JAC Hunter: o que a marca chinesa faz com uma picape diesel por aqui

Modelo é grande, maior que um Hilux e pouco menor que uma F-150, mas tem motorização que vai contra as diretrizes da marca chinesa
Renan Rodrigues
Por
18.07.2023 às 08:00
Modelo é grande, maior que um Hilux e pouco menor que uma F-150, mas tem motorização que vai contra as diretrizes da marca chinesa

Com Renan Bandeira

A JAC foi a primeira montadora a transformar sua gama em totalmente elétrica no Brasil, no entanto, agora uma picape com motor turbodiesel está rodando por São Paulo. Será que a marca voltou atrás?

Antes de mais nada, vale lembrar que esta não é a única picape da JAC vista por aqui. A marca chinesa vende atualmente a IEVP330 em nosso mercado, um modelo elétrico de 204 cv de potência e 33,6 kgfm de torque com preço sugerido de R$ 369.900.

Ela foi lançada em setembro de 2020 e seu objetivo é servir frotas, por isso não é conhecida pelos brasileiros, afinal, a JAC sempre posicionou as vendas para CNPJ.

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O que chamou a atenção nos últimos dias foi a aparição da misteriosa picape grande com estrutura chassi sobre cabine e motor a diesel nas ruas de São Paulo (SP), contrariando todo o discurso da marca sobre lançar apenas carros elétricos.

Trata-se da JAC Hunter, uma picape média chinesa que pode ser encontrada com duas motorizações. A primeira é 2.4 turbo diesel de 210 cv de potência a 5.200 rpm e 32,6 kgfm de torque a 2.000-4.000 rpm. A segunda opção é um 2.0 turbo diesel de 150 cv de potência a 3.600 rpm e 36,7 kgfm de torque a 1.800-2.400 rpm.

O primeiro motor está sempre atrelado a caixa manual de seis marchas, enquanto o segundo se alia a transmissão manual de seis ou automática de oito. Em qualquer uma das opções há tração 4x2 e 4x4.

As dimensões posicionam a picape entre a Toyota Hilux e um Ford F150, por exemplo. A JAC Hunter tem 5.620 mm de comprimento, 1.965 mm de largura, 1.965 mm de altura e 3.400 mm de entre-eixos, na configuração de cabine dupla. A simples, tem números menores.

Para se ter uma ideia, o modelo da Toyota mede 5.320 mm de comprimento, 1.855 mm de largura, 1.815 mm de altura e 3.085 mm de entre-eixos. Já o da Ford tem 5.884 mm de comprimento, 2.089 mm de largura, 1.962 mm de altura e 3.694 mm de entre-eixos.

Além disso, temos na Hunter uma tecnologia parecida com a que vemos na F-150 quando o assunto é suspensão, com sistema double wishbone na dianteira. No eixo traseiro, a picape deve carregar eixo rígido com molas semi-elípticas como manda o segmento.

Mas, o que essa picape está fazendo aqui? Calma, a JAC Motors não mudou de ideia quanto à proposta de apenas vender apenas carros elétricos no Brasil, pelo menos é o que diz a assessoria da marca.

A ideia aqui é uma clínica para o design do produto. Ainda de acordo com a assessoria da JAC, o Brasil deve receber uma variante elétrica dessa picape neste semestre, e faz estudo para saber a aceitação do visual, que provavelmente não será este das fotos.

A boa notícia é que a marca pretende vender o produto para cliente final, ou seja, para CPF também e não só para a CNPJ como a iEV330P, que citamos no início deste texto.

Pouco ainda se sabe sobre o produto, mas podemos esperar, além do visual parrudo, painel de instrumentos de 7 polegadas, multimídia de 10,4 polegadas com comanda de voz e carregador por indução.

Resta saber se realmente chegará ao nosso mercado, e quanto a JAC Hunter vai custar. Usando como referência a IEV330P, podemos considerar algo em torno de R$ 400 mil, já que estamos falando de um projeto mais rebuscado e até maior que a primeira picape elétrica do Brasil.

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