Flagra: novo Renault Duster surge antes da hora mais parrudo que nunca

Nova geração do SUV ficou maior e ganha visual ousado. No Brasil, virá só com carroceria cupê, visual muito diferente e outro nome
Diego Dias
Por
28.11.2023 às 12:30
Nova geração do SUV ficou maior e ganha visual ousado. No Brasil, virá só com carroceria cupê, visual muito diferente e outro nome

Previsto para ser revelado mundialmente nesta quarta-feira (29), a terceira geração do Renault Duster apareceu antes da hora em imagens vazadas na internet. Revela, assim, praticamente todo seu visual. Como era de se imaginar, a nova encarnação do SUV contará com muito do estilo do Bigster, conceito de um SUV de sete lugares apresentado dois anos atrás pela marca.

Como você deve saber, o Renault Duster é vendido em mercados da Europa como Dacia Duster. Afinal, ele nasceu como fruto de um projeto da marca romena da Renault voltada para mercados emergentes. É por isso que, nessas fotos, o novo Duster conta com os logotipos da Dacia, que recentemente passou por uma atualização para ficar mais moderno e ficando tão retilíneo quanto o design da nova geração do utilitário.

Você também pode se interessar por:

Visual do novo Renault Duster

As fotos do novo Renault Duster que você confere aqui foram publicadas pelo site Autocar India. Elas parecem ser capturas de tela de algum vídeo apresentado a executivos da Dacia. Mas a gente sabe como é comum esse tipo de material vazar a poucos dias ou mesmo horas da apresentação de um novo carro nos dias de hoje.

O que vale dizer de antemão é que o novo Duster ficará ainda maior que o SUV atual, porém mantendo seu estilo robusto. Algo, aliás, que está em seu DNA desde a primeira geração, lançada em 2010.

Embora tenha muito do estilo do conceito Bigster, o novo Duster teve seus traços relativamente suavizados, como é de praxe em carros de produção em série. Na dianteira, traz faróis com luzes diurnas em LED na forma da letra Y, interligados à grade frontal. Esta ficou um bocado mais fina que a do Duster atual.

No para-choque frontal, temos entradas de ar verticais alocadas nas extremidades da peça, numa posição mais alta. Logo abaixo delas ficam os faróis de neblina redondos. Na área central, temos uma grande tomada de ar ladeada por uma moldura pintada num tom de cinza escuro, recurso clássico para aumentar a robustez. O capô é bem demarcado por vincos em baixo relevo em forma de U.

De perfil, temos mais vincos bem destacados e uma silhueta mais quadrada. Destaque para os para-lamas traseiros encorpados, que ampliam a sensação de largura do novo Duster. O plástico preto que imita um snorkel nos para-lamas dianteiros continua, mas está um tanto maior.

Na traseira, temos talvez um dos pontos mais polêmicos do novo Duster, com as lanternas em forma de duas letras Y deitadas. Já a tampa do porta-malas tem um recorte quadrado na área da placa. Rack de teto e novas rodas fecham o conjunto. Sobre as barras de teto, aliás, elas terão um recurso similar do brasileiro Kardian, podendo virar transversais se o dono assim necessitar.

Motorização do novo Renault Duster

De acordo com a publicação indiana, a terceira geração do Renault Duster contará com três opções de motores: o 1.0 TCe turbo a gasolina – mesmo do Kardian, porém só a gasolina –, com 120 cv de potência nas versões de entrada; 1.2 TCe turbo híbrido de 140 cv nas intermediárias; o conhecido motor turbo 1.3 TCe de 170 cv com tecnologia flex (o mesmo disponível para o Duster atual) nas variantes topo de linha.

Para o mercado indiano, a Renault local afirma apostar em configurações híbridas e híbridas plug-in para a nova geração do Duster. A ideia é apostar em veículos com economia de combustível e boa autonomia, pois os motores diesel disponíveis por lá deixarão de ser oferecidos.

Para o mercado indiano, o novo Renault Duster está previsto para ser lançado no ano que vem como modelo 2025, podendo disputar mercado com modelos maiores e mais requintados, já que subirá de nível.

No Brasil, surpreendentemente, o novo Duster não deve pintar, pelo menos não como o conhecemos hoje. Em vez disso, a Renault lançará entre 2025 e 26 um SUV cupê que usa a mesma carroceria do Duster G3, porém com uma traseira exclusiva e outro nome. Tudo para conviver com o Duster atual, que será mantido em linha e, inclusive, terá seu visual renovado no ano que vem.

Comentários