Fórmula 1: tudo que precisa saber e onde assistir o GP do Bahrein

Competição terá início a sua 75ª temporada neste final de semana
LF
Por
29.02.2024 às 14:45
Competição terá início a sua 75ª temporada neste final de semana

Neste final de semana começa mais uma temporada da categoria de automobilismo mais renomada do planeta, a Fórmula 1. Ao todo são 20 pilotos de dez equipes diferentes lutando pelo prêmio de ser considerado o mais rápido do planeta.

Ano passado, o holandês Max Verstappen conseguiu vencer o campeonato mundial com certa folga, repetindo o feito de 2021 e 2022, se consagrando tricampeão consecutivo, e se igualando a nomes renomados como: Ayrton Senna, Nelson Piquet, Niki Lauda, entre outros.

Você também pode se interessar por:

E para 2024, tudo leva a crer que Verstappen conseguirá seu tetra mundial, apesar do grande avanço da McLaren durante a temporada passada e uma Ferrari mais rápida, além de uma mudança geral na Mercedes, tanto a Red Bull Racing, quanto Max, devem ficar com o título de melhor equipe e piloto, respectivamente.

Tal favoritismo foi citado até mesmo pelo bicampeão Fernando Alonso durante os testes pré temporada “Dos 20 pilotos no grid, 19 já sabem que não serão campeões em 2024. Depois de ver Max e o carro da Red Bull este ano, há menos chances de todos ganharem uma corrida este ano. É assim que é.”

Para termos uma ideia maior disso, mesmo com o carro mais rápido em 2023, a RedBull foi uma das equipes que mais diminuiu seus tempos para 2024. Algo bem curioso foi a mudança aerodinâmica do carro da equipe, que adotou o estilo zero pods, adotado pela Mercedes em 2023 e que acabou não dando certo.

Em contrapartida, a decepção dos testes pré-temporada com certeza foi a Alpine, a equipe parece ter errado totalmente na calibragem para essa temporada, o carro apresenta instabilidade, peso grande, e excesso de desgaste de pneus e, de brinde, não mostra ter boa potência.

Com isso, a equipe corre riscos reais de estar fora do Q1 na primeira qualificação da temporada, e deverá seguir os rumos da McLaren 2023 para conseguir superar as dificuldades.

Férias movimentadas

As férias de temporada de 2023 para 2024 foram recheadas de assuntos que movimentaram muito a comunidade. O grid será o mesmo do ano passado, sem nenhuma novidade, porém, já sabemos que em 2025 teremos mudanças.

Isso porque o heptacampeão Lewis Hamilton irá realizar seu sonho já declarado de correr para Ferrari, tal notícia caiu como uma bomba no começo do ano, o inglês terá como seu companheiro Charles Leclerc em 2025, e com isso Carlos Sainz ganhou um aviso prévio de um ano para procurar uma nova escuderia.

Essa notícia surgiu como um efeito dominó, pois a Mercedes além de ter perdido quem para muitos é o melhor piloto do grid, ficou com uma vaga disponível, algo muito desejado e não será qualquer um que deverá assumir, nomes como Fernando Alonso e Oscar Piastri já foram ventilados.

Outra polêmica que movimentou muito as férias da maior competição automobilista mundial foi o caso Cristian Horner, o inglês é acusado de assediar uma funcionária da equipe, e o processo ainda está em andamento.

Mudança de nomes das equipes

Apesar de não termos mudanças entre pilotos ou novas equipes, duas equipes trocaram seus nomes oficiais, a Alpha Tauri, que já uma versão reestilizada da conhecida e antiga Toro Rosso trocou de nome mais uma vez e agora carrega o nome de (se prepare) Visa Cash App RB F1 Team, mas para ficar mais simples podemos chamar de Racing Bulls que não estará errado.

Outra equipe que também ganhou um novo foi a Sauber, caso você não saiba, a conhecida Alfa Romeo tinha o direito apenas dos Naming Rights da equipe italiana, e com o fim do contrato entre Alfa Romeo e Sauber que acabou em 2023.

A Stake, plataforma de apostas online assumiu a posição, e agora a equipe se chama Stake F1 Team Kick Sauber as cores também foram alteradas e agora teremos um modelo preto e verde no grid.

Uma curiosidade, é que apesar disso, a equipe deverá ser popularizada tanto com a logo quanto o nome da “Kick” plataforma de streaming e patrocinadora da escuderia. Isso porque o trabalho da Stake é considerado proibido em alguns países.

Como funciona a Fórmula 1

Mas se você caiu de paraquedas e não sabe como funciona a Fórmula 1, aqui vamos para um pequeno resumo.

Ao todo são três dias de disputas, o primeiro normalmente voltado aos treinos livres, no segundo, temos um treino livre juntamente com a qualificação que que define o grid para enfim no terceiro dia a corrida.

Os treinos livres, normalmente são três por fim de semana e as equipes possuem uma hora em cada um deles para testar ao máximo o seu carro.

A qualificação é dívida por três Qs, no Q1 os 20 carros vão para pista e possuem 18 minutos para fazer o menor tempo possível, os cinco mais lentos são eliminados, e largam na posição em que foram eliminados.

No Q2, o mesmo ocorre, os 15 carros possuem 15 minutos para tentar ser o mais rápido possível, os últimos cinco colocados são eliminados e largam em suas respectivas posições. No Q3, que dura 12 minutos, temos a disputa de quem conquistará a “pole position”, ou seja, quem vai fazer o melhor tempo e largar na primeira colocação na corrida, ao término do Q3, cada piloto irá largar com a posição que terminou ao fim do tempo do Q3.

Na corrida, os 10 primeiros pontuam com a seguinte ordem: 25; 18; 15; 12; 10; 8; 6; 4; 2;1.

Fim de semana Sprint

Há ainda alguns fins de semana pré-programados com uma corrida Sprint, nele temos duas corridas e duas qualificações diferentes por fim de semana, em compensação há apenas dois treinos livres ao invés de três.

A primeira corrida é mais curta, e consequentemente sua qualificação possui mudanças em relação à tradicional, como a obrigatoriedade dos novos jogos de pneu em cada um dos Qs, que também possuem tempo reduzido. Os pontos da corrida também são outros, nela, somente os oito melhores pontuam, o primeiro com 8, segundo com 7 e assim por diante, até o oitavo que fica com apenas 1 único ponto. 

Nesta temporada teremos seis fins de semana com corridas sprints, serão eles: GP da China,;GP de Miami; GP da Austria; GP dos Estados Unidos; GP de São Paulo e GP do Catar.

Ao todo, a temporada contará com 24 corridas diferentes, o maior calendário da história, confira abaixo cada uma das 10 equipes, juntamente com seus pilotos e sua motorização:

  • Oracle RedBull Racing (motor Honda RBPT): Max Verstappen e Sergio Perez
  • Scuderia Ferrari (motor Ferrari): Charles Leclerc e Carlos Sainz Jr.
  • Mercedes AMG Petronas F1 Team (motor Mercedes): Lewis Hamilton e George Russel
  • Mclaren F1 Team (motor Mercedes): Lando Norris e Oscar Piastri
  • BWT Alpine F1 Team (motor Renault): Esteban Ocon e Pierre Gasly
  • Aston Martin Aramco F1 Team (motor Mercedes): Fernando Alonso e Lance Stroll
  • Visa Cash App Racing Bulls F1 Team (motor Honda RBPT): Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda
  • MoneyGram Haas F1 Team (motor Ferrari): Kevin Magnussem e Nico Hülkenberg
  • Stake F1 Team Kick Sauber (motor Ferrari): Guanyu Zhou e Valtteri Bottas
  • Williams Racing (motor Mercedes): Alex Albon e Logan Sargent

Foto: Reprodução/MassinhaF1_

Tudo sobre o GP do Bahrein

Desde 2021, o GP do Bahrein inaugura a temporada da Fórmula 1, e nesse ano não será diferente, porém nesse ano, o grande prêmio contará com uma particularidade, a corrida acontecerá ao sábado devido ao Ramadã, mês sagrado da religião muçulmana, o mesmo acontecerá com a segunda etapa da temporada que será disputada na Arábia Saudita. A corrida do Baherin possui um total de 57 voltas.

No Brasil a Band possui o direito da competição, porém há também a possibilidade do aplicativo F1 TV, próprio da competição que oferece transmissão completa além de outros benefícios mediante a pagamento por assinatura.

Dito isso, confira os horários do GP do Bahrein e onde você poderá assistir todas as seções:

Quinta-feira, 29 de fevereiro

  • 08h20 - Treino livre 1 (Bandsports, Band.com.br e Bandplay)
  • 11h50 - Treino livre 2 (Bandsports, Band.com.br e Bandplay)

Sexta-feira, 1º de março

  • 09h20 - Treino livre 3 (Bandsports, Band.com.br e Bandplay)
  • 12h30 - Classificação (Bandsports, Band.com.br e Bandplay)

Sábado, 2 de março

  • 12h00 - Corrida (Band, Bandsports, Band.com.br, Bandplay, Rádio Bandeirantes e Bandnews FM)

  Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários