De trava a GPS: os 5 acessórios indispensáveis para sua moto
Andar de moto é bom, é muito bom! Mas para ser ainda melhor, são necessários acessórios que não só incrementam a sua moto, mas também a tornam mais segura.
Por isso aqui na Mobiauto, listamos cinco acessórios que sua moto obrigatoriamente tem que ter.
Você também pode se interessar por:
- Câmbios de motos: quais são e como funcionam?
- Honda CB650R com embreagem eletrônica é tão prática quanto um scooter
- Nova Yamaha Teneré 700 já tem data para chegar às concessionárias
- Honda PCX chega à linha 2026 com nova opção de cores; veja preços e versões
1 – Trava de roda ou guidão
Recentemente, eu tive duas motos furtadas, na verdade uma só, a outra não foi levada, apenas houve a tentativa. Uma CG Start, que o meliante estourou o miolo e só não levou porque não conseguiu estourar a trava do guidão, mas “invalidou” a moto, uma vez que teve que voltar de guincho para a concessionária.
Apenas dois dias depois, uma CG Fan foi furtada, o ladrão agiu tão de forma tão ágil que ligou a moto e foi embora com mais rapidez do que eu faria com a chave.
Nada disso teria acontecido se eu tivesse com uma trava na moto. Existem diversos tipos, mas as mais eficientes são as travas de guidão, que travam o manete de freio e o acelerador em conjunto com a trava de disco de freio ou roda.
Vai evitar o furto? Depende! Se o ladrão quiser roubar, ele vai roubar de qualquer jeito. Mas como esses elementos não gostam de dificuldade, ter uma trava na moto com certeza vai evitar de ter o seu bem subtraído.
2 – Protetor de carenagem
Pode parecer uma grande frescura, mas com o preço das carenagens plásticas cada vez mais caras e nas scooters cada vez mais envolventes, ter um protetor de carenagem e motor é um investimento que com certeza custará menos do que comprar um kit original de peças plásticas para colocar na sua moto.
Não é em todas as motos que o item combina, mas entre acabar com uma carenagem ralada em uma simples queda, ou ter a moto parecendo uma versão “adventure” adaptada, eu prefiro a segunda opção. Existem protetores para todas as motos e de diversas marcas, basta escolher a que caiba no seu bolso e realmente proteja sua moto.
3 – Baú de carga
Há quem ame e há quem odeie, mas independente do sentimento, fato é que ter um baú na moto ajuda muito! Seja apenas para guardar o capacete, luvas e capa de chuva, ou até para aquela rápida passada no mercado para comprar algum item para incrementar o jantar.
Existem diversos modelos de diferentes tamanhos e até materiais, os mais populares são os de plástico, mas os de alumínio dão um charme diferenciado para alguns modelos de motos.
4 – Sistema GPS
Tudo bem que a gente concorda que motociclista raiz, se guia pelas placas, estuda o caminho em casa ou leva consigo o bom e velho guia. Mas com sistemas cada vez mais avançados de GPS, seja com navegação apenas pelas setas ou com telas que espelham Android Auto e Apple Carplay, se comportando como multimídias iguais às dos automóveis, não faz sentido não investir em um desses.
Tem modelos e preços para todos os bolsos e com certeza farão sua viagem muito mais tranquila.
5 – Cavalete central
Algumas motos já trazem o cavalete, que permite que a moto fique em uma posição estável e reta. Ainda que muita gente não o utilize no dia a dia, quem viaja e coloca acessórios como alforjes laterais nas motos, vê o acessório como essencial, pois ajuda a equilibrar o peso e até no embarque da moto.
Colocar o cavalete na moto é um processo simples e não requer ferramental especializado, qualquer chave de boca e um pouco de paciência permite que seja instalado e facilite a vida do piloto, seja viajante ou apenas um usuário que quer parar sua moto com mais estabilidade e estilo.
Por Carlos Mattos
