Flagra: VW Taos testa novo câmbio automático de T-Cross, Virtus e Polo
A Volkswagen vai promover alterações no câmbio de alguns modelos vendidos aqui no Brasil. Um dos veículos que vão passar por essa mudança é o Volkswagen Taos, flagrado pelo perfil @placaverde testando a nova caixa que atende pelo código AQ300.
Com isso sai o câmbio automático de seis marchas (AQ250) da japonesa Aisin e entra o de oito marchas da mesma fornecedora, mas produzido em solo nacional. A informação foi antecipada pelo site indiano Autocar India, onde a Skoda, subsidiária da VW, produz modelos sobre a plataforma MQB A0, a mesma base de VW Polo, T-Cross, Virtus e Nivus.
Você também pode se interessar:
- Volkswagen Tayron pode ser primeiro VW nacional com acabamento alemão
- Como a lei de emissão fará a VW ter SUVs híbridos com potência de Amarok V6
- VW investirá R$ 13 bi em SP para fazer Gol SUV, Tiguan chinês e motor híbrido flex
- Novo VW Taos revela parte do visual e pode ser primeiro híbrido da marca
A mudança deve começar a partir de 2026 nos carros da marca equipados com motor 1.4 TSI. Leia-se VW T-Cross Highline, Taos Comfortline e Highline, Virtus Exclusive e o novo Nivus GTS.
Todos esses modelos usam a usina de quatro cilindros turbo, que rende 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque. O novo câmbio de oito marchas vai suportar um torque máximo de 30,6 kgfm e será produzida em São Carlos (SP).
Também é esperado que esse novo câmbio equipe os futuros modelos híbridos da marca por aqui. Inclusive, a unidade da VW no interior paulista vai produzir o motor 1.5 TSI híbrido flex.
Mas porque o Taos para o teste? Entre os veículos da marca com motor 1.4 TSI, o Taos é o maior e mais pesado. O SUV médio então pode ser colocado à prova em situações para provar a capacidade da nova transmissão.
Vale lembrar que o VW Tiguan Allspace R-Line também já possui um câmbio automático de oito marchas. No entanto, não é a mesma caixa de transmissão testada no Taos. O código do câmbio é o DQ500, um automatizado de dupla embreagem banhada a óleo. O Jetta GLI vem com o DSG de sete velocidades, enquanto a Volkswagen Amarok possui um automático de nove marchas da marca ZF.
Por falar nos outros modelos do catálogo Volkswagen, os equipados com motor 170 TSI, 200 TSI e MPI deverão continuar com a caixa automática de seis marchas ou manual de cinco, no caso das versões básicas de Polo e Virtus e Saveiro.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.