Novo Citroën C3 já é chamado nas lojas para reparar pelo menos 5 “bugs”

Concessionários convocam clientes informalmente para reparar falhas em itens como alarme, vidros, travas e fechaduras do hatch
LF
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13.03.2023 às 16:05
Concessionários convocam clientes informalmente para reparar falhas em itens como alarme, vidros, travas e fechaduras do hatch

 A terceira geração do Citroën C3 mal chegou e já começa a revelar algumas pequenas lacunas de projeto. A Mobiauto apurou que concessionários estão chamando informalmente clientes para pequenas campanhas ligadas a componentes do carro como vidros elétricos, travas e alarme. 

Vale observar que nenhum dos chamados é um recall, visto que não estão protocolizados junto ao governo como tal, pois, de acordo com a fabricante, não afetam a segurança dos ocupantes. 

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Porém, os próprios lojistas costumam usar erroneamente essa expressão quando entram em contato com os clientes. Em muitos casos, o aviso acontece antes mesmo do período de revisão do veículo, quando o cliente procura a revenda a fim de reclamar do erro.  

Um dos casos mais relatados é que as travas elétricas acionadas via chave param de funcionar, demandando que se faça o travamento ou o destravamento como os maias e astecas faziam, girando o pantógrafo na fechadura. 

Outra incidência constante é o disparo involuntário do sensor alarme. Nossa reportagem soube que, quando isso acontece, vendedores chegam a orientar que os clientes abram o capô e empurrem o sensor do alarme para cima a fim de cessar o barulho. Nas lojas, é feito o reparo de um pino de borracha que amortece a batida do capô. 

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Também há chamados internos relacionados aos vidros elétricos, que em algumas unidades estão perdendo a força de subida ou descida e travando. 

Nas concessionárias, faz-se a reprogramação do sistema e conferência de dados via central eletrônica, mas também aqui há revendedores que ensinam os próprios donos a fazer a reprogramação por conta se o problema insistir. 

Há, por fim, relatos de chamados para reparar a fechadura do porta-malas e a tampa do combustível, que, segundo um dos lojistas ouvidos, “fica pesada” na hora de abrir e fechar. 

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Procurada, a Stellantis confirmou estar realizando “atualizações gratuitas de melhoria do produto”, e reforçou que nenhum dos chamados é um recall. Confira o posicionamento na íntegra: 

“O Novo Citroën C3 não está passando por nenhuma campanha de recall. Essas campanhas seguem uma série de protocolos rígidos de comunicação com o governo e clientes. As ações feitas pelos concessionários citadas pelo jornalista envolvem atualizações gratuitas de melhoria do produto, mantendo assim o compromisso da Stellantis com a satisfação do cliente.” 

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