Flagra: novo Renault Stepway SUV será assim na vida real

Projeto HJF já teve unidades produzidas vistas sem camuflagem na Rússia e chega ao Brasil em 2024
LF
Por
30.05.2023 às 08:30 • Atualizado em 31.05.2023
Projeto HJF já teve unidades produzidas vistas sem camuflagem na Rússia e chega ao Brasil em 2024

A Renault não vem conseguindo manter muitos mistérios a respeito do projeto HJF, SUV pequeno ainda sem nome que sucederá o Stepway no mercado e brigará com o Fiat Pulse.

O único grande segredo pendente é seu nome - Kardian, Ascalia e até Stepway são candidatos -, mas o modelo já apareceu em registros de patente, inclusive no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) brasileiro. E, agora, surge em flagra mostrando todo seu visual dianteiro sem camuflagem.

A imagem mostra um trio de HJF produzidos em pre-série na Rússia. Eles estão em um pátio da Autovaz, em Togliatti, rodeados de carros da Lada. Possivelmente foram produzidos antes da dissolução da sociedade entre as marcas, motivada pela guerra na Ucrânia, e ficaram como ativos sem uso para a Autovaz, visto que o modelo não será mais lançado por lá.

O registro confirma que o HJF terá conjunto óptico dianteiro em dois níveis, linhas de teto herdadas do atual Dacia Sandero Stepway europeu, pintura bicolor e rodas de liga leve diamantadas, igualmente em dois tons.

Você pode se interessar por:

No Brasil, o HJF terá motor 1.0 três-cilindros 12V turbo flex da família TCe, com injeção direta de combustível, potência na casa de 120 cv e torque na faixa de 20 kgfm. Junto à ele deve estar um câmbio automatizado de dupla embreagem com caixa seca. Também haverá versões manuais.

O produto usa como base o próprio Dacia Sandero Stepway de terceira geração, porém com balanços dianteiro e traseiro exclusivos, além de para-lamas diferentes. Porém, toda a base estrutural e mecânica é a mesma, assim como o acabamento interno será parecido.

Na parte traseira, destaque para as lanternas de LED bipartidas em formato de C. A distância entre eixos será a mesma de seu irmão de plataforma, 2,60 metros, com cerca de 4,10 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,60 m de altura.

No Brasil, diferentemente do que se noticiou amplamente nas últimas semanas, a produção em série do novo Renault Stepway SUV ainda não começou. O que a fabricante fez foi finalizar a adaptação da linha de montagem para iniciar sua manufatura.

Agora, montará os primeiros protótipos nacionais. Depois, iniciará o fabrico de fato no último trimestre deste ano, momento em que fará o avant première mundial do HJF. O lançamento efetivo às lojas será no começo de 2024.

Imagem: reprodução/Avlograd News


Comentários