Nova Kia Tasman pode chegar ao Brasil em 2026 contra Hilux e Ranger
A Kia Tasman apareceu ao público pela primeira vez no ano passado. Com visual diferentão e se aproveitando de formas quadradas, ela é a primeira picape média da marca sul-coreana, que tem como foco o mercado australiano, e que pode chegar por aqui.
A reportagem da Mobiauto apurou que a Kia Tasman está em estudo para chegar ao nosso mercado e ser rival de Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. O que pode complicar a vida da picape é o pacote de regras de emissão do Proconve, que está na oitava fase.
Você também pode se interessar por:
- Kia Tasman 2025 é picape de gosto duvidoso contra Hilux
- Nova Kia Tasman é picape polêmica prevista para o Brasil
- Hyundai e Kia usam gambiarra para evitar que seus veículos sejam roubados
- Novo Kia EV9: 7 pontos insanos do elétrico eleito carro do ano que virá ao Brasil
Com números mais rigorosos, alguns veículos têm problemas para se adequar, e as condições ficarão ainda mais estreitas em 2027, quando o Proconve L8 será atualizado.
Mesmo que ainda esteja em estudo, o cenário é otimista para que ela chegue, principalmente por causa das movimentações no segmento de picapes médias. No entanto, isso acontecerá no ano que vem, já que a Kia se prepara para um outro lançamento neste ano.
A Kia Tasman é equipada com motor 2.2 turbodiesel de 210 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. Esses números podem diminuir no processo de homologação por causa das regras de emissão. Ainda assim, é próximo ao que entregam as picapes do segmento.
As medidas externas são: 5,41 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,89 m de altura e 3,27 m entre-eixos. Ela é maior que as picapes vendidas no Brasil, das que usam motorização a diesel, e basicamente o mesmo tamanho de GWM Poer e BYD Shark.
A capacidade de carga pode chegar a 1.145 kg, tendo 3.500 kg para reboque.
Uma Kia Tasman já foi importada para o Brasil para testes, inclusive flagrada pela página @placaverde, no Instagram. Agora é esperar pelo modelo completar o catálogo de veículos da marca, que já conta com Stonic, Sportage, Carnival, Niro, EV5 e EV9.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.