Jeep Renegade a diesel usado é valente e econômico a preço de Kwid 0km
Além de popularizar a marca no Brasil, o Jeep Renegade também foi, durante seis anos, o único SUV compacto à venda no país com motor a diesel. Antes disso, esse tipo de motorização era restrito a utilitários esportivos maiores ou de marcas premium.
O Jeep Renegade turbodiesel foi comercializado em diferentes versões, mas sempre direcionado a quem precisava de maior autonomia e capacidade de rodar em terrenos mais acidentados, uma vez que sempre foi ofertado com tração 4x4.
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Sob o capô, o motor MultiJet
2.0 turbodiesel de quatro cilindros com injeção direta gera 170 cv de
potência e 35,7 kgfm de torque, combinado ao câmbio automático ZF de nove
marchas (nas versões 4x2, a caixa automática tem seis velocidades).
Em relação às configurações com motor flex e tração apenas dianteira, o Jeep Renegade turbodiesel muda pouco em termos de conteúdo. As principais mudanças são o para-choque dianteiro com maior ângulo de ataque (unificado entre todas as versões na linha 2019) e o seletor de modos de condução, que altera os parâmetros do conjunto motriz para favorecer o desempenho em pisos de baixa aderência.
A versão Trailhawk, por sua vez, recebia acessórios exclusivos, proteções sob o assoalho e suspensões mais altas e reforçadas – tanto que o modelo possui o selo Trail Rated, exclusivo dos Jeep capazes de rodar pela trilha do Deserto de Moab, nos Estados Unidos.
Independentemente da versão, o Jeep Renegade turbodiesel entrega desempenho consideravelmente superior ao das versões equipadas com o motor 1.8 flex de 139 cv e 19 kgfm. Devido ao torque elevado para o seu porte, o SUV é ágil no uso urbano e viaja tranquilo em rodovias, com disposição em retomadas. O melhor de tudo é o consumo, que supera facilmente os 15 km/l na estrada.
Como nem tudo são flores, o Renegade movido a óleo sofre dos maiores custos de manutenção e seguro, comuns a picapes e utilitários a diesel.
O Jeep Renegade turbodiesel deixou de ser oferecido em 2022 (ainda como modelo 2021), quando a marca passou a priorizar a motorização 1.3 turboflex de 185 cv e 27,5 kgfm para todas as versões (inclusive as 4x4). Pelo fato de ser importado da Itália e estar sujeito à variação cambial, o motor MultiJet vinha tirando a competitividade do Renegade, que se aproximava em preço do irmão maior Compass.
De qualquer forma, o Jeep Renegade a diesel é uma ótima opção no mercado de usados para quem está em busca de um SUV confortável, versátil e econômico para rodar grandes distâncias, mas cujo orçamento ainda não alcança um utilitário de segmento superior.
Jeep Renegade turbodiesel – Principais equipamentos
Todas as versões são equipadas de série com seis airbags, controles de estabilidade e tração, freio de estacionamento eletrônico, suspensão traseira multilink e freios a disco nas quatro rodas. Central multimídia, chave presencial, faróis de LED, entre outros mimos, estão presentes nas configurações intermediárias, enquanto o teto solar panorâmico foi ofertado como opcional ou de série na Trailhawk.
Jeep Renegade turbodiesel – Pontos positivos
- Consumo
- Desempenho
- Câmbio automático de 9 marchas
- Tração 4x4
- Suspensão
- Equipamentos de série das versões mais completas
Jeep Renegade turbodiesel – Pontos negativos
- Custo de manutenção em relação às versões flex
- Valor do seguro em algumas regiões
- Porta-malas
- Jeep Renegade turbodiesel – Preços na tabela fipe
Linha 2015
- Renegade Trailhawk 2.0 turbodiesel AT 4x4 – R$ 78.219
Linha 2016
- Renegade Sport 2.0 turbodiesel AT 4x4 – R$ 78.568
- Renegade 75 Anos 2.0 turbodiesel AT 4x4 – R$ 80.158
- Renegade Longitude 2.0 turbodiesel AT 4x4 – R$ 80.314
- Renegade Trailhawk 2.0 turbodiesel AT 4x4 – R$ 82.248
Linha 2017
- Renegade Sport 2.0 turbodiesel AT 4x4 – R$ 82.182
- Renegade 75 Anos 2.0 turbodiesel AT 4x4 – R$ 82.274
- Renegade Longitude 2.0 turbodiesel AT 4x4 – R$ 87.290
- Renegade Trailhawk 2.0 turbodiesel AT 4x4 – R$ 94.715
Linha 2018
- Renegade Custom 2.0 turbodiesel AT 4x4 – R$ 82.553
- Renegade Longitude 2.0 turbodiesel AT 4x4 – R$ 89.628
- Renegade Night Edition 2.0 turbodiesel AT 4x4 – R$ 90.172
- Renegade Limited 2.0 turbodiesel AT 4x4 – R$ 90.185
- Renegade Trailhawk 2.0 turbodiesel AT 4x4 – R$ 97.083
Linha 2019
- Renegade Longitude 2.0 turbodiesel AT 4x4 – R$ 96.607
- Renegade Trailhawk 2.0 turbodiesel AT 4x4 – R$ 103.001
- Renegade Wyllis 2.0 turbodiesel AT 4x4 – R$ 116.182
Linha 2020
- Renegade Longitude 2.0 turbodiesel AT 4x4 – R$ 99.023
- Renegade Trailhawk 2.0 turbodiesel AT 4x4 – R$ 106.713
Linha 2021
- Renegade Moab 2.0 turbodiesel AT 4x4 – R$ 102.047
- Renegade Longitude 2.0 turbodiesel AT 4x4 – R$ 106.513
- Renegade Trailhawk 2.0 turbodiesel AT 4x4 - R$ 114.211
Por Guilherme Silva