Honda Civic híbrido vende menos que Porsche 911 e vira mosca branca
Faz sete meses que a nova geração do Honda Civic foi lançada no Brasil, trazendo um novo posicionamento de mercado justamente porque o sedan virou híbrido e deixou de ser fabricado no país. Com isso o Civic híbrido passou a vir importado da Tailândia um tanto mais caro, o resultado? Baixas vendas, com números inferiores até aos do Porsche 911.
Basta consultar o ranking de vendas da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) para conferir os números de unidades emplacadas do Civic híbrido: de janeiro a julho de 2023, apenas 324 unidades do sedan japonês foram vendidas. Para se ter ideia, esse número não representa 1,5% das vendas totais do Toyota Corolla, líder entre os sedans médios com 23.664 carros vendidos neste ano.
Você também pode se interessar por:
- Honda Civic 2023: 5 truques geniais que não se vê em nenhum concorrente
- Honda Civic Type R é o mais fraco do mundo no Brasil e a culpa é nossa
- Dirigir sem habilitação: o valor da multa para quem é pego sem CNH
- Toyota Corolla brasileiro roda 800.000 km com kit GNV e espanta mecânicos
Mas
o que chama a atenção mesmo é que o Honda Civic nunca teve números tão baixos
de vendas em seu histórico no mercado brasileiro. São apenas 324 unidades
comercializadas em pouco mais de um semestre, abaixo mesmo até do Porsche 911,
que neste mesmo período teve 463 unidades emplacadas – ou 139 carros a mais que
o Civic.
Vale lembrar que todas as unidades vendidas do Porsche 911 estão distribuídas entre as diversas versões do esportivo, que passam pelo Carrera, Carrera T, Carrera S, GTS, Targa e Turbo, e as configurações conversíveis e com tração integral. Os preços do modelo, neste caso, ficam entre R$ 835.000 e R$ 1.795.000, sem considerar as variantes especiais como GT3 RS.
Atualmente o Honda Civic híbrido é oferecido em algumas concessionárias da marca por R$ 244.900, valor considerado elevado para a categoria de sedans médios. Para efeito de comparação, o Corolla Altis Hybrid Premium, a versão mais cara do modelo da Toyota, sai por no máximo R$ 193.590.
Desde que o Civic híbrido estreou no mercado nacional seus preços foram motivo de crítica, por mais que a atual geração seja superior ao rival em muitos pontos e tenha um sistema híbrido que privilegia o uso do motor elétrico. Com porte maior e um pacote de equipamentos também mais completo, na prática o Civic também passou ocupar em partes o espaço do Accord, um sedan grande.
No
entanto, por estes fatores o Civic híbrido de 11ª geração acabou se enrolando nas
vendas em comparação ao Civic de 10ª geração, que tinha produção nacional e
versões com motores 2.0 aspirado e 1.5 turbo. E pelo andar da caminhada, será
cada vez mais difícil de vê-lo pelas ruas.
Jornalista Automotivo
Outras notícias
- Curiosidades
Jeep Avenger: nome do sucessor do Renegade já foi usado pela Dodge
- Notícias
VW Polo 2025 fica mais caro e versão mais barata beira os R$ 90 mil
- Novidades sobre carros
Jaecoo e Caoa Chery podem vender carros iguais no Brasil; entenda
- Novidades sobre carros
Honda City Touring: detalhes da versão mais completa do sedan em 38 fotos
- Novidades sobre motos
Pacotão da Zontes: chinesa lança 7 modelos de 350 cc de uma vez
- Novidades sobre carros
Novo Honda WR-V: o que estão falando do SUV que será feito no Brasil
- Novidades sobre carros
Novo Toyota Corolla Cross 2025: quais itens o SUV ganhou
- Novidades sobre carros
Chery Tiggo 9 PHEV é revelado na China e indica chegada ao Brasil
- Curiosidades
Esse Renault Twingo foi transformado em picape à lá Fiat 147