Novo Renault Duster terá truque do VW Taos para subir de nível

Novo flagra revela que próxima geração do Duster será muito inspirada no conceito Bigster e tentará subir de nível para ser mais competitivo
Renan Rodrigues
Por
07.07.2023 às 10:35
Novo flagra revela que próxima geração do Duster será muito inspirada no conceito Bigster e tentará subir de nível para ser mais competitivo

A Renault segue testando a nova geração do Duster na Europa. O modelo foi flagrado mais uma vez pelo Carscoops e agora revelou um detalhe que muitos dirão ter sido copiado do Volkswagen Taos. Nas fotos em questão, é possível ver que a grade do Duster será iluminada, incluindo o logo no centro.

Isso nos faz crer que o Duster de nova geração será muito fiel ao conceito Bigster. Apesar de ainda rodar com muita camuflagem, fica claro que o novo SUV será mais robusto, mas não esquecerá de certo refino, adotando até mesmo freios a disco nas rodas traseiras.

Você também pode se interessar por:

Além da novidade nos freios, pela primeira vez o Duster irá mudar de plataforma, e será construído sobre a base CMF-B, já presente em outros veículos da marca francesa na Europa, e que estreará no Brasil com o novo SUV da Renault que será lançado em 2024.

Com a mudança, a nova geração do veículo deve mudar de patamar em termos de porte, se assemelhando muito ao Jeep Compass. Dessa forma, o SUV deve medir cerca de 4.440 mm de comprimento, 2.670 mm de entre eixos, 1.850 mm de largura e 1.650 de altura. 

Como será o novo Duster no Brasil

No Brasil, o Duster G3 deve conviver com a atual geração, lançada em 2020 e que deve receber um facelift no ano que vem, com planos de seguir no mercado pelo menos até 2028. Assumirá, assim, o lugar do Captur no mercado, enquanto o Bigster será o produto mais caro da fabricante produzido localmente.

Seu motor será o 1.3 TCe turbo flex de 170 cv de potência máxima e 27,5 kgfm de torque quando abastecido com etanol, aliado sempre ao câmbio CVT da Jatco com simulação de marchas. Há chances, embora pequenas, de o 1.0 TCe com cerca de 120 cv aparecer nas versões de entrada.

Abafador de Corolla Cross?

Só que nem tudo são flores na vida do novo Duster. Em um outro flagra, um outro detalhe na traseira chamou a atenção: o SUV tem um enorme abafador para o escapamento. O item é maior ainda do que o do Corolla Cross, que foi alvo de críticas tempos atrás.

Diferente do SUV da marca japonesa aqui no Brasil, o modelo tem a peça posicionada na transversal, justamente para tentar escondê-la melhor na carroceria. A ideia é basicamente a mesma que a Toyota aplicou no Corolla Cross americano, mas o componente ainda fica bastante exposto. 

Imagens e projeção: Carscoops

Comentários