Nova Chevrolet Montana será para o Tracker o que a Strada é para o Mobi

Para fazer nascer da carroceria do SUV uma picape com porte de Toro, GM seguirá mesmo caminho adotado pela própria Fiat para fazer Mobi virar uma Strada
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06.07.2021 às 10:56
Para fazer nascer da carroceria do SUV uma picape com porte de Toro, GM seguirá mesmo caminho adotado pela própria Fiat para fazer Mobi virar uma Strada

A Chevrolet Montana de segunda geração teve sua produção encerrada pela General Motors há algum tempo, mas ela ganhará uma sucessora. A fabricante prepara uma nova picape para ser fabricada também em São Caetano do Sul (SP), a partir do começo de 2022, e já confirmou que ela manterá o nome Montana, surgindo como sua geração 3.

Como a Mobiauto vem informando desde agosto do ano passado, essa nova picape será posicionada não mais no segmento da Fiat Strada, com quem as duas primeiras Montana rivalizavam, mas sim no da Fiat Toro. Para isso, utilizará a plataforma GEM de Onix, Onix Plus e Tracker, porém aproveitando a estrutura do SUV e não dos irmãos hatch e sedan.

Parece um tanto proibitivo imaginar que a GM conseguirá construir uma picape com porte de Toro a partir da carroceria do Tracker, mas acredite: não será tão difícil assim. A própria Fiat adotou receita bem semelhante para fazer nascer da cabine do Mobi – e, consequentemente, do projeto 327 do Uno II – a segunda geração da Strada.

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As diferenças de dimensão entre Tracker e Montana (e Toro)

Para fazer nascer da carroceria do SUV uma picape com porte de Toro, GM seguirá mesmo caminho adotado pela própria Fiat para fazer Mobi virar uma Strada

Para entendermos o que a GM terá que fazer para deixar a nova Montana com dimensões próximas às da Toro, precisamos comparar os números de sua futura rival com os do Tracker, que cederá à futura picape da Chevrolet a base estrutural da ponta do balanço dianteiro até a coluna B.

Chevrolet Tracker - dimensões
Comprimento - 4.270 mm
Largura - 1.791 mm
Altura - 1.626 mm
Entre-eixos - 2.570 mm

Para fazer nascer da carroceria do SUV uma picape com porte de Toro, GM seguirá mesmo caminho adotado pela própria Fiat para fazer Mobi virar uma Strada

Fiat Toro - dimensões
Comprimento - 4.945 mm
Largura - 1.845 mm
Altura - 1.730 mm
Entre-eixos - 2.990 mm

Como podemos observar, a GM teria de promover um ganho de 67,5 cm em comprimento, 5,4 cm em largura, 10,4 cm em altura e 42 cm em entre-eixos para deixar a nova Montana com exatamente o mesmo porte da Toro. Não é pouca coisa, mas a nova Strada mostra como em engenharia tudo é possível.

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Como a Fiat fez um Mobi virar Strada 

Lançado em 2016 e criado originalmente para concorrer com o VW Up!, que fracassou no Brasil e saiu de linha este ano, o subcompacto Mobi se notabiliza pelas dimensões modestas para um automóvel moderno. Veja os números:

Fiat Mobi Easy - dimensões
Comprimento - 3.566 mm
Largura - 1.633 mm
Altura - 1.502 mm
Entre-eixos - 2.305 mm 

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Para fazer nascer da carroceria do SUV uma picape com porte de Toro, GM seguirá mesmo caminho adotado pela própria Fiat para fazer Mobi virar uma Strada

Já a nova Strada chegou ao mercado no ano passado. Originalmente, a Fiat pretendia criar a segunda geração da picapinha utilizando a plataforma MP1 do Argo, mas o custo de desenvolvimento seria muito alto e a fabricante resolveu, então, utilizar a velha base 326/327 que deu vida às segundas gerações de Palio e Uno.

Foi dessa matriz que surgiu o Mobi, basicamente um Uno com entre-eixos encurtado. Da coluna B para frente, a nova Strada herda basicamente toda a estrutura do Mobi, incluindo para-brisa, colunas A e B e portas laterais dianteiras. 

Mudam faróis, grade frontal, para-choque, capô, para-lamas (mais abaulados), protetores plásticos laterais (mais rubostos) e suspensão dianteira, que foi retrabalhada e ganhou elementos vindos, agora sim, do Argo, ficando mais resistente e com bitolas maiores.

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Da coluna B para trás, a Strada II aproveita a estrutura do atual Fiorino, furgão do Uno também nascido da plataforma 327, que por sua vez ainda utiliza elementos da Strada de primeira geração (projeto 178). 

A suspensão dianteira McPherson tem travessa do Argo, mais larga, porém com subchassi e braços próprios, além das já mencionadas bitolas maiores. Na traseira, as molas semielípticas vêm novamente do Fiorino, com eixo rígido próprio e bitolas igualmente ampliadas. Já o conjunto de pneus e rodas é 4 polegadas ou quase 10 cm maior em diâmetro que o do Mobi. 

Com essas modificações relativamente simples, a Fiat deixou a nova Strada 9,9 cm mais larga do que o Mobi, mesmo mantendo a cabine. Já o entre-eixos foi esticado em quase 44 cm, deixando a picapinha quase 1 metro mais comprida no geral (exatos 91,4 cm). Além disso, ela é até 9,3 cm mais alta que o pequeno hatch, a depender das versões comparadas.

Strada Volcano Cabine Dupla - dimensões
Comprimento - 4.480 mm
Largura - 1.732 mm
Altura - 1.595 mm
Entre-eixos - 2.737 mm

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Como a Chevrolet fará um Tracker virar Montana

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Como se vê, o caminho para a Chevrolet fazer o monobloco do Tracker gerar uma nova Montana com porte de Toro já foi percorrido pela própria Fiat. A GM precisará fazer a terceira geração da picape crescer menos do que a Stellantis fez com a base de Uno e Mobi para criar a Strada de segunda geração.

Portanto, podemos esperar que a fabricante vai manter basicamente a mesma cabine do Tracker no projeto, só que com bitolas mais largas, para-lamas abaulados, protetores de caixas de roda mais proeminentes, conjunto de rodas e pneus com diâmetro maior, suspensões elevadas e entre-eixos cerca de 40 cm mais longo para comportar a estrutura com cabine dupla e caçamba.

Tudo isso, mais um bom par de barras longitudinais de teto, fará a nova Montana alcançar porte similar ao da Toro. Resta saber como será a suspensão traseira da picape da Chevrolet: se manterá a arquitetura por eixo de torção do Tracker ou se ganhará outra do tipo independente, mais sofisticada, como é na rival da Fiat.

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Na parte de motorização, certamente teremos novidades. Não espere pelo uso do motor 1.2 turboflex com injeção indireta multiponto de 133 cv do Tracker, muito menos pelo 1.0 de 116 cv de Onix e Onix Plus. Ambos são fracos demais para o projeto.

Nossa aposta é no uso de um 1.2 com novo mapeamento e injeção direta, uma solução caseira bem barata, ou na adoção do 1.3 335T Ecotec usado pelo Tracker na China, da mesma família CSS Prime: ele aproveita o bloco de três cilindros e o turbo, porém com deslocamento maior e um sofisticado sistema de injeção variável entre direta e indireta, como nos Toyota Corolla sedan e Corolla Cross 2.0 Dynamic Force.

Tal usina rende 165 cv de potência e 24,4 kgfm de torque com gasolina na China. Aqui, convertida para flex, poderia bem chegar a 170 cv e 25 kgfm. Ah, e claro: o design da nova Montana será exclusivo em relação ao Tracker, assim como é o da Strada em relação ao Mobi. A inspiração visual será o SUV americano Blazer.

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