Fiat Palio S10: como é a versão esportiva que não tivemos
Carro mais vendido do Brasil em 2014, o Fiat Palio sem dúvidas é um dos carros mais importantes já feitos pela marca italiana. Vendido entre 1996 e 2017 no mercado brasileiro, o Palio também foi comercializado em outros países, à exemplo da Índia, onde contou com uma versão de produção bastante limitada e que ainda tinha proposta esportiva, é o chamado Fiat Palio S10.
Lançado no início dos anos 2000 na Índia (provavelmente depois de 2001, ano no qual o Palio sofreu uma razoável reestilização), o Palio S10 foi basicamente uma edição especial esportiva do Palio GTX 1.6, mas que tinha como atrativo apenas a produção de 500 unidades e uma curiosa assinatura de Sachin Tendulkar, um famoso jogador de críquete da Índia.
Você também pode se interessar por:
- Fiat Palio 1.6 16v era o terror do VW Gol AP na década de 1990
- Fiat 125 anos: 10 carros icônicos da marca no Brasil
- Avaliação: Fiat Fastback Abarth em 7 detalhes incríveis e 4 vacilos
- Novo Fiat Argo? Grande Panda é revelado e dá dicas do futuro no Brasil
Como é o Fiat Palio S10?
Pois é, essa série especial do Palio foi comercializada no mercado indiano no início dos anos 2000 assinado por um atleta fora do mundo automobilístico, algo até incomum quando pensamos em carros de série especial assinada, mas o jogador de críquete era embaixador da marca. No Brasil, por exemplo, tivemos o Fiat Stilo Shumacher, que à época trazia o sobrenome do heptacampeão de Fórmula 1 – algo bem mais condizente para um carro esportivo.
Mas curiosidades da nomenclatura dessa série especial à parte, o que importa é que o Fiat Palio S10 foi o primeiro carro no estilo “hot hatch” na Índia. Isso porque somava seu baixo peso a um desempenho elogiável de seu motor 1.6 16V naturalmente aspirado debaixo do capô, que entregava saudáveis 100 cv de potência a 5.500 rpm e 13,97 kgfm de torque a 4.250 rpm - embora desde 1.500 rpm o torque já aparecesse bastante, segundo publicações de época.
Embora não tenha sido possível encontrar informações, tudo indica que se trata do mesmo motor 1.6 Torque utilizado no Palio 16V vendido a partir de 1996 no Brasil, que era famoso pelo ótimo desempenho também. Dados de fábrica do hatch nacional indicavam à época aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 9,5 segundos e velocidade máxima de 188 km/h – números bem animadores na segunda metade da década de 1990.
Apesar do Palio S10 compartilhar o mesmo motor 1.6 com o Palio Stile comercializado no mercado indiano, ele trazia algumas alterações interessantes promovidas pela engenharia da Fiat. Equipado com transmissão manual de cinco velocidades, a configuração esportiva buscava justificar sua proposta com escapamento de maior fluxo, além de relações de marchas mais curtas (na 3ª e 4º). No caso do câmbio, é algo semelhante ao que vemos com o Uno Sporting 1.4 que foi vendido no Brasil, que tinha relações diferentes da versão 1.4 Attractive básica.
Já quando o assunto é o visual, o Palio S10 se destacava (e não tinha como ser diferente) pela chamativa cor amarela batizada no catálogo de Canary Yellow. Outros pontos interessantes que deixam a configuração com estilo próprio é o spoiler de teto e as rodas de liga-leve de cinco raios de 14 polegadas. O logotipo 100 16V em vermelho marca os para-lamas dianteiros, enquanto a assinatura Sachin Tendulkar surge em diversas partes da carroceria.
Na cabine a maior diferença era o revestimento mais bem cuidado dos bancos, que traziam acabamento em veludo, sem contar que trazia o logotipo S10 da série especial nos encostos. Duas plaquetas estão inseridas dentro do carro, uma delas na porta dianteira esquerda e outra na soleira do porta-malas, ambas informando o número do carro, uma tradição em séries especiais numeradas.
Volante
e a alavanca de câmbio contavam com revestimento em couro, enquanto os três
pedais traziam material antiderrapante – algo necessário em um carro de tocada
mais esportiva. Curiosamente, o sistema de som composto por seis alto-falantes
tinha alguns dos componentes importados do Brasil. O painel de instrumentos da
Veglia Borletti tinha iluminação em verde, idêntico ao do Fiat Palio 16V que
foi vendido no Brasil.
Fotos: Flickr; The Automotive India
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.