Como os carros autônomos vão modificar o semáforo que conhecemos

Com o objetivo de diminuir os acidentes, universidade dos EUA estuda a possibilidade de adotar uma luz adicional branca nos faróis de sinalização
LF
Por
14.06.2023 às 08:30
Com o objetivo de diminuir os acidentes, universidade dos EUA estuda a possibilidade de adotar uma luz adicional branca nos faróis de sinalização

Desde pequenos, somos acostumados a ver o semáforo com três cores: verde, representando que os carros podem seguir; amarelo, que indica atenção; vermelho, sinalização para parar. Porém, com tanta tecnologia nova no mercado automotivo, especialmente o advento dos carros autônomos, o jeito de interagirmos com o trânsito vai mudar e as cores dos faróis de trânsito também.

Quem está por trás dessa mudança são pesquisadores do Estados Unidos, mais especificamente da Universidade Estadual da Carolina do Norte. A ideia é manter as três cores tradicionais já existentes, porém incluindo uma quarta cor de sinalização, que seria uma luz branca.

Você pode se interessar por:

Todo o estudo e a ideia de implementar uma quarta luz possuem o objetivo de facilitar a integração de carros autônomos com carros guiados. Caso você não conheça muito bem sobre veículos autônomos, a Mobiauto já explicou os cinco níveis de autonomia dos carros.

Basicamente, um veículo autônomo não necessita de ação humana para ser conduzido. O passageiro precisa somente colocar o endereço de destino desejado e, a partir de Inteligência Artificial, câmeras e sensores conseguem fazer o veículo se conduzir ao destino automaticamente, interagindo com outros carros e, pedestres e ciclistas usando como referência placas, pinturas e outras sinalizações de trânsito.

Anuncie seu carro na Mobiauto

É aí que pode entrar a luz branca dos semáforos: quando ela estiver acesa e o carro autônomo estiver andando, o veículo guiado que vem atrás também deve continuar em movimento. Agora, se a luz branca estiver acessa e o carro autônomo parar, o veículo de traz também deve parar, mesmo independentemente de qual.

Uma pesquisa simples na internet é capaz de mostrar diversos acidentes envolvendo carros autônomos, muito por causa dos motoristas não saberem como reagir ao encontro desse tipo de veículos. Com essa tecnologia nova, a expectativa é aumentar a segurança tanto de passageiros de carros autônomos quanto de motoristas de veículos ao redor, assim como o fluxo no trânsito

Comentários