Novo BMW X2 será irmão bastardo de luxo do Fiat Fastback

Modelo já foi flagrado diversas vezes em testes, será opção cupê mais em conta da BMW e terá todo o jeitão do Fiat
LF
Por
31.07.2023 às 12:30
Modelo já foi flagrado diversas vezes em testes, será opção cupê mais em conta da BMW e terá todo o jeitão do Fiat

Os últimos flagras do BMW X2 indicam que ele será praticamente um irmão bastardo do Fiat Fastback. Vale lembrar que, desde o lançamento até os dias de hoje, são várias as comparações entre o Fiat e o BMW X4, por exemplo, mas o SUV da marca italiana terá um produto mais próximo em dimensões e preço para chamar de clone.

BMW X4 e Fiat Fastback têm visual realmente parecidos, mas o BMW é muito mais luxuoso, robusto e bem maior que o SUV da Fiat. No entanto, a marca alemã prepara o lançamento do X2, um novo SUV cupê de dimensões menores, preço mais baixo e visual idêntico ao do Fastback – pelo menos de traseira.

A relação do novo produto com o X1, será a mesma que vemos entre X3 e X4 e X5 e X6. Lembrando que a marca foi pioneira no segmento, no início dos anos 2010, com lançamento de X6 e depois X4. Tempos depois, mais precisamente em 2020, o segmento chegou também aos carros populares, com o Volkswagen Nivus. E só em 2022 é que o Fastback chegou ao nosso mercado.

Você pode se interessasr por:

O visual ainda não foi apresentado oficialmente, mas as projeções do site Kulesa.ru dão uma boa ideia do que veremos em breve. A dianteira, claro, mantém as linhas que já estamos acostumados a ver no X1, com a grade duplo rim contornado por um filete prateado, faróis full LED e para-choque com desenho robusto.

Mas é a traseira que rouba a cena, começando pela queda do teto. Diferente do que vemos no VW Nivus, por exemplo, o caimento da linha do teto acontece após a terceira coluna estrutural da carroceria, igual ao que vemos no Fiat Fastback. A ideia é justamente valorizar o espaço interno para a cabeça dos ocupantes.

Passando a terceira coluna, o design tem uma diagonal mais acentuada até a tampa do porta-malas. Ao que tudo indica, o X2 terá um visual mais limpo na traseira, com para-choque tendo praticamente o mesmo design do X1 e lanternas horizontais estreitas e bipartidas. Nesse caso, tanto a queda quanto o desenho das lanternas lembram (e muito) o do nosso Fastback. Só faltou a placa no porta-malas.

A plataforma do veículo é a FAAR da marca alemã, mesma do X1. É aqui que o X2 mostra que passa longe de concorrer com o Fastback, principalmente em dimensões. Enquanto o SUV da Fiat mede atualmente 4,43 m de comprimento, 2,53 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e 1,54 m de altura, o BMW X1 conta com 4,50 m de comprimento, 2,69 m de entre-eixos, 1,84 m de largura e 1,64 m de altura.

As medidas do SUV cupê da BMW ainda não foram reveladas, mas se o X1 é maior em todas as dimensões que o SUV da Fiat, podemos considerar que o X2 será ainda mais. Afinal, a proposta do SUV cupê deixará o X2 ainda mais comprido que o irmão de plataforma.

Essa estrutura suporta até quatro tipos diferentes de motores entre os já vendidos pela BMW. Além disso, pode carregar motorização elétrica, podendo repetir a estratégia da montadora com o X1, tendo opções a combustão e amiga do meio ambiente.

A boa notícia é que o novo SUV deverá contar com versões M35i de 306 cv de potência e 45,9 kgfm de torque e/ou M40i de 387 cv de potência ou 51 kgfm de torque. Resta saber quando chega ao Brasil e quantas vezes será confundido com o Fiat Fasbtback.

Flagras: Reprodução/Autoevolution

Projeções; Reprodução/Kulesa.ru

Comentários