Governo reduz IPI de picapes e utilitários. Veja quanto preços devem baixar

Decreto válido a partir de maior reduz em mais 1,3 ponto percentual a alíquota do imposto sobre comerciais com até 5 toneladas de PBT
JC
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03.05.2022 às 18:20
Decreto válido a partir de maior reduz em mais 1,3 ponto percentual a alíquota do imposto sobre comerciais com até 5 toneladas de PBT

Por Felipe Oliveira

O governo federal publicou um decreto, na última sexta-feira (29), ampliando a redução na alíquota do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) de 25% para 35%. O decreto, que passou a valer a partir do início deste mês, beneficia uma série de produtos industrializados como calçados, tecidos, aparelhos de TV, móveis, brinquedos e carros. 

Na semana passada, o ministro da Economia, Paulo Guedes, já havia anunciado que o governo iria reduzir o IPI para alguns itens. O imposto incide sobre produtos industrializados, e o valor normalmente é repassado ao consumidor final no momento da compra.

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Desta vez, a medida vale apenas para os chamados comerciais leves, utilitários com até 5 toneladas de PBT (Peso Bruto Total). Isso significa que picapes, furgões e vans podem ter seus preços reduzidos em maio. Para consumidores comuns, a medida será sentida especialmente nas picapes.

Já para os demais veículos leves, de passeio, nada muda em relação ao decreto 10.979 publicado no final de fevereiro, que reduzia a alíquota em cerca de 25%. 

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Como a redução de IPI afetará os preços

Por lei, o governo federal pode alterar a alíquota do IPI por decreto, ou seja, sem a necessidade de passar pelo Congresso. As alíquotas do IPI variam de zero a 30% - podendo chegar a 300%, no caso de produtos nocivos.

Mas como essa redução impacta o bolso do consumidor que está interessado em adquirir um veículo? Primeiramente, temos de olhar para a tabela Tipi, de incidência do IPI, que é regulamentada pela receita Federal.  

Como dissemos, a redução vai afetar picapes como Fiat Strada, Toro e Fiorino, Chevrolet S10, Ford Ranger e Maverick, Mitusbishi L200 Triton e Toyota Hilux; furgões como Fiat Fiorino, Renault Kangoo e Peugeot Partner; vans como Renault Master, Citroën Jumpy e Peugeot Expert

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Para esses veículos, a alíquota cai de 6,5% para 5,2% com o decreto 11.055/22. Anteriormente, o decreto 10.979 já havia reduzido esse percentual de 8% para 6,5%. Vale lembrar que esse percentual incide sobre o faturamento do veículo, sem levar em conta o preço final com a margem das concessionárias. 

Algumas fabricantes, como a Ford, já anunciaram novos preços para maio com a alíquota reduzida em cerca de 0,8%. Por exemplo, a Ranger Black passou de R$ 220.490 para R$ 218.730 (menos R$ 1.760), enquanto a Ranger Storm caiu de R$255.090 para R$253.050 (menos R$ 2.040). 

A Maverick passou de R$235.190 para 233.310 (menos R$ 1.800) e a Transit Furgão, de R$239.900 para R$237.980 (menos R$ 2.010).

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