivar diretamente da terceira geração do hatch, modelo chega nos próximos anos como um SUV de fato para brigar com VW e Fiat em voo solo

Pois bem: o possível novo Stepway – ainda não se sabe se o nome será mantido – continuará aproveitando a estrutura do Sandero, no caso a terceira geração do Dacia Sandero, já lançada na Europa no ano passado. Entretanto, voará solo no Brasil, porque a fabricante desistiu de investir nos novos Sandero e Logan em nosso país.

O HJF seguirá a mesma receita de Pulse e Nivus, que aproveitam respectivamente as carrocerias de Argo e Polo, mas recebem balanços dianteiro e traseiro exclusivos, capô elevado, mudanças na altura do solo e conjuntos roda-pneu maiores, a fim de aumentarem a robustez e serem dignos da alcunha “SUV”.

No caso do possível novo Stepway, o projeto usado como base será o do novo Dacia Sandero europeu, incluindo a plataforma CMF-B, uso de parte da carroceria e manutenção dos 2,60 m de entre-eixos. Com a diferença de que só o SUV será produzido e comercializado em São José dos Pinhais (PR), tornando-se uma espécie de órfão tropical dos Dacia.

A informação original sobre essa movimentação é do site Autos Segredos e da Quatro Rodas, tendo sido ratificada por fontes da Mobiauto. Segundo elas, os projetos XJF e XJI, que dariam vida aos sucessores de Sandero e Logan no Brasil – porém com outros nomes: Taliant para o sedan e Ascalia para o hatch – foram mesmo abortados.

Quanto ao HJF, seu desenvolvimento segue adiante, mas o lançamento ainda não foi aprovado pela matriz, que deve fazê-lo só nos próximos dois anos. Ou seja, não podemos esperá-lo para antes de 2024, mesmo prazo previsto para a chegada do Bigster. O modelo deve ser o responsável, finalmente, pela estreia do motor 1.0 TCe turboflex de três cilindros no país.

Veja mais sobre a possível nova geração do Stepway em mais um vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista:

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