Ford dá adeus à Índia e EcoSport diz hasta luego para a Argentina

Fábricas indianas da empresa devem encerrar produção até o ano que vem, mas SUV compacto será comercializado até 2023 em nosso país vizinho
Camila Torres
Por
09.09.2021 às 10:54
Fábricas indianas da empresa devem encerrar produção até o ano que vem, mas SUV compacto será comercializado até 2023 em nosso país vizinho

Depois de anunciar o fechamento de três fábricas no Brasil entre 2019 e início deste ano, Ford dá sequência a seu plano de reestruturação global anunciando a saída definitiva da Índia. Pelo menos como fabricante local. As duas fábricas no país asiático terão até o primeiro semestre de 2022 para encerrar a produção. 

Com o fechamento do complexo de Camaçari (BA) neste ano, a planta localizada em Chennai, capital de Tamil Nadu, no Leste na Índia, passou a ser responsável por produzir e exportar o EcoSport para a Argentina.

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Enquanto a produção não for encerrada, o SUV continuará sendo importado pelos hermanos. Segundo a Ford da Argentina, a expectativa é conseguir oferecer o EcoSport no país até o início de 2023.

“Vamos assumir o compromisso de atender a todos esses clientes. A produção do EcoSport em Chennai continuará até o segundo trimestre de 2022 e isso nos permitirá ter volume suficiente para o mercado argentino”, diz a Ford Argentina em comunicado oficial divulgado pelo site Argentina Autoblog.

A empresa completa: “O EcoSport continuará sendo comercializado na Argentina até o esgotamento dos estoques, o que estimamos ocorrer no início de 2023”.  

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Já a fábrica de Sannand, cidade conhecida como “centro dos automóveis” do Estado de Gujarat, deve continuar apenas com a produção de motores para a picape Ranger. Uma reestilização do atual EcoSport vinha sendo testada na Índia, mas agora deve ser produzida em outro país. 

Fotos de espionagem foram publicadas pelo site indiano Autocar. Nelas, o novo EcoSport aparece pela primeira vez sem camuflagem, com nova grade dianteira, molduras dos faróis de neblina e para-choque redesenhados. A carroceria e a plataforma são as mesmas do SUV atual. 

Fábricas indianas da empresa devem encerrar produção até o ano que vem, mas SUV compacto será comercializado até 2023 em nosso país vizinho

Antes, a previsão era para que a segunda reestilização do modelo fosse apresentada em 2022 na Argentina. Mas, com mais essa reviravolta que pega a todos de surpresa, assim como quando a Ford saiu do Brasil, o futuro do SUV ainda é segredo para o mundo. 

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Prejuízo bilionário

A Ford afirmou que a operação na Índia vinha gerando altos prejuízos para a marca. Por isso decidiu sair do país, o que resultará na demissão de 4.000 funcionários. 

A fabricante informou que espera encargos relacionados a impostos de aproximadamente US$ 2 bilhões no processo, sendo US$ 600 milhões neste ano e mais US$ 1,2 bilhão em 2022.

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Produtos fabricados para o mercado interno indiano deixarão de ser produzidos imediatamente. Apenas aqueles para exportação, como o EcoSport que vai para a Argentina, serão mantidos em linha até 2022.

Após encerrar a produção local, a marca deve seguir operando no mercado indiano com produtos de importação, assim como passou a fazer no Brasil.

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Especulação: será o fim do EcoSport?

Talvez a saída da Ford enquanto fabricante na Índia não estivesse sendo premeditada há tanto tempo, já que a fabricante americana escolheu o país para continuar importando o modelo para a Argentina e para produzir a reestilização do SUV. 

Parece um pouco improvisado iniciar os testes em um país e mudar a produção para outro. Atualmente o EcoSport é fabricado também na Romênia, Rússia, China e Vietnã. Nenhum deles, contudo, abastece os estoques argentinos. 

Uma saída seria seguir com a reestilização do modelo na Argentina a partir de uma dessas outras fábricas, mas seria viável? E, afinal, o EcoSport terá futuro nessas outras linhas de montagem ou deve ser descontinuado gradualmente ao redor de todo o planeta?

A depender do que acontecer, podemos considerar que o Ecosport não está dando um ‘hasta luego’, mas sim um adeus definitivo para países da América do Sul. Aguardemos os próximos capítulos.

Imagens: Autocar Índia / Divulgação 

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