Enquanto Toyota Etios aguarda a morte, Yaris será renovado

Compactos compartilham plataforma e linha de produção, mas enquanto um receberá um facelift, o outro será aposentado
LF
Por
17.02.2021 às 18:27
Compactos compartilham plataforma e linha de produção, mas enquanto um receberá um facelift, o outro será aposentado

A Toyota tentou um verdadeiro “pulo do gato” no mercado brasileiro em 2018, quando lançou no país a família Yaris, formada por um hatchback e um sedan compactos com pegada mais premium, na medida para encarar os irmãos VW Polo e Virtus.

Isso porque a dupla, cujo projeto é originário da Tailândia, aproveita a mesmíssima plataforma EFC do Etios, lançado aqui em 2012. Esta base, aliás, existe desde 2010 na Índia, quando o Etios foi lançado, e deriva de outra matriz, a NBC, que - acredite ou não - é do final dos anos 90.

Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe

Compactos compartilham plataforma e linha de produção, mas enquanto um receberá um facelift, o outro será aposentado

Em outras palavras, a marca japonesa aproveitou uma matriz existente já há muitos anos e de baixo custo para lançar dois produtos com proposta premium e tíquete médio mais elevado que o do Etios. 

O parentesco entre os modelos pode ser comprovado quando observamos que tanto o Yaris hatch quanto o sedan possuem os mesmos 2.550 mm de entre-eixos do Etios Sedan. Os motores 1.3 e 1.5 também são compartilhados.

Compactos compartilham plataforma e linha de produção, mas enquanto um receberá um facelift, o outro será aposentado

Etios e Yaris conviveram em nosso mercado por quase três anos, mas agora a fabricante parece ter decidido continuar com apenas uma deles em linha. E será o Yaris. A fabricação do Etios, inclusive, será encerrada muito breve (se é que já não foi) para dar espaço à montagem do SUV compacto-médio Corolla Cross, previsto para chegar às lojas no fim de março. 

Leia também: 15 ótimos carros usados pelos R$ 40 mil de um Kwid ou Mobi novos

Compactos compartilham plataforma e linha de produção, mas enquanto um receberá um facelift, o outro será aposentado

A aposentadoria definitiva de Etios hatch e sedan ficará à mercê, obviamente, da retirada dos modelos do catálogo da marca, algo que só deve acontecer quando as últimas unidades em estoque forem vendidas pelas concessionárias. Mas não deve passar deste ano.

Já o Yaris será renovado pela Toyota, conforme mostram registros de patente divulgados nesta quarta-feira (17) pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). As mudanças serão sutis e concentradas basicamente na grade e no para-choque dianteiro.

Leia também: Dinossauros sobre rodas: os carros mais antigos ainda à venda no Brasil

Compactos compartilham plataforma e linha de produção, mas enquanto um receberá um facelift, o outro será aposentado

A primeira ganhará um formato de carretel, tendo como provável inspiração o desenho de modelos da Lexus, marca de luxo da Toyota. Além disso, o nicho dos faróis de neblina receberá um novo recorte, maior e em formato de vírgula invertida.

Traços de faróis e topo da grade, onde fica posicionada a insígnia da marca nipônica, aparentemente seguirão inalterados, mas o esboço exibe um conjunto óptico dianteiro do tipo full-LED, indicando o uso da tecnologia pelo menos nas versões de topo do compacto.

Leia também: Avaliação: carro elétrico mais vendido no Brasil é enorme e sem retrovisor

Compactos compartilham plataforma e linha de produção, mas enquanto um receberá um facelift, o outro será aposentado

Também há patentes registradas do novo Yaris Sedan. Em relação ao hatch, no balanço dianteiro, a única diferença visual está nas divisórias da grade, que continuarão sendo por barras horizontais no três-volumes e do tipo colmeia no irmão de dois volumes.

Nas laterais e na traseira não identificamos modificações, mas outra possível atualização está no arranjo interno de iluminação das lanternas, que devem ganhar guias de LED. Até as rodas de liga leve com seis raios duplos que aparecem nas patentes já são conhecidas da gama atual.

Leia também: Os 20 carros com motor turbo mais vendidos no Brasil

Compactos compartilham plataforma e linha de produção, mas enquanto um receberá um facelift, o outro será aposentado

Por dentro, a renovação deve ser igualmente discreta e sutil, incluindo possivelmente a central multimídia com projeção de celulares de Corolla e Corolla Cross, além de novas opções de revestimentos para os bancos.

A motorização 1.5 de 105/110 cv (gasolina/etanol) deve ser mantida, com câmbio manual ou CVT. Já a configuração 1.3 deve ser retirada de catálogo. A chegada do novo Yaris deve ocorrer ou no fim deste ano ou, mais provável, no primeiro trimestre de 2022, como linha 2023. 

Você também pode se interessar por:

Toyota Corolla Cross já tem fila antes da pré-venda com sinal de R$ 5.000
Corolla Cross terá porta-malas menor no Brasil, mesmo com truque
Avaliação: como anda o Toyota Corolla híbrido flex com etanol
Corolla ganha versão esportivada GR-S que a nova Hilux descartou
Comparativo: vale gastar o dobro de um Corolla em um Camry?

Mobiauto: um jeito inteligente de comprar e vender carro

Comentários