Novo Jeep Compass: teaser mostra cara de Grand Cherokee e jeitão de Evoque
A Mobiauto já havia mostrado que parte do desenho da carroceria do novo Jeep Compass foi vazado. Agora, a Jeep divulgou um teaser que mostra a silhueta do carro, faróis e parte da grade frontal da nova geração do SUV.
Os detalhes dos faróis de LED revelam que o formato das peças dianteiras de iluminação é mais quadrado que os atuais. O que muda o desenho também são as sete barras da grade, que liga os faróis, no novo Jeep Compass.
Com o novo desenho dos faróis e grade frontal, a nova geração do SUV ficou a cara do atual Jeep Grand Cherokee, mais robusto. Outro ponto que chamou atenção é o desenho da carroceria, semelhante a que vemos no Land Rover Range Rover Evoque, com teto e linha cintura próximos e para-lamas traseiros mais abaulados.
Você também pode se interessar:
- Novo Jeep Compass diesel segue passos do Renegade por causa da Rampage
- Novo Jeep Commander Overland 2.2 turbodiesel 2025: detalhes em 33 fotos exclusivas
- Novo Jeep Compass 2026 tem desenho vazado e adotará jeitão de Commander
- Exclusivo: nova geração do Jeep Compass já tem data para chegar ao Brasil
Em sua nova geração, o Compass será construído sobre a nova plataforma STLA Medium, mesma base do novo Peugeot 3008 – que será vendido no Brasil. Essa arquitetura vai substituir a Small Wide, usada atualmente, para que o SUV consiga receber a nova tecnologia híbrida da Stellantis, que pode ser tanto um híbrido-pleno, como um plug-in.
A STLA Medium comporta veículos de 4,30 metros até 4,90 m, com entre-eixos de 2,70 m a 2,90 m. Essa plataforma também estará no Brasil no novo Peugeot 3008, o que indica que o Compass ficará maior. A produção será mantida em Goiana (PE), onde a linha de produção passará por atualizações para produzir, além do Compass, Commander, Renegade (próxima geração) e Toro.
Quanto à versão elétrica, como a Mobiauto trouxe com exclusividade, o projeto está sofrendo um entrave para avançar. Com isso, não deve ser produzido aqui no Brasil, com a Stellantis focando em versões híbridas e térmicas;
Outra importante mudança deve ocorrer sob o capô do Compass. A STLA Medium comporta um sistema elétrico de 400 V. Isso indica uma bateria de até 98 kWh, o que não é pouca coisa. No conjunto híbrido, a base sustenta um trem de força entre 220 cavalos de potência e 390 cv.
Atualmente, o Compass recebe o 1.3 turboflex de 176 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, além do 2.0 Hurricane 4, um 2.0 de 272 cv e 40,8 kgfm de torque.
O início da produção do novo Jeep Compass está programado para o fim deste ano. Mas calma, essa previsão é para o mercado europeu, onde a cidade de Melfi, na Itália, vai iniciar a fabricação do SUV. Para o Brasil, essa agenda deve ser mais longa, com início da montagem em 2026 e lançamento para 2027.
Créditos de imagem: Divulgação Stellantis.
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.