Jeep Avenger seguirá estratégia do Renegade, mas com trunfo para não sofrer
O Jeep Avenger vai desempenhar um novo papel estratégico da marca no Brasil. Porém, nem tudo é inédito nessa tática. Isso porque o “baby Jeep” será o SUV mais barato da marca por aqui, algo que o Jeep Renegade estreou em 2015.
Então, o que há de novidade? O Avenger vai ocupar um segmento que até agora a Jeep não atuava, ou seja, dos SUVs compactos, mas com porte menor que o Renegade. Estamos falando do VW Tera, Fiat Pulse, Renault Kardian e o futuro SUV da Nissan.
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Dessa forma, o Avenger ficará abaixo do Renegade, que teve um nova geração confirmada. Não só isso, o SUV de 4,08 metros de comprimento, 2,56 m entre-eixos, 1,77 m de largura e 1,53 m de altura vai trazer o peso da marca americana para o novo segmento que nasce da costela dos SUVs compactos, mas com preços entre R$ 100.000 e R$ 150.000.
Jeep Avenger chega com vantagem
Presente há 10 anos no Brasil, o Jeep Renegade é um misto de fãs e críticos. Mas é impossível negar o desempenho de vendas do SUV. Atualmente, é o modelo em sua categoria que oferece o melhor desempenho por até R$ 119.990. Ache um SUV 0 km de 176 cv e 27,5 kgfm de torque por esse preço. Pois é, não tem!
Divulgação/Jeep
O problema é que nem sempre foi assim. Quanto estreou em 2015, o Renegade tinha sob o capô o 1.8 e.TorQ aspirado de 132 cv, que rendeu boas reclamações sobre a falta de desempenho. O jeito era correr para versão a diesel com o 2.0 MultiJet II de 170 cv e 37,5 kgfm de torque.
Tudo isso foi resolvido em 2022 com T270, um motor 1.3 turbo flex de quatro cilindros, que entregava 185 cv e 27,5 kgfm. Mesmo com a redução para 176 cv por conta do Proconve PL8, o Renegade continua com trem de força difícil de bater.
Mas qual a vantagem do Avenger? Exatamente o motor. Já vendido na Europa, o “baby Jeep” tem motorização híbrida e elétrica por lá, inclusive com tração integral. Essa receita deverá chegar ao Brasil, mas com tempero tropical.
Divulgação/Jeep
O Avenger vai aproveitar que a Jeep faz parte da Stellantis para compartilhar da plataforma CMP, uma base modular que permite conjuntos híbridos. Além disso, o motor T200 já está pronto na prateleira. O 1.0 de três cilindros entrega até 130 cv e 20,4 kgfm de torque.
Para ser híbrido, o Avenger pode seguir a receita de Fiat Pulse e Fastback e se tornar híbrido leve, com um motor elétrico de 3 cv que substituí o alternador e motor de partida.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.