Jeep vai imitar Volkswagen para retomar liderança dos SUVs
Desde que estreou como fabricante no Brasil, a Jeep sempre liderou a vendas de SUVs. A empresa foi uma das responsáveis pela invasão desse tipo de veículo nos emplacamentos de carros novos. Porém, perdeu o posto para a Volkswagen.
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No entanto, com a formação da Stellantis, o grupo precisou fortalecer outras marcas nesse segmento, especialmente a Fiat, que até o final 2021 não tinha um SUV compacto para chamar de seu. Com isso, como mostramos, para o conglomerado foi um bom acerto, já que o volume geral cresceu, mas para a marca Jeep a estratégia de maneira geral cobrará a conta agora.
Depois do lançamento de Renegade e Compass, a Jeep só lançou o Commander, que atua em uma faixa acima no mercado. Por outro lado, a Stellantis lançou no segmento de compactos os Fiat Pulse e Fastback, o CitroënC3 Aicross, além do Basalt que está próximo de chegar, bem como a nova geração do Peugeot 2008.
Por outro lado, a Volkswagen chegou atrasada nesse mercado, mas finalmente tem armas para conquistar a liderança. A marca lançou T-Cross em 2019 e o Nivus em 2020. Em 2021, a marca apresentou o Taos. A montadora ainda se prepara para lançar um SUV abaixo do Nivus, conhecido atualmente como A0 SUV. Para esse ano, ainda houve o retorno do VW Tiguan.
Caso seja as gamas sejam comparadas, Renegade e T-Cross são rivais, assim como Compass e Taos. Commander e Tiguan se enfrentam. Agora, se olharmos para o volume, assim como houve queda da Jeep, há crescimento da VW. Atualmente, T-Cross vende mais que Renegade e Compass, enquanto o Taos emplaca tanto quanto o Commander, ainda que não sejam rivais diretos.
Confira o volume de vendas em 2023 e 2024 dos SUVs de Volkswagen e Jeep:
2023
- VW T-Cross - 72.440
- VW Nivus - 52.103
- VW Taos - 15.986
Total - 140.529
- Jeep Compass - 59.106
- Jeep Renegade - 47.389
- Jeep Commander - 19.874
Total - 126.369
2024
- VW T-Cross - 39.703
- VW Nivus - 31.436
- VW Taos - 9.089
- VW Tiguan - 2.066
Total - 82.294
- Jeep Renegade - 29.258
- Jeep Compass - 27.517
- Jeep Commander - 8.722
Total - 62.497
É bem verdade que os números de 2024 da Jeep são prejudicados pela normalização na produção dos modelos com novidades. Compass e Commander entraram na linha 2025 com novo motor, enquanto o Jeep Renegade ganhou diversas novidades. Já na Volkswagen, apenas o T-Cross mudou e ainda manteve a versão de maior volume com visual antigo.
No entanto, a Jeep se prepara para reverter esse cenário imitando a própria Volkswagen.
Estratégia da Jeep para retomar a liderança de SUVs
O primeiro passo para voltar a liderar o mercado de SUVs será dado ainda esse ano. O Jeep Avenger chegará para ocupar uma lacuna abaixo do Jeep Renegade. Hoje, o Renegade custa entre R$ 119.990 e R$ 179.990, espera-se que o Avenger chegue por algo entre R$ 120 mil e R$ 150 mil.
Dessa maneira, a Jeep vai atuar em um mercado abaixo do T-Cross, no qual está o Nivus, ao menos em questão de porte, já que a Volkswagen aproveita que os clientes buscam o diferencial visual do SUV-cupê para cobrar um pouco mais.
Nesse mercado, o Fiat Pulse faz mais de 40 mil unidades por ano. O Renault Kardian, que chegou este ano, já acumula 8 mil vendas. Nesta faixa do mercado, ainda são esperados: VW A0 SUV, Citroën Basalt, Honda WR-V, SUV do Onix e SUV do HB20.
E não para por aí. Enquanto a Volkswagen usa dois visuais do T-Cross para vender mais, a Jeep fará o mesmo com o Compass. A nova geração do SUV é esperada para 2027, mas deve aparecer na variante elétrica em breve na Europa. Depois, quando começar a ser fabricado aqui, o atual Compass deverá permanecer vivo durante algum tempo.
Por fim, o Jeep Renegade também teve sua nova geraçãoconfirmada para o Brasil. Para entender toda a gama, a Jeep deverá ter os seguintes modelos: Avenger, Renegade – que crescerá na próxima geração, Compass atual, nova geração do Compass – que também será maior e mais refinado, além do Commander, bem como os importados.
Por Renan Rodrigues
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.