Google Maps terá nova atualização para garantir viagem longa aos carros elétricos

Sistema indicará carregadores aos condutores, indicando inclusive pontos em sua rota
LF
Por
18.04.2024 às 10:10
Sistema indicará carregadores aos condutores, indicando inclusive pontos em sua rota

Quando a discussão é sobre carros elétricos, um dos argumentos dos entusiastas de modelos a combustão é: como você irá fazer viagens longas? Agora, uma nova atualização do Google Maps pode ajudar a solucionar esse problema.

Com a nova atualização, o aplicativo passará a indicar a localização de carregadores elétricos para os modelos que necessitam dessa tecnologia.

Você também pode se interessar por:

Na verdade, não somente o sistema irá ajudar os motoristas a localizarem os carregadores elétricos como também terão interatividade do usuário. O sistema irá indicar quantos pontos de recarga estão disponíveis, avaliação dos carregadores, quais são os tipos de conectores do carregador, entre outros.

Para lugares de difícil acesso ao carregador, o sistema utiliza IA para instruir o motorista. Exemplo: No caso de um carregador dentro de um estacionamento de Shopping: irá aparecer a mensagem para o motorista: siga as placas em direção a saída, mas antes vire à direita.

Além do mais, caso sua viagem seja em um carro elétrico, ao programar sua rota no aplicativo, ele recomendará diretamente destinos que passem por carregadores, auxiliando os motoristas.

Recarga sem fio

Recentemente, o colunista Homero Gottardello, trouxe uma novidade em relação a recarga de carros elétricos. Um sistema desenvolvido pelo Laboratório Oak Ridge, do Departamento de Energia norte-americano (DOE), opera a 100 kW e recarrega até 50% das baterias em menos de 20 minutinhos e tudo isso por indução, sem precisar conectar o carro ao carregador.

Outro caminho, também apresentado pelo colunista, está nasbaterias de íons de sódio, que possuem células com densidade de energia de maisde 160 kWh por quilograma. Já Havard aposta em uma bateria que fornece dez vezes mais energia e alcança 50 anos de duração, sem necessidade de recarga.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários