Fiat Toro ganha motor da Rampage e mira Ford Ranger Black; veja preços
Já era esperado, mas agora é oficial. A Fiat Toro acaba de ganhar o motor Multijet 2.2 Turbodiesel, o mesmo que estreou no Brasil com a Ram Rampage. O propulsor passa a equipar as versões Volcano e Ranch da picape intermediária. Agora, a Toro abastecida com diesel passa a ter 200 cavalos de potência e 45 kgfm de torque.
Como a Mobiauto destacou na avaliação da Rampage diesel, o novo 2.2 turbodiesel passa a entregar mais potência que o antigo 2.0 turbodiesel, além de ser mais silencioso.
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Fiat Toro 2025 – preços e versões
- Fiat Toro Endurance – R$ 155.990
- Fiat Toro Freedom - R$ 165.990
- Fiat Toro Volcano flex – R$ 182.990
- Fiat Toro Ultra flex – R$ 194.490
- Fiat Toro Volcano diesel – R$ 206.990
- Fiat Toro Ranch diesel – R$ 224.990
Líder do segmento, a Toro agora oferta sua versão mais cara em R$ 224.990, acima dos R$ 219.990, cobrados pela Ford Ranger Black, que é uma picape média com dimensões maiores que a Toro. No entanto, nas versões Volcano e Ranch Diesel, o modelo italiano possui tração 4x4, algo que a Ford só passa a oferecer nas opções superiores da Ranger.
Além disso, a Toro passa a oferecer 30 cv a mais que a Ranger Black, a qual é equipada com motor 2.0 turbo diesel, que rende 170 cavalos de potência e 41,3 kgfm de torque.
Com a nova configuração, a versão Ultra passa a ser oferecida somente com motorização flex, ou seja, com o já conhecido 1.3 turbo, que passou por uma atualização por contra do Proconve, e entrega 176 cavalos de potência e 27,5 kgfm de torque. O câmbio é o automático de seis marchas.
Como é o motor 2.2 turbodiesel?
A nova usina da Fiat Toro possui uma capacidade de 2.184 cm³ de deslocamento, com quatro cilindros em linha. Não só isso, na Rampage, por exemplo, o torque máximo de 45 kgfm é entregue a 1.500 rpm, enquanto os 200 cv aparecem em 3.500 rpm. Para efeito de comparação ao 2.0 turbodiesel antigo, são 30 cv e 9,3 kgfm extras.
A Fiat ainda não revelou maiores detalhes sobre a capacidade do 2.2 turbodiesel na Fiat Toro, mas apostamos que certamente o tempo de aceleração e retomada deve ter sido reduzido em relação ao motor 2.0 turbodiesel antigo, que tinha 170 cv. No entanto, confirmou que a picape pode rodar a 120 km/h abaixo dos 1.500 rpm, ou seja, em baixa rotação - o que na prática deve favorecer menos ruído para a cabine.
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.