Novo Hyundai Creta será só automático e custará até R$ 150.000

Veja preços e itens de série das quatro versões do SUV renovado na linha 2022. Ele terá motores 1.0 turbo e 2.0 aspirado, e conviverá com modelo antigo
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25.08.2021 às 11:05
Veja preços e itens de série das quatro versões do SUV renovado na linha 2022. Ele terá motores 1.0 turbo e 2.0 aspirado, e conviverá com modelo antigo

A Hyundai enfim revelou como ficará a gama do Creta na linha 2022 e iniciou sua pré-venda. O SUV compacto passou por uma reestilização profunda, apresentada como segunda geração no Brasil, trazendo um visual ainda mais ousado (para não dizer controverso) que o do novo HB20.

Conforme a Mobiauto noticiou em primeira mão há pouco mais de um mês, a fabricante manterá o Creta de visual antigo em linha em versão única, Action. Apenas ela contará com o propulsor 1.6 Gamma flex de 123/130 cv de potência e 16/16,5 kgfm de torque (gasolina/etanol).

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Novo Creta Platinum tem guias de LED nas lanternas, mas luzes de freio são halógenas

Como novidades na linha 2022, o antigo Creta Action trará sistema start-stop, que desliga e religa automaticamente o motor em breves paradas, e monitoramento de pressão dos pneus, mas seu pacote de equipamentos continua enxuto, voltado ao custo-benefício.

Os itens do novo Creta, por sua vez, serão detalhados mais abaixo. A gama do SUV com visual renovado ficará restrita a quatro versões, sendo três com o motor 1.0 TGDi herdado de HB20 e HB20S. Apenas a de topo terá o conhecido propulsor 2.0 já usado pelo antecessor, porém com novidades de calibração. Os nomes das versões também mudaram. Confira:

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Antigo Creta seguirá em linha na versão Action 1.6 AT

Hyundai Creta 2022 - Lista completa de versões e preços

Creta Action 1.6 AT6 2022: R$ 96.490

Novo Creta Comfort 1.0 TGDi AT6 2022: R$ 107.490
Novo Creta Limited 1.0 TGDi AT6 2022: R$ 120.490
Novo Creta Platinum 1.0 TGDi AT6 2022: R$ 135.490
Novo Creta Ultimate 2.0 AT6 2022: R$ 146.990

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Não haverá pacotes opcionais. Os únicos custos extras serão pelas pinturas metálicas (Prata Sand, Prata Brisk e Cinza Silk), ou pela perolizada Azul Sapphire, que custam R$ 1.600. O Preto Onix e o Branco Atlas são as opções sólidas da paleta, mas também têm custo extra: R$ 700. 

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Creta Ultimate, única versão 2.0, tem rodonas aro 18 e faróis com nichos de Ecoled

Na versão de topo, todas as cores exceto a Preto Onix poderão vir com teto bicolor em preto brilhante, com acréscimo de R$ 1.500. Tudo isso elevará a etiqueta para R$ 150.090, acima do teto de rivais como o VW T-Cross Highline 250 TSI, o Chevrolet Tracker Premier 1.2 Turbo ou o Jeep Renegade Limited flex

O novo Creta será lançado com garantia de cinco anos e sua pré-venda será limitada a 500 unidades. Os compradores delas terão direito a um ano de mensalidade grátis para o sistema Bluelink, um ano de Sem Parar grátis, primeira parcela do veículo com pagamento em janeiro de 2022 e descontos de até 15% no seguro (estes dois últimos através do Banco Hyundai).

Os demais poderão usar o sistema BlueLink (que traz navegador inteligente a bordo e uma série de comandos realizáveis remotamente pelo celular) gratuitamente por seis meses. Depois, precisarão pagar uma mensalidade de R$ 49,90 caso queiram seguir usufruindo do serviço.

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Cabine do Creta Ultimate 2022 não é bicolor, mas sim tricolor: tem faixas em preto, marrom e bege

Novo Hyundai Creta - Motorização e consumo

Seja qual for a versão do Creta 2022, mesmo a Action com visual antigo, o câmbio será sempre automático de seis marchas. Tal caixa, fabricada pela própria empresa sul-coreana, estará presente em toda a linha do SUV reestilizado, compondo também as três versões 1.0 turboflex e a de topo, 2.0 aspirada flex.

Sobre o novo Creta 2.0, aliás, o motor teve seu nome rebatizado para SmartStream e foi modificado a fim de ficar mais econômico (um dos grandes calcanhares-de-Aquiles do SUV) e atender às nova regras de emissão do Proconve L7. Segundo a Hyundai, o consumo de combustível no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro melhorou em até 8%.

Para chegar a tal percentual, a fabricante promoveu alterações no desenho da câmara de combustão e no formato dos pistões. Além disso, ampliou o tempo de abertura das válvulas de admissão, reduzindo assim a demanda de energia e melhorando o controle de temperatura e pressão dentro dos cilindros.

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Na versão de topo, diodos das luzes de posição na traseira são mais grossas e iluminação dos freios também é por LED

Ainda falando sobre o trem de força de 2 litros, dotado de quatro válvulas por cilindro, ele agora trabalha com um novo mapeamento de câmbio e acelerador, retardando ligeiramente as reduções de marcha e a avidez das retomadas em modo Eco para conter os giros e, consequentemente, o consumo de combustível.

Com as mudanças, a usina ganhou 1 cv a mais de potência, indo a 157/167 cv (gasolina/etanol). O torque subiu em 0,1 kgfm, para 19,2/20,6 kgfm. Em consumo, são 7,7 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada com etanol, de acordo com o Inmetro, sendo 10,9 km/l e 12,4 km/l, respectivamente, bebendo gasolina.

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Conjunto óptico das versões mais básicas trazem DRL de LED e projetor para otimizar a iluminação das lâmpadas de filamento

Já o propulsor 1.0 três-cilindros 12V turboflex TGDi (com injeção direta), da família Kappa, é o mesmo já usado pelo novo HB20, rendendo picos de 120 cv e 17,5 kgfm independentemente do combustível depositado no tanque.

A diferença está na relação de diferencial e marchas, ambas encurtadas no SUV, a fim de aprimorar as arrancadas e retomadas de um veículo maior e mais pesado. Com isso, os índices no programa de etiquetagem não são tão alvissareiros quanto os dos irmãos: 8,3 e 8,7 km/l com etanol; 11,6 e 12 km/l com gasolina, respectivamente, nos ciclos urbano e rodoviário.

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Novo Hyundai Creta – Dimensões

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Console central elevado e freio de estacionamento eletrônico dão toque de requinte a bordo

O novo Hyundai Creta mantém a plataforma J5 do antecessor, que por sua vez é herdada da penúltima geração do sedan médio Elantra. Por isso mesmo, herda do SUV antigo elementos como para-brisa, colunas A e B, teto e portas laterais dianteiras, incluindo os vidros.

Houve, porém, mudanças substanciais na carroceria, que deram ao SUV um incremento de 1 cm na largura e no comprimento, além de 2 cm de ganho no entre-eixos. Quem se deu mal foi o porta-malas, que teve seu volume reduzido em 9 litros, de 431 para 422 l.

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Teto solar panorâmico se estende até a fileira traseira

Para cumprir as novas normas de emissões evaporativas, o tanque de combustível também teve a capacidade diminuída, de 55 para 50 litros.

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Porta-malas perdeu 9 litros de volume com mudanças no entre-eixos

Novo Hyundai Creta – Itens de série

Além de itens obrigatórios por lei, como freios ABS, airbags frontais, ganchos Isofix para cadeirinhas infantis, cintos de três pontos e encostos de cabeça em todas as posições, o novo Hyundai Creta traz de série:

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Novo Creta Comfort: faróis com projetor, acendimento automático e ajuste manual de altura do facho; luzes diurnas de LED; grade frontal e apliques dos para-choques na cor preta; capas dos retrovisores e maçanetas externas na cor da carroceria; moldura da coluna C na cor prata; barras longitudinais de teto; spoiler traseiro na cor da carroceria; rodas de liga leve aro 16”; alarme perimétrico; chave canivete; seis airbags; controles de estabilidade e tração; assistente de partida em rampas; freios a disco nas quatro rodas; freio de estacionamento manual; monitoramento de pressão dos pneus; quadro de instrumentos analógico com computador de bordo digital de 3,5”; acabamento na cor preta; bancos em tecido; volante com regulagem de altura e profundidade; direção elétrica progressiva; trio elétrico; vidros com função um-toque e antiesmagamento; banco do motorista com regulagem de altura; controle de cruzeiro; ar-condicionado; start-stop; tomadas USB-A (duas dianteiras, uma traseira); central multimídia BlueMedia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay via cabo; quatro alto-falantes.

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Novo Creta Limited: itens da versão anterior mais grade frontal e apliques dos para-choques na cor prata; maçanetas externas cromadas; faróis de neblina; rodas de liga leve aro 17” diamantadas; volante revestido em couro preto e com alavancas para troca de marcha na coluna; bancos em tecido com relevos; sensores traseiros de estacionamento; alarme perimétrico e volumétrico; ar-condicionado automático digital; carregador de celular por indução; chave com sensor presencial; partida do motor por botão; retrovisores externos com rebatimento automático; sistema BlueLink (carro conectado com serviços de prevenção a roubo, assistência 24h, controles remotos, diagnóstico e alertas de uso do veículo).

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Novo Creta Platinum: grade prata com moldura cromada; teto solar panorâmico; quadro de instrumentos digital colorido de 7”; cabine com acabamento em preto e marrom; bancos revestidos em couro sintético; câmeras laterais de monitoramento de ponto cego; câmeras com visão superior de 360°; indicador de pressão baixa dos pneus; alerta de presença no banco traseiro; banco do motorista com ventilação; freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold; três modos de condução; console de teto com luzes de leitura individuais em LED; central multimídia BlueNav de 10,25” com Android Auto e Apple CarPlay (via cabo) mais navegador GPS conectado à internet.

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Novo Creta Ultimate: faróis e lanternas traseiras em LED (exceto neblinas, luzes de seta e ré); rodas de liga leve aro 17” diamantadas; acabamento interno nas cores preto, marrom e bege; volante revestido em couro marrom; sensores dianteiros de estacionamento; farol alto adaptativo; controle de cruzeiro adaptativo; detector de fadiga; assistente ativo de permanência em faixa; frenagem autônoma emergencial com detecção de pedestres, ciclistas e veículo vindo na contramão em conversões à esquerda.

 

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