Ford Everest terá motor de Mustang para ser o terror do Toyota SW4
A Ford acaba de anunciar a chegada do Ford Everest à América do Sul. Pena que o roteiro do SUV de sete lugares baseado na picape Ranger ainda não está com o Brasil no seu itinerário – ao menos por enquanto. O Everest chegará primeiro na Argentina, onde entrará em pré-venda em março, mas já temos algumas informações do futuro rival do Toyota SW4 também no país vizinho.
Assim como no Brasil, o Everest já tem seus rivais definidos na Argentina: Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer. Em solo nacional, o SW4 é soberano: em 2024, o SUV da marca japonesa chegou a vender 10 unidades para cada Trailblazer emplacado.
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No caso de uma possível chegada do Ford Everest ao Brasil, o Toyota SW4 poderia temer o SUV da marca norte-americana. Basta ver o que a Ford Ranger fez em 2024 ao tomar o segundo lugar da Chevrolet S10 e chegar a ameaçar a hegemonia da Toyota Hilux em alguns meses do ano passado.
Como SW4, Trailblazer e Everest são SUVs baseados nas picapes Hilux, S10 e Ranger, respectivamente, o modelo da Ford também poderia ser uma pedra no sapato da montadora japonesa.
Como é o Ford Everest?
O Ford Everest estará disponível na Argentina em versão única, Titanium, na configuração de sete lugares. Por fora, a dianteira mostra o mesmo design da Ranger, com faróis full LED com luzes diurnas em formato da letra C. As rodas são de 20 polegadas.
Ainda no exterior, as medidas do Everest destacam seu tamanho. São 4,91 metros de comprimento, 1,92 de largura e 2,90 m de entre-eixos. Nesta última medida, o SUV da Ford supera em 6 cm o Trailblazer e em 16 cm o SW4.
Essas medidas importam principalmente porque nos SUVs de sete lugares o espaço interno é sacrificado para levar os dois ocupantes extras na terceira fileira instalada no porta-malas. Mesmo com os sete assentos dispostos, o Everest tem um baageiro de 259 litros.
Como o Everest é derivado da Ranger, boa parte da disposição interna é semelhante ao que vemos na picape. A central multimídia é de 12 polegadas, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de carregador de celular por indução.
O SUV ainda tem tomadas 12V e uma de 220V, que funciona como tomada residencial para dispositivos de até 300 Watts.
Motor
Importado da Tailândia, o Everest será vendido em solo “hermano” apenas com a motor EcoBoost 2.3 turbo de quatro cilindros a gasolina de 300 cv de potência e 45,5 kgfm de torque, combinado ao câmbio automático de 10 marchas. É o mesmo conjunto usado pela versão de entrada do Ford Mustang nos Estados Unidos.
Aqui no Brasil, o Mustang é oferecido apenas na versão GT com o motor Coyote 5.0 V8, que também equipa a picape F-150, porém entregando 488 cv e 57,5 kgfm.
O Ford Everest também possui três sistema de tração 4x2 (traseira), 4x4 e 4x4 com reduzida. O diferencial traseiro também pode ser bloqueado eletronicamente. São seis modos de condução: normal, eco, escorregadio, lama/rutas, areia e reboque. A capacidade de imersão é de 80 cm. São as mesmas especificações da Ranger V6.
O preço do SUV ainda não foi divulgado, pois a pré-venda na Argentina se inicia em março e as primeiras unidades serão entregues somente no segundo semestre.
Ford Everest – Principais itens de série
- Seis airbags
- Iluminação 360º
- Teto solar panorâmico deslizante de painel duplo com abertura elétrica
- Bancos dianteiros aquecidos com acabamento em couro e ajuste elétrico de 8 posições para motorista e passageiro.
- Terceira fila de bancos rebatíveis eletricamente no piso do porta-malas.
- Bancos rebatíveis 60/40 (segunda fila).
- Climatização automática de zona dupla com 4 saídas auxiliares para a segunda e terceira fila de bancos
- Volante multifuncional revestido em couro com regulagem de altura e profundidade
- Alavanca de câmbio revestida em couro
- Iluminação ambiente
- Porta-luvas refrigerado e iluminado
- Porta traseira elétrica
- Elevador de janela com um toque
- Retrovisor interior fotocromático
- Alerta de ponto cego
- Sistema de permanência em faixa (aviso e assistência)
- Assistência pré-colisão com travagem de emergência autónoma e deteção de peões
- Assistente de subidas e descidas
- Assistência de freio reverso
- Sistema de travagem pós-colisão
- Alerta de tráfego cruzado
- Faróis altos automáticos
- Limitador de velocidade
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus,
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Câmera traseira digital
- Limpadores de para-brisa automáticos com sensor de chuva
- Controle de velocidade de cruzeiro
- Controle de Estabilidade (ESC), Controle de Tração (TCS) e Sistema de Mitigação de Capotamento (RSC)
- Freios a disco nas quatro rodas
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Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.