Conheça os SUVs que botarão respeito no mercado brasileiro em 2026
2026 chegou e, aproveitando o novo ano, as montadoras também prometem novos modelos a serem lançados até dezembro.
Entre anúncios e previsões já divulgados, fica nítido que a maioria das marcas está concentrando seus investimentos em SUVs.
Você também pode se interessar por:
- 25 SUVs que serão lançados no Brasil em 2026
- 5 SUVs automáticos flex mais baratos que um Renault Kwid 0 km
- 5 hatches automáticos e econômicos que custam menos de R$ 55 mil
- 10 carros automáticos por até R$ 30 mil
A estratégia está longe de ser à toa ou coincidência. Estamos falando da categoria que mais emplaca carros no país, representando mais de 50% das vendas totais de veículos no mercado brasileiro.
Diante dessa nova leva de SUVs, nós, da Mobiauto, selecionamos aqueles que prometem impor respeito no mercado automotivo nacional, seja pelo potencial de vendas, seja pelo posicionamento no catálogo de cada marca. Confira.
Caoa Chery Tiggo 5X
Reprodução/Mobiauto
O modelo passou por uma reestilização que renovou seu visual. A dianteira agora traz faróis mais finos com iluminação full LED e uma grade de desenho mais robusto, com detalhes cromados.
As mudanças também aparecem na traseira, onde as lanternas passam a ser interligadas por uma barra luminosa que atravessa toda a tampa do porta-malas.
No interior, a evolução é significativa, com destaque para a grande tela de 20,5 polegadas, que reúne o painel de instrumentos e a central multimídia em um único conjunto.
Junto a todas essas novidades, o Tiggo 5X passa a contar também com a adição de uma versão HEV, híbrida plena, que deve utilizar o mesmo conjunto visto no Omoda 5. O sistema combina um motor 1.5 turbo a gasolina com um propulsor elétrico, entregando 224 cv de potência combinada.
Caoa Chery Tiggo 9
Reprodução/Mobiauto
Para o segmento de SUVs de grande porte, diferente do Tiggo 5X, que atua entre os compactos, a Caoa Chery prepara o Tiggo 9, confirmado oficialmente para chegar ao Brasil ainda este ano.
Com o peso de ser o SUV topo de linha da marca no país, o modelo contará com opções de até sete lugares, mirando rivais como o Toyota SW4, por exemplo.
Suas dimensões reforçam essa proposta. São 4,82 metros de comprimento, 1,93 metros de largura, 1,69 metros de altura e 2,82 metros de entre-eixos.
Na dianteira, a grade ampla traz desenhos que criam um efeito tridimensional, acompanhada por faróis de LED afilados e iluminação DRL que contorna as entradas de ar. Na traseira, as lanternas são interligadas por uma barra de LED.
O interior aposta em um alto nível de sofisticação, com telas amplas, central multimídia de 15,5 polegadas, teto solar, acabamento premium e bancos com sistema de massagem.
Sob o capô, o Tiggo 9 será equipado com um conjunto híbrido plug-in, que combina um motor 1.5 turbo a dois motores elétricos, entregando 500 cv de potência combinada.
Nissan X-Trail
Reprodução/Mobiauto
Durante o evento de lançamento do Nissan Kait, no final do ano passado, a marca aproveitou a ocasião para anunciar a chegada do X-Trail ao Brasil. O modelo terá a responsabilidade de carregar o título de SUV mais caro da Nissan no país.
Posicionado de forma premium no catálogo da marca, o X-Trail combina robustez e modernidade no visual. A dianteira traz uma grade ampla em formato de V com linhas horizontais, além de faróis afilados divididos em dois níveis, com luzes diurnas na parte superior e os faróis principais na parte inferior. Já a traseira adota lanternas em formato de bumerangue e para-choque com aplique em tom cinza, alinhados à nova linguagem visual da marca.
Em termos de dimensões, o modelo mede 4,68 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,73 metro de altura e 2,71 metros de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade de 575 litros.
A motorização é híbrida, sendo o primeiro modelo da Nissan no país a adotar esse tipo de conjunto. Sob o capô, há um motor 1.5 a gasolina que atua como gerador de energia para a bateria. O sistema entrega 213 cv de potência e 25,5 kgfm de torque.
Renault Koleos
Reprodução/Mobiauto
A Nissan não é a única a apostar em um estreante híbrido. A Renault prepara para este ano o seu primeiro SUV com esse tipo de motorização no Brasil. O modelo combina um motor 1.5 turbo a gasolina com um sistema elétrico, entregando 234 cv de potência e 32,6 kgfm de torque. O câmbio é o DHT, com três marchas físicas.
O visual é moderno e sofisticado, seguindo a linguagem global da marca. Na dianteira, a grade ampla e cromada chama a atenção e traz ao centro a nova identidade visual da Renault. O conjunto é complementado por faróis full LED, detalhes em preto brilhante e um porte robusto, com claro posicionamento de topo de linha, inclusive acima do Renault Boreal, lançado em 2025.
Na traseira, o SUV segue a tendência das lanternas interligadas e conta com um pequeno aerofólio na mesma cor da carroceria.
O interior mantém a proposta sofisticada, com acabamentos sensíveis ao toque e três telas de 12,3 polegadas, sendo uma para o painel de instrumentos, outra para a central multimídia e a terceira dedicada ao passageiro.
Suas dimensões são de 4,77 metros de comprimento, 1,89 metro de largura, 1,69 metro de altura e 2,84 metros de entre-eixos.
Jeep Avenger
Reprodução/Mobiauto
Diferentemente do X-Trail e do Koleos, a estratégia da Stellantis com o lançamento do Jeep Avenger é outra. A ideia é transformar o modelo no SUV mais vendido da marca Jeep no Brasil. Para isso, o Avenger será o modelo de entrada da montadora, posicionado abaixo do Renegade e com preço mais acessível.
Apresentado oficialmente no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2025, o Avenger aposta em um visual robusto, mesmo sem ser um SUV de grandes dimensões. Sem medidas oficiais confirmadas para o mercado brasileiro, a referência fica com o modelo europeu, que mede 4,08 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,53 metro de altura e 2,56 metros de entre-eixos.
O visual segue a identidade tradicional da Jeep, com a clássica grade dianteira de sete fendas, linhas mais quadradas e musculosas, faróis afilados com assinatura em LED e para-choques e para-lamas de desenho robusto.
Na traseira, as lanternas em formato de X reforçam o estilo característico da marca. Por dentro, o ambiente é mais minimalista, com painel de instrumentos e central multimídia flutuantes, além de integração com o ChatGPT.
A motorização será a mesma já utilizada em modelos da Stellantis, como Fiat Pulse, Fiat Fastback e Peugeot 2008. Trata-se do motor 1.0 turbo flex de 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio CVT. Também é esperada uma versão com sistema híbrido leve de 12V.
Volkswagen Tiguan
Divulgação/Volkswagen
O já conhecido Volkswagen Tiguan ganhará uma nova geração em 2026, que será importada do México e chegará com diversas novidades visuais.
O modelo deve adotar um visual mais tecnológico e refinado, com faróis e lanternas de LED interligados, característica que já pode ser observada nos flagras do SUV em testes no Brasil.
Apesar das mudanças estéticas, as dimensões permanecem as mesmas. O Tiguan segue com 4,77 metros de comprimento, 1,85 metro de largura, 1,66 metro de altura e 2,79 metros de entre-eixos.
A motorização ainda não foi confirmada oficialmente, mas a expectativa é que utilize o mesmo conjunto do Golf GTI, com motor 2.0 TSI de 265 cv de potência.
Jaecoo 5
Apesar de ser classificado como um SUV compacto, o Jaecoo 5 aposta em um visual que foge dessa proposta, com linhas angulares e aparência robusta, passando a impressão de um modelo maior do que realmente é.
A dianteira traz grade frontal com linhas verticais, capô elevado e faróis de LED afilados com detalhes escurecidos.
Suas dimensões são de 4,38 metros de comprimento, 1,86 metro de largura, 1,65 metro de altura e 2,62 metros de entre-eixos.
A motorização é híbrida plena, combinando um motor 1.5 TGDI a gasolina com um motor elétrico, entregando 224 cv de potência e 30 kgfm de torque, o mesmo conjunto utilizado no Omoda 5.
Jaecoo 8
Reprodução/Mobiauto
Embora seja irmão de marca do Jaecoo 5, o Jaecoo 8 segue uma proposta diferente. A relação entre os dois é semelhante à que existe entre Tiggo 5X e Tiggo 9, com um modelo compacto e outro posicionado como topo de linha.
O Jaecoo 8 ocupa a faixa premium, com visual robusto e luxuoso. O modelo traz uma grande grade com elementos verticais cromados, faróis afilados e um para-choque de desenho elaborado.
Em termos de tamanho, são 4,82 metros de comprimento, 1,93 metro de largura, 1,70 metro de altura e 2,82 metros de entre-eixos, com capacidade para até sete ocupantes. Com os bancos rebatidos, o porta-malas pode chegar a 738 litros.
A motorização é híbrida plug-in, combinando um motor 1.5 turbo a dois motores elétricos, resultando em 500 cv de potência combinada.
SUV híbrido da Volkswagen
Projeção de Lucas Frasson/Copilot
A Volkswagen confirmou que, ainda neste ano, lançará um SUV híbrido no Brasil. O modelo será construído sobre a plataforma MQB37 e fabricado no Polo Automotivo de São Bernardo do Campo, em São Paulo, conforme apuração da Mobiauto.
Ainda não há confirmação oficial sobre qual será o modelo, mas internamente o projeto é conhecido como Saga, anteriormente chamado de Nivus NF.
Já desenvolvido sobre a nova plataforma da marca, o SUV terá motorização híbrida baseada no motor 1.5 TSI Evo2, o mesmo utilizado pelo Golf GTE na Europa. O conjunto trabalhará em parceria com um sistema MHEV de 48V, fornecido pela Audi, entregando 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque.
Com a adoção da nova plataforma e tomando as dimensões do Nivus (que carregava o nome do projeto) como referência, o modelo deverá crescer em tamanho, se posicionando como um SUV de porte médio.
Por Pedro Rocha
Pedro Rocha é formado em Jornalismo, na Anhembi Morumbi, em São Paulo. É um amante de carros e contribuiu com Mobiauto durante 2024.
