Novo Kwid elétrico surge repaginado para enfrentar BYD Dolphin Mini

Hatch compacto muda completamente em reestilização pesada, com interior ganhando até painel digital
Diego Dias
Por
21.02.2024 às 10:13
Hatch compacto muda completamente em reestilização pesada, com interior ganhando até painel digital

O Renault Kwid elétrico ganhou uma grande reestilização, que sem dúvidas deixou seu visual suficientemente mais interessante para enfrentar a concorrência pesada de BYD Dolphin Mini e companhia. Ainda fabricada na China, a novidade estreou na Europa, onde hatch subcompacto elétrico é vendido como Dacia Spring e terá como rivais o VW ID.1, novo Fiat Panda e Renault Twingo.

Assim a novidade estreia na Europa como Dacia Spring 2024, que sem dúvidas servirá de base para o nosso elétrico Renault Kwid E-Tech, que precisará correr contra o tempo contra uma concorrência que vem forte, à exemplo do novo BYD Dolphin Mini, que será lançado daqui a algumas semanas no Brasil.

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O visual do novo Kwid elétrico 2025

Falando do visual do novo Kwid elétrico, é interessante como a reestilização o deixou com uma outra cara, ficando claramente inspirado no novo Dacia Duster europeu. Sua carroceria segue com 3.701 mm de comprimento e de forma disparada ficou bem mais moderna, trazendo novos faróis full-LED com uma assinatura visual completamente diferente. Assim os novos faróis têm desenho estreito em forma de Y e com design integrado a grade frontal, que também ficou mais estreita.

O para-choque foi também totalmente renovado, ganhando uma pegada ainda mais próxima ao de um SUV compacto por conta da tomada de ar envolta por um plástico preto na região central. Contribui para essa impressão também o novo capô mais alto e com linhas mais demarcadas. De perfil as rodas de liga-leve também são novas e podem ser até de 16 polegadas, enquanto as molduras dos para-lamas ganharam um novo elemento na porção central superior.

A traseira ainda permanece com visual de Kwid, mas também foi bastante reformulada. O contorno do vidro traseiro ficou mais quadrado, enquanto a tampa do porta-malas recebeu novas lanternas de LED também com formas mais retilíneas e uma nova faixa preta que interliga ambas. O logotipo Dacia aparece inscrito na parte do meio em fonte grande bem destacada, dando mais uma vez estilo de SUV ao carrinho elétrico. O para-choque foi atualizado também e ficou mais limpo, mas ganhou uns curiosos grafismo como o dianteiro.

Interior novo Kwid elétrico 2025

As mudanças chegaram também na cabine, que mudou da água para o vinho e abandonou o estilo de carro barato. O painel digital básico monocromático deu lugar a um quadro de instrumentos digital configurável com tela de 7 polegadas, enquanto a central multimídia ostenta um display de 10 polegadas nas versões mais caras.

Já o desenho da cabine ganha linhas mais retas e novas saídas de ar horizontais com elementos em Y na região central, bem como um novo porta-objetos logo acima do porta-luvas. Foi revisto também os comandos do ar-condicionado e houve a adição de duas portas USB tipo C por ali também. O destaque fica para o console central com alavanca pequena tipo joystick com acionamento eletrônico, que é igual ao do novo Renault Kardian. O volante é de três raios igual ao do Duster, fora que há soluções interessantes, como o novo porta-malas dianteiro de 35 litros de capacidade (antes havia apenas à mostra a motorização elétrica e seus fios debaixo do capô).

Motorização segue igual

A Dacia preferiu não trazer novidades acerca de motorização, tanto que manteve as opções de propulsor de 45 cv e 65 cv – essa última comercializada no Brasil. A bateria de 26,8 kWh de capacidade também ficou de fora das atualizações, cuja autonomia declarada no padrão europeu WLTP é de até 220 km. O carregamento é de 11 kW em AC e 30 kW em corrente contínua (DC). A única novidade fica para a bateria do Kwid, cuja capacidade bidirecional pode alimentar outros dispositivos elétricos.

Segundo a publicação inglesa Autocar, o novo Kwid elétrico vai desembarcar no Reino Unido a partir de outubro deste ano. Com preço abaixo das 18.000 libras (R$ 111.954 em conversão direta), continuará sendo o carro elétrico mais barato da Europa. Resta saber se a Renault vai demorar para trazê-lo para tentar brigar em pé de igualdade com o BYD Dolphin Mini no Brasil.

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