Hyundai Tucson volta com motor de Creta e mais barato que Honda HR-V
A Hyundai acaba de anunciar o retorno das vendas do Hyundai Tucson nacional, fabricado em Anápolis (GO). Vendido em versão única por aqui, o SUV chega com o preço de R$ 189.990, valor próximo do que já é cobrado por versões mais caras do irmão menor Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e mais barato do que o Honda HR-V Advance, versão só abaixo da topo de linha Touring, que já passa dos R$ 201.500.
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Mais uma vez o Tucson recebeu apenas pequenas mudanças visuais. A grade frontal cromada é uma delas e os faróis tiveram uma leve mudança no design, inclusive, a iluminação agora é de LED tanto na dianteira como na traseira. Quem olhar para os para-choques também verá que eles foram atualizados. Ainda no exterior do SUV, as rodas são de 18” polegadas com acabamento diamantado.
Por dentro, a novidade é a central multimídia de 9 polegadas com conexão para Android Auto e Apple CarPlay.
Antes de receber a quarta geração do Tucson, o Brasil deverá ver por um bom tempo ainda a geração já conhecida do SUV. Assim, os 4,48 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,66 m de altura e 2,67 m de entre-eixos continuam, assim como a capacidade de 513 litros do porta-malas.
Pelo preço cobrado, o Tucson chega a ser vantagem também por ser um SUV médio com os seguintes equipamentos de série:
- Seis airbags
- Aviso de colisão traseira com tráfego cruzado e detector de ponto cego
- Abertura elétrica do porta-malas por aproximação
- Ar-condicionado digital com duas zonas
- Bancos do motorista e do passageiro com ajustes elétricos
- Freio de estacionamento elétrico com Auto Hold
- Seletor de modo de direção (Sport, Eco, Comfort)
Tucson com motor de Creta?
Na verdade, foi o novo Hyundai Creta recém-chegado quem recebeu a motorização do Tucson que já era vendido por aqui antes da paralisação nas vendas. No entanto, o Creta possui apenas a versão topo de linha com o motor Gamma 1.6 Turbo GDI, além de calibração diferente.
Enquanto no SUV compacto a oferta de potência é de 193 cavalos, o Tucson tem 177 cv e os mesmos 27 kgfm de torque. A transmissão é automatizada de dupla embreagem a seco de sete velocidades, que gerou polêmica no lançamento do Creta.
De acordo com a Hyundai, a transmissão DCT7 recebeu atualizações em seu software, assim como na fricção dos discos de embreagem. Tudo feito para otimizar os componentes, que possuem uma troca mais rápida, já que as marchas já estão pré-engatadas. Mas sem lubrificação, esse sistema desperta o receio dos brasileiros por conta de problemas passados com câmbios automatizados.
Para tentar quebrar essa suspeita, a Hyundai ainda adotou a garantia de cinco anos para a transmissão sem limite de quilometragem. Porém, existem restrições: o uso do veículo deve ser particular, e inclui somente defeitos de qualidade das embreagens e demais componentes desde que a operação e as manutenções previstas sejam seguidas conforme recomendado pela Hyundai Motor Brasil (HMB).
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.