Novo Leapmotor B10 é confirmado e quer ser SUV chinês, elétrico e barato
Depois do C10, agora chegou a vez do Leapmotor B10 ser confirmado para o Brasil. A marca chinesa, que no Brasil atua sob o guarda-chuva da Stellantis, anunciou que o SUV chegará não só ao Brasil como ao Chile também. Os dois SUVs serão apresentados no segundo semestre desse ano.
Diferente do que estava sendo cogitado, o segundo veículo da Leapmotor não será o T03, um compacto elétrico que seria rival direto do BYD Dolphin Mini. Em vez disso, a marca decidiu trazer o B10, que apesar de começar com a segunda letra do alfabeto tem um porte do segmento C de SUVs, ou seja, de tamanho parecido com o do Jeep Compass.
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O SUV tem 4,52 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,66 m de altura e uma distância entre eixos de 2,74 m. Mas os rivais diretos do SUV da Leapmotor não são apenas Jeep Compass ou BYD Yuan Plus, o B10 chega para disputar espaço também com Toyota Corolla Cross híbrido, BYD Song Plus e GWM Haval H6.
O visual do B10 é semelhante ao que vemos no C10. Por dentro, o SUV tem como principal atrativo o espaço interno e o conforto. O modelo que chegará ao Brasil também segue o padrão dos outros modelos chineses. Assim, painel de instrumentos digital e pequeno em contraste com a central multimídia, que na China são de 8,8 e 14,6 polegadas, respectivamente.
Por fora, o padrão das lanternas interligadas por barra de LED é repetido na frente com os faróis, algo que tem sido uma constante nos modelos chineses. Por um lado, os visuais parecidos incomodam, por outro, o padrão chinês de oferecer um pacote robusto de assistências de condução é o que chama atenção. Câmera 360°, sensores de estacionamento e itens de ACC estão entre eles.
Na China, o Leapmotor B10 é vendido com duas capacidades de bateria: 56,2 kWh e 67,1 kWh. Na primeira, o motor elétrico dianteiro oferece 180 cavalos de potência, já na variante com pacote de bateria maior a potência pode chegar aos 218 cv, com autonomia de 500 km e 600 km, no ciclo chinês. Algo que deve baixar em 30% no ciclo do Inmetro, que é mais rigoroso.
Apesar da confirmação do Leapmotor B10 para o Brasil, a montadora não confirmou se o SUV elétrico chegará em uma ou mais versões. A única certeza é que assim como o C10, ambos estão confirmados para desembarcar no Brasil no segundo semestre de 2025.
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Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.