Ford Maverick usada é potente e versátil a preço de Nivus Highline completo

Picape intermediária é equipada com motor do Fusion, mas tem até versão híbrida que faz 16 km/l na cidade
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04.06.2025 às 04:15 • Atualizado em 05.06.2025
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Picape intermediária é equipada com motor do Fusion, mas tem até versão híbrida que faz 16 km/l na cidade

A Ford Maverick foi lançada nos Estados Unidos em meados de 2021 - onde fez sucesso imediato a ponto de fábrica no México ter de interromper as reservas para dar conta da demanda - e chegou ao Brasil no ano seguinte na versão Lariat para competir contra as configurações mais caras da Fiat Toro.

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De acordo com a Ford, o nome da picape foi escolhido por ter apelo entre o público jovem nos Estados Unidos. Portanto, sem relação alguma com o cupê fabricado no Brasil na década de 1970 e que vem se valorizando como clássico nos últimos anos.

Medindo pouco mais de 5,07 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,73 m de altura e 3,07 m de entre-eixos, a Ford Maverick compartilha a estrutura monobloco e o conjunto mecânico com o SUV Bronco Sport. A plataforma C2 oriunda da última geração do Focus, confere uma dinâmica muito bem acertada graças à direção elétrica precisa e às suspensões independentes na dianteira (McPherson) e na traseira (multilink).

Para mover os seus pouco mais de 1.700 kg, a Ford Maverick lança mão do conhecido motor EcoBoost 2.0 turbo de quatro cilindros com injeção direta movido a gasolina, que entrega 253 cv de potência e 38,7 kgfm de torque. O câmbio automático de oito marchas gerencia a entrega de força às quatro rodas por meio do sistema de tração integral.

Embora seja dotada de cinco modos de condução, que adaptam os parâmetros de aceleração, transmissão e entrega de torque às rodas de acordo com o tipo e nível de aderência do terreno, a Maverick tem uma pegada mais voltada para o uso no asfalto. O comportamento de carro de passeio e o ótimo desempenho do motor turbo (acelera de 0 a 100 km/h na casa dos 7 segundos) são sempre elogiados pelos donos da picape.

Para quem prefere uma tocada mais pacata e prioriza a economia de combustível, há a variante híbrida da Ford Maverick. Essa configuração leva sob o capô o motor Duratec 2.4 aspirado a gasolina de 165 cv e 21,4 kgfm, associado a um câmbio automático CVT e auxiliado por um propulsor elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm. O conjunto fornece 194 cv e 28,5 kgfm de potência e torque combinados, respectivamente, para atingir um consumo médio de 16 km/l na cidade. Na estrada, a Maverick Hybrid precisa de 8,7 segundos para chegar aos 100 km/h.

Embora tenha uma caçamba pouco maior que a da Toro (943 litros ante 937 litros), a Ford Maverick carrega até 617 kg de carga útil, enquanto a rival pode levar entre 750 kg (turboflex) e uma tonelada (turbodiesel), dependendo da motorização.

Ford Maverick – Principais equipamentos

Sem opcionais, a Ford Maverick vendida no Brasil é equipada com seis airbags, controles de estabilidade e tração, direção elétrica, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado automático digital de duas zonas, chave presencial, banco do motorista com regulagem elétrica e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay (espelhamento do celular apenas por cabo). Na parte de segurança ainda há frenagem autônoma de emergência e faróis de LED com acendimento e comutação automáticos do facho alto.

Porém, a picape fica devendo itens triviais em carros de sua faixa de preço, como as assistências de condução presentes no Bronco Sport, que oferece controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de ponto cego, assistente de manutenção em faixa e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Novas versões mais equipadas

Desde maio de 2025, a Ford Maverick é vendida no mercado brasileiro nas novas versões Black (R$ 219.900) e Tremor (R$ 239.900), ambas equipadas com o motor 2.0 turbo da Lariat FX4 e apostando no custo-benefício para encarar a Fiat Toro e a Ram Rampage.

Teto solar, ACC, multimídia maior e mais moderna, painel de instrumentos totalmente digital e aletas para antecipar manualmente as trocas de marcha foram adicionados às novas configurações. A Black, como o nome sugere, tem visual com elementos escurecidos; a Tremor é preparada de fábrica com suspensões mais robustas, pneus de uso misto, entre outros features voltados ao uso off-road.

Ford Maverick – Pontos positivos

  • Desempenho
  • Dirigibilidade
  • Versatilidade
  • Consumo da versão híbrida
  • Suspensão

Ford Maverick – Pontos negativos

  • Consumo urbano do motor 2.0 turbo
  • Multimídia
  • Ausência de aletas no volante para trocas de marcha
  • Suspensão baixa para uso no fora de estrada
  • Capacidade de carga

Ford Maverick – Preços na tabela fipe

Linha 2022

  • Maverick Lariat FX4 2.0 turbo gasolina AT8 – R$ 165.389

Linha 2023

  • Maverick Lariat FX4 2.0 turbo gasolina AT8 – R$ 174.637
  • Maverick Lariat Hybrid 2.5 gasolina CVT – R$ 181.226

Linha 2024

  • Maverick Lariat FX4 2.0 turbo gasolina AT8 – R$ 188.717
  • Maverick Lariat Hybrid 2.5 gasolina CVT – R$ 203.262