Nissan Kicks Play Advance Plus: o que saber antes de comprar um
Lançado em 2016, o Nissan Kicks ganhará uma nova geração nos próximos meses com a qual conviverá no mercado brasileiro durante algum tempo. Para isso, o SUV compacto teve as versões reposicionadas e ganhou o sobrenome Play para se diferenciar do novo modelo que está por vir.
A gama do Nissan Kicks Play é formada pela versão de entrada Active Plus (R$ 117.990), a intermediária Sense (R$ 126.890) e a Advance Plus (R$ 146.790), que assume o topo da gama no lugar da Exclusive.
Visualmente, o Kicks Play foi atualizado apenas com o novo logotipo da Nissan e o emblema “Play” colado na tampa do porta-malas. De resto, segue praticamente tudo igual, inclusive os faróis e lanternas convencionais, uma vez que o conjunto óptico em LED estava disponível somente na extinta versão Exclusive. A iluminação de rodagem diurna em LED, por sua vez, passa a ocupar o lugar dos faróis neblina.
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No caso do Kicks Play Advance Plus, não houve perda de equipamentos, mas bem que poderia ter herdado itens da versão Exclusive, como ar-condicionado digital, alerta de ponto cego e os faróis de LED. Um carregador de celular por indução também faze falta em um carro que custa quase R$ 147 mil.
Sob o capô, o SUV manteve o longevo motor 1.6 16V flex aspirado e o câmbio automático CVT com sete marchas simuladas. No entanto, o propulsor passou por uma recalibração para atender às novas regras de emissões e, com isso, teve a potência e o torque reduzidos, passando a entregar respectivos 113 cv e 15,3 kgfm.
Nissan Kicks Play Advance Plus – Principais características
Motor: 1.6 16V aspirado flex, duplo comando
variável na admissão e no escape, 113 cv de potência e 15,3 kgfm de torque.
Câmbio: automático CVT com 7 marchas simuladas.
Tração: dianteira.
Dimensões: 4.310 mm de comprimento, 1.760 mm de largura, 1.590 mm de altura, 2.610 mm de entre-eixos, porta-malas de 431 litros e tanque de combustível de 41 litros.
Revisões até 60.000 km: R$ 4.752
Nissan Kicks Play Advance Play – Pontos positivos
Espaço interno: o bom aproveitamento do entre-eixos de 2,61 metros confere ao Kicks Play uma das cabines mais espaçosas entre os SUVs compactos do mercado. Quatro adultos viajam com bom nível de conforto, mas um terceiro passageiro de estatura mediana viajaria um pouco apertado no banco traseiro.
Porta-malas: o compartimento de 431 litros está entre os maiores da categoria e chaga a superar o de SUVs médios, como o do Jeep Compass (410 litros), por exemplo.
Suspensão: o conjunto segue o tradicional esquema McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira), mas com um acerto muito correto para as condições de rodagem brasileira, equilibrando bem uma dinâmica estável em curvas e velocidades de cruzeiro, porém confortável.
Confiabilidade mecânica: o motor 1.6 16V aspirado e o câmbio CVT fornecido pela Jatco estão no mercado há tempo suficiente para ter boa disponibilidade de peças e a sua manutenção é conhecida pela maioria das oficinas bem equipadas e mecânicos bem treinados. Esse conjunto é conhecido pela robustez e por não ter problemas crônicos.
Nissan Kicks Play Advance Play – Pontos negativos
Preço: por se tratar de um reposicionamento de versões, a Nissan bem que poderia ter sido mais ousada, uma vez que se trata de um carro que está há nove anos no mercado sem grandes mudanças.
Desempenho: embora o Kicks Play seja leve para um SUV, o motor sofre para empurrar o SUV carregado ou em situações de ultrapassagem na estrada e retomadas. Para isso, o câmbio CVT sobe constantemente a rotação do motor para o carro não perder o embalo.
Consumo: poderia ser melhor, principalmente por se tratar de um carro de pouco mais de 1.100 kg e com motor de baixa cilindrada. Durante a avaliação, o SUV não passou dos 6 km/l com etanol na cidade.
Tanque de combustível: são apenas 41 litros, que limitam a autonomia e obriga o motorista a parar para reabastecer com maior frequência, principalmente em viagens.
Nissan Kicks Play Advance Play – Ficha técnica
Motor: 1.6 com injeção multiponto, 16 válvulas,
duplo comando no cabeçote com variação na admissão e escape, acionamento por
corrente
Potência: 110 (G) / 113 (E) cv de potência a 5.600 rpm
Torque: 14,9 (G) / 15,3 (E) kgfm a 4.000 rpm
Peso/potência: 10,05 kg/cv
Peso/torque: 74,7 kg/kgfm
Câmbio: automático CVT com 7 marchas simuladas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 11,8 segundos
Velocidade máxima: 175 km/h
Consumo Inmetro: 11,3 km/l (G) / 7,8 km/l (E) na cidade e 13,7 km/l (G) / 9,4 km/l (E) km/l na estrada
Dimensões: 4.310 mm de comprimento, 1.760 mm de largura, 1.590 mm de altura, 2.610 mm de entre-eixos, porta-malas de 431 litros e tanque de combustível de 41 litros.
Dados técnicos: direção elétrica; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados na dianteira e tambor na traseira; vão livre do solo, 20 cm; peso em ordem de marcha, 1.136 kg, pneus 205/55 R17.
Nissan Kicks Play Advance – Itens de série
- Seis airbags
- Controles de estabilidade e tração
- Assistente de partida em rampas
- Controle de cruzeiro
- Frenagem autônoma de emergência
- Sensor de estacionamento traseiro
- Rodas de liga leve de 17 polegadas
- Ar-condicionado
- Luzes de rodagem diurna em LED
- Travamento automático das portas
- Chave presencial
- Painel de instrumentos com display digital de 7 polegadas
- Central multimídia com tela de 8 polegadas
- Android Auto e Apple Carplay com cabo
- Luz no porta-malas
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Bancos de couro
O que saber antes de comprar
Este é um novo quadro da Mobiauto, que trabalha como um Guia de Compra para quem pensa em trocar de carro. Basta digitar o nome do veículo que deseja e a sequência “o que você deve saber antes de comprar um” no buscar, que saberá tudo o que precisa sobre o produto