GWM confirma quando picape híbrida Poer será lançada no Brasil

Expectativa do primeiro veículo fabricado pela montadora chinesa no Brasil foi confirmada pelo CCO da GWW, Oswaldo Ramos, durante live
Vinicius Moreira
Por
16.10.2023 às 20:59
Compartilhe:
Expectativa do primeiro veículo fabricado pela montadora chinesa no Brasil foi confirmada pelo CCO da GWW, Oswaldo Ramos, durante live

O CCO (Chefe de Operações Comerciais) da  GWM no Brasil, Oswaldo Ramos, garantiu que a picape híbrida Poer será lançada no Brasil ainda no primeiro semestre de 2024. A confirmação veio de forma despretensiosa em resposta durante live para mostrar o estado do GWM Haval H6 após 50.000 km rodados em terras brasileiras.

Ao ser questionado quando uma concessionária da GWM em Campo Grande (MS) iniciaria suas atividades, o CCO da marca afirmou que a unidade “vai começar a atender no primeiro semestre de 2024, antes do lançamento da picape no país”. Como já diria o ditado popular: para bom entendedor...

Você também pode se interessar:

A notícia vai ao encontro do que tinha antecipado a Mobiauto ainda em novembro de 2022. Efetivamente, o lançamento está previsto para ocorrer entre o fim do primeiro e o começo do segundo semestre de 2024. A produção da Poer em Iracemápolis (SP) está prevista para começar em maio.

Em meio a rumores de que a GWM pode inverter a ordem de produtos nacionalizados e priorizar a montagem da própria família H6, a frase de Oswaldo Ramos dá a entender que o cronograma original segue intacto e a picape Poer deve, mesmo, ser o primeiro produto nacional da fabricante.

Embora já exista em outros mercados, a GWM Poer chegará com visual substancialmente atualizado, com foco em atender o gosto do consumidor de picapes médias brasileiro. Seu nome seguirá o padrão de Haval H6 e Ora 03 e terá a letra P mais um número, como por exemplo Poer P5. 

Motor Hi4-T híbrido plug-in flex

Ponto pacífico é que a GWM Poer será vendida com motorização híbrida plug-in (PHEV) flex, com recarga externa. Vale lembrar, porém, que seu motor não será o DHT oferecido na família Haval H6. Na verdade, será um 2.0 quatro-cilindros 16V turbo de ciclo Miller chamado Hi4-T, utilizado especificamente em modelos de chassi sobre longarina da GWM.

É o mesmo trem de força que estará presente no SUV de sete lugares Tank 500, teoricamente o segundo modelo nacional da GWM, com produção prevista para iniciar em Iracemápolis na segunda metade de 2024.

O motor Hi4-T é uma variante do sistema Hi4, que, por sua vez, é uma evolução e simplificação do próprio conjunto DHT que equipa a família Haval H6. Além do motor 1.5 turbo dar lugar a um 2.0, a transmissão deixa de ser com apenas duas marchas mecânicas e passa a ser automática com nove marchas e um motor elétrico acoplado a ela.

O motor 2.0 turbo tem turbocompressor de geometria variável e 350 atmosferas de pressão, injeção direta de combustível, comandos de válvula variáveis e escape em dois estágios, além de coletor de escape integrado e termostato eletrônico.

Sozinho, ele alcança 255 cv de potência e 38,7 kgfm de torque, além de excelentes 38,3% de eficiência térmica. Já os motores elétricos somam 163 cv, perfazendo uma potência combinada de 408 cv e um torque combinado de 76,5 kgfm. O banco de baterias tem 20 kWh de capacidade, permitindo uma autonomia de cerca de 100 km em modo elétrico (ciclo NEDC).

A transmissão prevê tração 4x4 mecânica com eixo cardan, bloqueio de diferencial e reduzida nas primeiras marchas. Mais importante, obtém uma eficiência térmica de 38,3%, índice elevado para um motor a combustão. No Brasil, esta usina vem sendo preparada pela Bosch para ser flex.


Onde a Poer será produzida?

O local escolhido para as instalações da montadora chinesa é cidade de Iracemápolis, no interior do Estado de São Paulo, onde a GWM adquiriu uma antiga fábrica da Mercedes-Benz. Inicialmente, deve ser montada em formato CKD, com planos de expandir o índices de nacionalização do produto em médio prazo.

As instalações foram remodeladas pela GWM para atender demandas que atual mercado exige. Até porque a plataforma da Poer não é nada modesta: 5.410 mm de comprimento, 1.886 mm de altura, 1.934 mm de largura e 3.230 mm de entre-eixos.  Medidas superiores em todos os tamanhos em comparação com a Toyota Hilux.

Além das informações completas do motor, outro dado ainda ausente é o preço nacional da picape. De acordo com apuração da Mobiauto, o valor cobrado pelo GWM Poer deve ficar em torno de R$ 250.000 e R$ 300.000. Sua plataforma servirá também ao SUV grande de sete lugares GWM Tank 400, que também, espera-se, será produzido no interior paulista.


Comentários