Novo Citroën Basalt é revelado como mistura de C3 Aicross e Fiat Fastback

SUV cupê usa motores da Fiat, aproveita espaço do irmão Aircross e quer ganhar pelo visual
Renan Rodrigues
Por
27.03.2024 às 08:00
SUV cupê usa motores da Fiat, aproveita espaço do irmão Aircross e quer ganhar pelo visual

O novo Citroën Basalt foi oficialmente revelado pela marca francesa nesta quarta-feira, 27. O SUV cupê, que era chamado de C3 X ou até mesmo Fastlounge por conta de nomes usados pela marca em outros mercados, faz sua estreia global no Brasil e será lançado até o final do ano. 

O Citroën Basalt é um SUV cupê que chega para encerrar os lançamentos do projeto C-Cubed (C³). O projeto em questão previa três produtos para o Brasil, C3, C3 Aicross e agora o Basalt. Novos produtos serão frutos do investimento de R$ 30 bilhões da Stellantis. O detalhe é que as primeiras imagens que você confere aqui são do Basalt Vision, versão ainda conceitual do novo SUV cupê, mas que adianta muito de como vai ser o modelo de produção em série que será lançado ainda este ano no país. 

Você também pode se interessar por:

Há poucas informações oficiais, mas o Basalt pode ser posicionado como opção mais refinada em relação ao Aircross, com visual mais interessante e sem a versatilidade dos sete lugares, mas com grande porta-malas e espaço interno.

O que já sabemos do Citroën Basalt?

O SUV cupê é uma boa aposta da Citroën, uma vez que esse tipo de segmento segue crescendo no Brasil. O modelo complementa a gama da marca já formada por C3 e C3 Aircross. A novidade contará com a mesma plataforma CMP dos dois irmãos, herdando parte de sua estrutura e os faróis com truque para parecerem divididos em suas seções.

Com isso é de se esperar que o novo Citroën Basalt venha a ter uma dianteira próxima dos irmãos de plataforma, mas com alguma diferenciação principalmente perante o hatch compacto C3, já que o novo Basalt deverá ter maior valor agregado.

O destaque, porém, será sua traseira no estilo do Fiat Fastback, assim sua coluna traseira terá um caimento acentuado rumo a parte de trás do carro, sendo na verdade um SUV cupê, algo que a Mobiauto já havia avisado em maio do ano passado. As lanternas trazem forma mais quadrada e arranjo interno com assinatura em LED.

Motores Fiat para o Brasil

Debaixo do capô não deveremos ter novidades, já que é esperado que o novo Citroën Basalt acabe herdando o mesmo motor 1.0 turboflex usado no C3 Aircross, bem como nos Fiat Pulse e Fastback e Peugeot 208.

Assim o novo SUV cupê francês terá o motor 1.0 turbo flex de até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, que sempre trabalha acoplado a um câmbio de CVT de sete marchas simuladas. Para o exterior, é provável que o motor 1.6 aspirado seja utilizado.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários