JAC lançará picape diesel que leva até 1.400 kg contra Hilux e Ranger

JAC Hunter T9 chega em breve com as maiores dimensões e capacidade de carga entre as picapes médias no Brasil
LF
Por
14.12.2023 às 16:30
JAC Hunter T9 chega em breve com as maiores dimensões e capacidade de carga entre as picapes médias no Brasil

O grupo SHC, responsável pela importação da JAC Motors ao mercado brasileiro, prepara para o começo de 2024 o lançamento de uma inédita picape média movida a diesel. Em outros mercados, ela é conhecida como Hunter T9, apenas Hunter ou apenas T9. Quem confirmou o lançamento foi o presidente da empresa, Sergio Habib, em entrevista ao canal A Roda.

Segundo Habib, a JAC Hunter T9 será comercializada em configurações elétrica e a diesel. “Nós vamos lançar uma picape elétrica e, agora, [também] vamos lançar uma picape a diesel”, ratificou Habib durante a entrevista. Segundo ele, o lançamento faz parte de uma nova estratégia da empresa de voltar a capilarizar a rede no interior do Brasil.

Você também pode se interessar por:

“Eu fui obrigado [a lançar uma picape a diesel]. Não queria lançar”, disse o presidente do grupo, que seguiu: “Estamos nomeando pessoal no interior e o que você vê é o seguinte: uma das forças da Toyota é que quem compra picape precisa de um produto resistente e precisa de rede”, comentou.

Em outras palavras, na visão de Habib, nesses rincões do Brasil, só uma picape a diesel teria chances reais de roubar vendas de Toyota Hilux, Ford Ranger e companhia. Já a configuração elétrica será mais voltada a empresas de grandes centros urbanos, que querem um veículo de carga limpo para o transporte de carga dentro da cidade.

“Essa picape diesel é a maior do mercado. Vai ter uma excelente garantia e tem a maior capacidade de carga, 1.400 kg”, seguiu o empresário, que apontou que a JAC Hunter T9 será posicionada no segmento de picapes médias. “Vamos lançar daqui a alguns meses”, completou, apontando para o primeiro semestre de 2024.

Ainda não há confirmação sobre se ela será comercializada em nosso mercado como Hunter, T9 ou se adotará algum outro nome inédito em nosso mercado. Recentemente, a Mobiauto flagrou um protótipo da caminhonete estacionada em uma rua de Taboão da Serra (SP), com pouquíssima camuflagem.

Como é a JAC Hunter T9

A JAC Hunter T9 representa uma atualização profunda da Shuailing T8, que já é oferecida no Brasil como iEV-330P. Assim, na prática, sua configuração elétrica será uma substituta direta da antecessora. Já a versão a diesel virá como complemento de gama e marcará um retorno da JAC aos motores a combustão em nosso País.

Vale lembrar que a JAC foi a primeira marca de veículos operante no Brasil a oferecer uma gama de produtos inteiramente elétrica. Agora, dará um passo atrás, o que ajuda a justificar a declaração de Habib de que “não queria” lançar um modelo a diesel.

Nessa configuração, a Hunter T9 traz um motor 2.0 quatro-cilindros 16V turbo diesel de 170 cv de potência e 41,8 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas, a famosa caixa fornecida pela ZF, com tração 4x4 dotada de reduzida e diferencial traseiro blocante. A capacidade de reboque (com freio) é de 3.500 kg.

Já a variante elétrica traz o mesmo trem de força da iEV330P vendida atualmente. Rende 204 cv de potência e 30,1 kgfm de torque, com tração 4x2 traseira. Contudo, o banco de baterias de LFP (lítio-fosfato-ferro), fornecido pela CATL, terá um aumento de 65,3 kWh para 77 kWh em sua capacidade. Com isso, a autonomia no Inmetro deve ir além dos atuais 226 km.

O grupo SHC deve trazer a JAC Hunter T9 na especificação com cabine dupla estendida. Em termos de dimensões, são 5.620 mm de comprimento, 3.400 mm de entre-eixos, 1.965 mm de largura e 1.920 mm de altura.

Na lista de equipamentos, a JAC Hunter T9 oferece em outros mercados itens como sete airbags, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego traseiro cruzado, alerta de ponto cego, assistente de assistência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), monitoramento de pressão dos pneus e câmera de 360 graus.

Inclui, ainda, uma central multimídia de 10,4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, carregador de celular por indução, quadro de instrumentos digital de 7 polegadas e bancos dianteiros com aquecimento elétrico.


Comentários