Como o irmão do velho VW Passat ajudou a inspirar os novos Audi Sportback

Passat nacional foi inspirado no Audi 80, mas seu irmão bombado Audi 100 foi o responsável por idealizar as linhas usadas até os dias de hoje pela marca alemã
Renan Bandeira
Por
25.06.2021 às 10:43 • Atualizado em 08.07.2021
Passat nacional foi inspirado no Audi 80, mas seu irmão bombado Audi 100 foi o responsável por idealizar as linhas usadas até os dias de hoje pela marca alemã

A relação entre Volkswagen e Audi começou lá atrás, na década de 1960, quando a fabricante de Wolfsburg iniciou o processo de compra da montadora de Ingolstadt. 

Daí em diante, as fabricantes começaram a compartilhar estrutura, motores, tecnologias e até design, que puderam ser vistos já na virada para a década de 1970 - e que podem ser observadas até os dias de hoje.

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

Sob o guarda-chuva da Volkswagen, a Audi teve força para alavancar seus projetos e lançou os modelos Audi 60, Audi 75, Audi 80 e Audi 100, que foram todos apresentados naquela época. 

Passat nacional foi inspirado no Audi 80, mas seu irmão bombado Audi 100 foi o responsável por idealizar as linhas usadas até os dias de hoje pela marca alemã

Para o mercado brasileiro, a VW aproveitou a plataforma do 80 e construiu o Passat, que contava com a estrutura do Audi até a coluna B, mas trocava o visual três-volumes pelo caimento fastback - que fez sucesso no Brasil.

A receita era basicamente a mesma aplicada no irmão maior A100 Coupé da primeira geração: fortes vincos na carroceria e terceira coluna com queda bem marcada. A diferença é que as linhas do “Passatão bombado” feito pela Audi eram mais fluidas e arredondadas, sinalizando seu desenho cupê.

Leia também: Motor VW EA111, usado por Gol, Kombi, Golf e Audi, morrerá após 25 anos

Passat nacional foi inspirado no Audi 80, mas seu irmão bombado Audi 100 foi o responsável por idealizar as linhas usadas até os dias de hoje pela marca alemã

Segundo a marca das quatro argolas, essas foram as características resgatadas para os desenhos atuais.

“Do caimento acentuado da coluna C do Audi 100 Coupe que veio a inspiração para traçar as linhas dos sedans e SUVs da linha Sportback vendidos atualmente”, contou o designer brasileiro da marca, Maurício Monteiro. 

Enquanto foi produzido, de 1969 a 1976, o Audi 100 carregou o sobrenome “Coupé”. Décadas depois, a fabricante adotou outro termo, o “Sportback”, para se referir aos modelos com carroceria de mesma identidade.

Passat nacional foi inspirado no Audi 80, mas seu irmão bombado Audi 100 foi o responsável por idealizar as linhas usadas até os dias de hoje pela marca alemã

O desenho estrutural, que de início era uma variação apenas dos sedans, tomou novos rumos com o boom dos SUVs na última década, e o catálogo “Sportback” da Audi foi tomado pelos utilitários esportivos acupezados, os populares “SUVs cupês”. 

Neste ano, por exemplo, a marca lançou RS Q3 Sportback (janeiro), e-tron S Sportback (maio) e Q5 Sportback (junho), mostrando que o design quinquagenário faz sucesso entre os clientes da marca até os dias atuais.

Leia também: Novo Audi Q5 e Q5 Sportback: preços, itens de série e versões

Durante a pré-venda da família de SUVs médios Q5, por exemplo, das 823 unidades comercializadas, a derivação Sportback representou 41% dos faturamentos, mesmo sendo R$ 25.000 mais cara que a convencional.

Passat nacional foi inspirado no Audi 80, mas seu irmão bombado Audi 100 foi o responsável por idealizar as linhas usadas até os dias de hoje pela marca alemã

Aqui temos uma magia dupla para os Sportback: de um lado, fascinam o público, que enxergam nos modelos com essa carroceria uma pegada mais esportiva do que um SUV ou sedan convencional conseguiriam passar. Por isso, aceitam pagar uns vinténs a mais por eles, o que se converte em maior rentabilidade para a fabricante.

Tudo isso com um dedinho de contribuição do velho e bom Passat.

Você também pode se interessar por:

Crise de semicondutores vai longe e deixará carros ainda mais caros
Tecnologia vai mudar design dos carros como você nunca viu
Por que só a Fiat cresce enquanto rivais patinam na pandemia
Carro que você compra tem quase 300 impostos e taxas embutidos


Comentários