Honda lança nova linha de 400 cc no Japão
A Honda lançou nesta semana duas novas motos no Japão: a crossover NX400 e a esportiva CBR 400R. Ambas compartilham a mesma plataforma das suas “irmãs” de 500 cc, porém, por conta de uma legislação específica do país asiático, as novidades vêm equipadas com motores de menor cilindrada.
Você pode se interessar por:
- Triumph lança opção de consórcio para inédita linha 400 cc
- Honda prepara moto aventureira para rivalizar com Royal Enfield Himalayan
- Honda Navi roda 47 km/l e custa menos de R$ 10 mil na Argentina
- Designer mostra como seriam motos da Tesla e da Ferrari
Visualmente, as duas motos não se diferenciam em praticamente nada das maiores. A NX400, por exemplo, traz o mesmo visual com uma pegada um tanto retrô da NX500, que está cotada para vir ao Brasil em substituição à CB 500X. A CBR 400R também é idêntica à esportiva de 500 cc, que não é mais oferecida aqui.
A única característica que separa as famílias é mesmo o motor bicilíndrico paralelo, que passa a ter 399 cm³ nas duas. Com isso, a potência também diminui, caindo para 46 cv e 3,8 kgfm, uma diferença de cerca de 4 cv e menos de um kgfm de torque para o motor de 471 cm³ da CB 500F e da CB 500X vendidas no Brasil (são 50,2 cv e 4,54 kgfm no caso das disponíveis aqui).
A oferta de versões de 400 cc de motos maiores da Honda no Japão se justifica por conta da legislação do País que permite que pessoas com 16 tenham permissão para pilotar motos com até este limite de cilindrada. Acima deste patamar, apenas quem tem 18 anos ou mais pode pilotar no Japão. É por isso que é muito pouco provável que veremos qualquer uma dessas duas motos sendo vendidas no Brasil futuramente.