Nova Ram 1500 troca motor V8 por 6-cilindros biturbo de 547 cv

Picape se rende ao downsizing e abandona motor V8 aspirado que temos hoje no Brasil; ganha, também, novo visual
Diego Dias
Por
07.11.2023 às 16:50
Picape se rende ao downsizing e abandona motor V8 aspirado que temos hoje no Brasil; ganha, também, novo visual

No Brasil, tivemos uma invasão ao longo de 2023 de diversas picapes, com destaque para modelos grandes como Ram 1500, Ford F-150 e a recém-lançada Chevrolet Silverado. Agora, a marca de picapes de Stellantis revela a nova Ram 1500 2025 nos Estados Unidos.

A picape acaba de receber um leve facelift e um inédito motor seis-cilindros em linha biturbo a gasolina de mais de 500 cv de potência! Isso significa que o atual e famoso motor V8 5.7 da família Hemi será aposentado definitivamente. É com ele que a 1500 é vendida atualmente no Brasil.

Você também pode se interssar por:

Afinal, estamos falando de um propulsor com bons anos nas costas, que conta com somente duas válvulas por cilindro e comando de válvulas no bloco. Agora, o “vê-oitão” de 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque sai de cena para ceder lugar a um novo seis cilindros em linha com dois turbos.

Podemos esperar, assim, que em breve a Ram 1500 também mudará seu visual e trocará seu motor no mercado brasileiro. Será que virá já em 2024?

Ram 1500 agora é biturbo seis em linha

Quem diria que uma das picapes grandes mais aclamadas pelos norte-americanos abandonaria o motor V8 naturalmente aspirado, símbolo pelas bandas da terra do tio Sam? Mas, pelo que a marca acabou anunciando, a mudança para a motorização com dois cilindros a menos vai ser benéfica para a Ram 1500.

Segundo a Ram, a nova 1500 contará com um motor seis-cilindros em linha 3.0 turbo Hurricane, que contará com duas configurações de força. A de entrada entregará 425 cv de potência e 63,53 kgfm de torque, enquanto as mais caras terão à disposição o motor biturbo Hurricane SST de 547 cv de potência e 72 kgfm de torque.

Para se ter ideia, a potência do 3.0 Hurricane é a mesma do V8 6.2 da Chevrolet Silverado vendida nos EUA (a nacional tem um V8 5.3). Além disso, vale dizer que o tal motor 3.0 biturbo Hurricane seis cilindros em linha é o mesmo disponível no mercado americano para o Jeep Wrangler.

Já as versões mais básicas da picapona continuam com o famigerado motor V6 3.6 aspirado da família Pentastar, que entrega seus 309 cv de potência e 37,42 kgfm de torque. Como é de se imaginar, essa variante certamente será oferecida somente nos Estados Unidos, passando bem longe do Brasil.

O abandono do motor V8 foi inevitável, já que a Ram afirma que o motor biturbo foi desenvolvido para entregar "maior economia de combustível e menos emissões". A boa notícia é que o motor seis-cilindros é mais potente e torcudo em todas as frentes. Resta agora esperar os números de consumo – ainda não divulgados.

Visual da Ram 1500 2025

A linha 2025 da nova Ram 1500 unifica o estilo de todas as versões com seus novos faróis recortados, mais estreitos e integrados à grade. Por falar na grade frontal, ela ficou maior e mais saliente. O que não muda é que cada variante terá desenho próprio. Assim, teremos nada menos do que oito versões diferentes de grade no portfólio.

A nova Ram 1500 2025 será oferecida nas versões Tradesman, Big Horn/Lone Star, Laramie, Rebel e Limited Longhorn. Destaque mesmo para a nova Tungsten, que ostenta uma proposta mais luxuosa para atender um mercado que vem aumentando, assim ocupando o topo da gama.

Outras novidades ficam por conta das lanternas traseiras com novo arranjo interno, bem como a tampa da caçamba com abertura/fechamento elétrica.

Interior da Ram 1500 2025

Por dentro, as maiores novidades da Ram 1500 2025 ficam por conta da nova central multimídia Uconnect 5 com tela de 14,5 polegadas nas versões mais caras, que complementa a gama junto do display de 12” – agora com melhor resolução. Um painel de instrumentos com tela de 10,25 ou 12,3 polegadas também está disponível.

A variante topo de linha, 1500 Tungsten, se diferencia pelo acabamento interno com detalhes em camurça e bancos dianteiros em couro Natura Plus acolchoados. Tem regulagem de 24 vias para os assentos e 4 vias para o encosto de cabeça, fora mimos como massagem, aquecimento e ventilação.

Existem ainda outros detalhes mais chamativos como a alavanca de câmbio que imita cristal e o logotipo Tungsten no console central que traz letras metálicas e até mesmo o número de chassi da picape. O sistema de som é da Klipsch Reference Premiere e conta com “apenas” 23 alto-falantes.

Para fechar, a nova Ram 1500 2025 contará com piloto automático adaptativo com assistente de manutenção centralizada em faixa para o motorista dirigir com menos esforço. Está disponível ainda o sistema Hands-Free Driving Assist com nível 2 de automação.

A nova Ram 1500 2025 fará sua estreia nos Estados Unidos no começo do ano que vem, com sua produção sendo localizada em Sterling Heights Assembly, em Michigan. Para o Brasil podemos estimar que a novidade não chega antes do segundo semestre de 2024.

Comentários