Honda Civic híbrido vende menos que Porsche 911 e vira mosca branca

Sedan híbrido teve apenas 324 unidades vendidas nos primeiros sete meses deste ano, número abaixo até de esportivos alemães
Diego Dias
Por
17.08.2023 às 10:23
Sedan híbrido teve apenas 324 unidades vendidas nos primeiros sete meses deste ano, número abaixo até de esportivos alemães

Faz sete meses que a nova geração do Honda Civic foi lançada no Brasil, trazendo um novo posicionamento de mercado justamente porque o sedan virou híbrido e deixou de ser fabricado no país. Com isso o Civic híbrido passou a vir importado da Tailândia um tanto mais caro, o resultado? Baixas vendas, com números inferiores até aos do Porsche 911.

Basta consultar o ranking de vendas da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) para conferir os números de unidades emplacadas do Civic híbrido: de janeiro a julho de 2023, apenas 324 unidades do sedan japonês foram vendidas. Para se ter ideia, esse número não representa 1,5% das vendas totais do Toyota Corolla, líder entre os sedans médios com 23.664 carros vendidos neste ano.

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Mas o que chama a atenção mesmo é que o Honda Civic nunca teve números tão baixos de vendas em seu histórico no mercado brasileiro. São apenas 324 unidades comercializadas em pouco mais de um semestre, abaixo mesmo até do Porsche 911, que neste mesmo período teve 463 unidades emplacadas – ou 139 carros a mais que o Civic.

Vale lembrar que todas as unidades vendidas do Porsche 911 estão distribuídas entre as diversas versões do esportivo, que passam pelo Carrera, Carrera T, Carrera S, GTS, Targa e Turbo, e as configurações conversíveis e com tração integral. Os preços do modelo, neste caso, ficam entre R$ 835.000 e R$ 1.795.000, sem considerar as variantes especiais como GT3 RS.

Atualmente o Honda Civic híbrido é oferecido em algumas concessionárias da marca por R$ 244.900, valor considerado elevado para a categoria de sedans médios. Para efeito de comparação, o Corolla Altis Hybrid Premium, a versão mais cara do modelo da Toyota, sai por no máximo R$ 193.590.

Desde que o Civic híbrido estreou no mercado nacional seus preços foram motivo de crítica, por mais que a atual geração seja superior ao rival em muitos pontos e tenha um sistema híbrido que privilegia o uso do motor elétrico. Com porte maior e um pacote de equipamentos também mais completo, na prática o Civic também passou ocupar em partes o espaço do Accord, um sedan grande.

No entanto, por estes fatores o Civic híbrido de 11ª geração acabou se enrolando nas vendas em comparação ao Civic de 10ª geração, que tinha produção nacional e versões com motores 2.0 aspirado e 1.5 turbo. E pelo andar da caminhada, será cada vez mais difícil de vê-lo pelas ruas.

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