Fiat Titano: como são as quatro versões da picape no mundo

Picape média tem base chinesa, mas já tem passaporte francês, italiano e norte-americano
Diego Dias
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27.05.2024 às 14:54 • Atualizado em 12.11.2024
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Picape média tem base chinesa, mas já tem passaporte francês, italiano e norte-americano

A Fiat estreou na categoria de picapes médias neste ano com a nova Fiat Titano, caminhonete que vem para compor a gama da marca que já tinha Strada e Toro. A questão é que a Titano conta com várias facetas ao redor do mundo, afinal, agora a picape é vendida em quatro marcas: Changan, Peugeot, Fiat e Ram.

Vale lembrar que, independentemente de qual marca seja a picape, todas derivam diretamente da Changan Kaicheng F70. A caminhonete chinesa é o projeto original e foi lançada em 2019 com o nome de Changan Kaicene F70, ganhando ainda outros nomes como Kaicheng F70, F70 Hunter, entre outros nomes dependendo do mercado em que é comercializada.

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Changan Kaicene F70

Lançada em 2019, a Changan Kaicene F70 é mãe de todas as derivações da picape feita por outras fabricantes e que vieram mais tarde - que vamos detalhar adiante. Falando especificamente da Changan Kaicene F70, ela conta com faróis arredondados e grade dianteira maior que ostenta em letras garrafais o nome Kaicene na peça.

Por dentro, curiosamente, já trazia muito da identidade da Peugeot, sobretudo por conta do painel elevado e volante pequeno – algo totalmente alinhado ao conceito i-Cockpit da marca francesa. A motorização dos primeiros modelos era da Isuzu (marca parte da GM), contando com duas opções: 2.5 turbodiesel de 130 cv e 1.9 turbodiesel de 150 cv.

Recentemente a Changan Hunter foi apresentada com uma grande reestilização e motorização híbrida, que é composta por um motor 2.0 turbodiesel de 190 cv associado a dois propulsores elétricos. A caminhonete também receberá uma variante elétrica com mais de 400 km de autonomia.

Peugeot Landtrek

Dois anos depois da apresentação mundial da Changan Kaicene F70 a Peugeot revelou sua nova picape média, a Landtrek. Inicialmente era esperado que a Peugeot Landtrek fosse a nova picape para o segmento das médias no Brasil, mas com a criação da Stellantis após a fusão da FCA com a PSA os rumos mudaram e o modelo estreou no país com a marca Fiat – mais tradicional no segmento.

A Landtrek traz faróis alinhados ao design da Peugeot na época, vide os primeiros 2008 que tivemos no Brasil, se distanciando razoavelmente da Changan Kaicene F70 quando o assunto é visual. Por dentro basicamente mudava emblemas e revestimento dos bancos, enquanto debaixo do capô tem opções que vão do 2.4 turbo a gasolina com 210 cv e 32,6 kgfm ao 1.9 turbodiesel de 150 cv e 35,7 kgfm.

Fiat Titano

Lançada neste ano no Brasil, a Fiat Titano é basicamente um rebadge da Peugeot Landtrek, pois se diferencia por poucos detalhes no geral. Importada do Uruguai, basicamente a picape muda a grade dianteira com moldura cromada apenas na parte superior, enquanto o preenchimento tem peças retangulares e o logotipo Fiat por extenso. Na traseira a inscrição Fiat se faz presente na tampa da caçamba, com a cabine sendo idêntica e mudando também o emblema no volante.

Debaixo do capô está a maior alteração: nada de motor a gasolina 2.4 turbo ou 1.9 turbodiesel, já que a versão nacional conta com o mesmo motor 2.2 turbodiesel da Ducato, este importado da Itália. Assim, rende seus 180 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. Outra alteração foi a suspensão, segundo a marca, tudo para a picape ganhar maior capacidade para lidar com as vias malcuidadas país afora.

Ram 1200

A novidade mais recente, que foi apresentada na última semana, é a Ram 1200 – basicamente um rebadge da Fiat Titano para o México, que por sua vez é um rebadge da Peugeot Landtrek e que deriva do projeto da Changan Kaicene F70. Assim como já feito com a Titano, a Stellantis mudou a grade da Ram 1200, que ostenta o nome Ram centralizado adornado por duas inserções retangulares.

Curiosamente, a Ram 1200 utiliza o motor 2.4 turbo movido a gasolina utilizado em outros mercados, como África do Sul, que entrega 210 cv de potência e 31,2 kgfm de torque. Por lá a caminhonete terá versões também com cabine simples.

Detalhe ainda que, segundo o site AutoCosmos, a versão da Ram para a Fiat Titano será importada da China para o México. No caso da Titano vendida no Brasil, a caminhonete é trazida da fábrica da Nordex, no Uruguai. Vale lembrar que no mercado mexicano temos outras excentricidades como a Ram 700, nossa Fiat Strada, e a Ram 1000, que basicamente é um rebadge da nossa Fiat Toro.

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