Esse VW Virtus rodou quase 650.000 km sem trocar nada no motor TSI

História do Virtus 2019 começou em locadora de veículos com quilometragem próxima dos 45.000 km
Vinicius Moreira
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23.01.2025 às 22:10 • Atualizado em 03.02.2025
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História do Virtus 2019 começou em locadora de veículos com quilometragem próxima dos 45.000 km

Imagine que você está à procura de um Volkswagen Virtus e encontra uma unidade com mais de 600.000 km rodados. Com o mesmo motor de quando o sedan saiu de fábrica e sem qualquer retoque no propulsor ou câmbio. Acredite, esse Virtus existe e, por onde ele trafega, não é tão difícil achar outras unidades do sedan nessa condição.

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Depois de ver um vídeo no perfil @carroperfeito, a Mobiauto decidiu encontrar o dono de um VW Virtus no qual o hodômetro marcava 647.613 km rodados. Nas imagens, quem está gravando afirma que o motor 1.0 TSI de três cilindros está intacto, assim como o câmbio automático de seis marchas.

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Difícil de vender um carro assim, não é mesmo? Não para Junior Oliveira, morador de Ibititá (BA). Ele é o responsável por ter gravado o vídeo e afirma que as imagens foram feitas no dia em que ele vendeu o seu Virtus Comfortline 2019, em maio de 2024.

Mas para entender toda essa façanha, é preciso voltar desde o início, quando o Oliveira comprou o Virtus. Junior adquiriu o sedan com cerca de 45.000 km da Localiza em agosto de 2021. Ou seja, antes disso, o sedan tinha uma média de 27.000 km por ano, 2.250 km por mês e 75 km por dia. Já uma média alta.

Isso significa que no período de 21 meses em que ficou com o carro, Junior rodou um pouco mais de 602.000 km com o Virtus.

O carro foi comprado para transporte de passageiros entre a cidade de Ibititá e Salvador (BA). De acordo com o ex-dono do Virtus, o percurso diário em média era de 1.050 km, de segunda a sábado (domingos algumas vezes). A depender do mês, o Virtus somava entre 20.000 e 25.000 km mensais.

Manutenção

O que se tornou uma experiência boa com o VW Virtus poderia não ter sido assim. Um problema na turbina levou Junior de volta para questionar a Localiza na semana da compra. Como o carro estava na garantia, a troca do item foi feita sem custos.

Questionado sobre a periodicidade da manutenção no Virtus, Junior contou como se programava. “Manutenção semanal, não por quilometragem. A gente já trocava o óleo, filtro (óleo), filtro de combustível as vezes e filtro de ar”, explicou. Ele também ressaltou que não mexeu no motor enquanto usou o carro. “Nem no motor, nem na caixa [de câmbio]. Na caixa de câmbio, eu não troquei nem o óleo.”

No período com o carro, Junior afirma ter trocado os amortecedores, buchas de suspensão, velas e bobinas da vela. Além da correia dentada com 130.000 km e posteriormente a bomba d’água de forma preventiva.

A bomba de combustível e o alternador também deram dor de cabeça. No caso da bomba de alta, o Virtus somava 280.000 km.

Vale ressaltar que o Virtus TSI de Junior não é o único nessa condição. “Aqui (Ibititá e região) tem três carros [Virtus], todos eles estão acima dos 300.000 km e nenhum deles teve dor de cabeça com questão de motor nem câmbio”, revelou.

Consumo

Antes de ter problema com bomba de alta, Junior só abastecia o Virtus com etanol. De acordo com ele, a média diária atingida era de até 12 km/l no combustível renovável. Após isso, o tanque do sedan só recebeu gasolina para uma média de até 16 km/l.

Para a versão Comfortline do Virtus 2019 com motor 200 TSI, a média aferida pelo Inmetro foi de 7,8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol e 11,2 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina.

Nessa configuração, o Virtus vem equipado com motor 1.0 turbo flex de três cilindros que rende até 128 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, combinado com câmbio automático de seis trocas.

Foi difícil vender?

O carro pode estar com a parte mecânica aparentemente boa e a lataria com pequenos retoques, mas se o hodômetro marca um número alto na quilometragem, o comprador geralmente dá um passo atrás. Não foi o caso de Junior. “Eu vendi para uma pessoa que já conhecia o carro. Fiz uma troca, comprei uma Chevrolet S10”, contou.

Por conta da troca com revendedor e quilometragem, o valor do Virtus saiu por R$ 60.000, abaixo dos R$ 74.704 da tabela fipe em maio de 2024. Mas com tudo aquilo que foi rodado, dá para avaliar como um bom negócio, não?

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