Novo Fiat Punto? Chefe da Fiat diz que o hatch pode retornar como elétrico

Hatch foi descontinuado no Brasil e pode voltar usando base de Peugeot e Citroën para ser elétrico
Vinicius Moreira
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18.02.2025 às 22:19 • Atualizado em 25.04.2025
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Hatch foi descontinuado no Brasil e pode voltar usando base de Peugeot e Citroën para ser elétrico

Não é a primeira vez que um chefão envolvendo a Fiat falta do possível retorno do Fiat Punto. Primeiro foi o ex-CEO da Stellantis, Carlos Tavares, e agora é a vez do atual CEO da Fiat (marca da Stellantis), Olivier Francois, levantar a possibilidade de uma possível volta ao mercado do hath.

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Em entrevista à Autocar, Francois deixou escapar que uma possível volta do Punto estaria diretamente ligada à eletrificação da marca.

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“Se o Punto fosse muito elegante e esportivo, ele estaria fortemente ligado ao futuro da eletrificação”, contou.

Olivier até tentou despistar dizendo que não há um plano previsto para a volta do Punto, mas que a marca está “pronta para responder a qualquer mudança de mercado”.

O Punto chegou ao mercado brasileiro em 2007, na sua primeira versão que permaneceu até 2012. Depois disso, ele foi vendido por aqui até 2018, quando deu adeus.

Produzido em Betim (MG), o hatch teve motores 1.4, 1.6 e 1.8, todos aspirados. Em 2023, o então CEO da Fiat, Carlos Tavares, revelou que o Punto teria um novo sucessor, o qual nunca chegou efetivamente. Na Europa, o hatch foi substituído pelo Fiat Tipo, enquanto no Brasil o Fiat Argo foi o mais próximo, mas não um sucessor de fato.

Fiat Punto elétrico?

Na última volta cogitada do Fiat Punto, a eletrificação já seria possível, pois com a entrada de Citroën e Peugeot para Stellantis, o grupo poderia compartilhar a plataforma CMP. Essa base equipa no Brasil atualmente Peugeot 208, 2008 e Citroën C3, C3 Aircross e Basalt.

Essa arquitetura modular permite a eletrificação, principalmente de um conjunto híbrido que deve chegar para esses modelos acima no Brasil. Por conta do compartilhamento de peças e tecnologias, o novo Punto poderia ser oferecido como híbrido-leve, com o sistema de 48V, o mesmo que equipa atualmente Fiat Fastback e Pulse.

Além disso, o novo Punto tem toda uma gama de motores a combustão disponível na prateleira para compor seu capô. Desde os aspirados Firefly 1.0 e 1.3 ou quem sabe o T200 e T270, esses últimos turbo flex com trem de força para relembrar o Punto T-jet, com apelo esportivo. Isso falando de Brasil, que é pouco provável sua chegada. Afinal, seu destino, caso venha, será Europa primeiro, onde deve usar as motorizações dos primos de plataformas de lá.

A base CMP também comporta veículos elétricos, como é o caso do Peugeot E-208 e E-2008. O SUV é vendido por aqui com motor elétrico de 158 cv, que garante uma autonomia de 261 km e bateria de 54 kWh.

Mas com um mercado cada vez mais de olho nos SUVs, ainda cabe o retorno de um hatch?

Para voltar, o Punto passaria por uma profunda mudança no visual. Basta ver os hatches que já estão com mais cara de SUVs, como é o caso do C3. Desta vez, o Punto também não contará com a mão de Giorgetto Giugiaro, icônico designer automotivo que desenvolveu o hatch e outros carros históricos.

Assim, o projeto do novo Punto precisa mais que estar pronto para sair do papel para as linhas de produção. Exemplo disso, é o motor a etanol da Stellantis, pronto desde 2019, mas sem previsão de equipar algum modelo do grupo.

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Projeções Fiat Punto elétrico: Kleber Silva/KDesignAG