Como o Dolphin Mini mudou de identidade para fazer sucesso no Brasil
O BYD Dolphin Mini foi lançado em fevereiro de 2024 com o foco de ser o elétrico mais vendido do país. Meses depois a estratégia deu certo e o modelo teve 21.966 unidades emplacadas. Para conseguir atingir o sucesso, o modelo contou com preço competitivo, além de uma mudança de identidade.
Isso porque na China e em outros mercados o hatch conta com outro nome: “Seagull”. A mudança para “Dolphin Mini” foi ideal no Brasil, visto o sucesso que o BYD Dolphin já fazia em nosso país. Apesar do nome em comum de forma parcial, a única familiaridade dos dois é por compartilharem a plataforma e-platform 3.0.
Você também pode se interessar por:
- Chevrolet Spark: rival do Dolphin é SUV elétrico menor e mais fraco que Onix
- BYD Dolphin Mini já vende mais que Fiat Mobi no mercado de varejo
- Leapmotor lança compacto elétrico mais barato que BYD Dolphin Mini
- Jaecoo J7 faz 58,6 km/l e roda tanto quanto BYD Dolphin Mini no modo elétrico
Dissecando ainda mais os números de venda, das 21.966 unidades, 13.656 emplacadas foram da configuração de quatro lugares. Já os demais 8.310 veículos são da configuração de cinco lugares lançada um pouco mais tarde, em julho de 2024. Os números de vendas apresentados nessa reportagem são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Chegou depois e fez sucesso
Como falamos, o Dolphin Mini de cinco lugares foi lançado ao país em um segundo momento. Seu valor era de R$ 119.800 (R$ 4.000 mais caro que a versão de quatro lugares). Contudo, isso não foi empecilho para o hatch e a média mensal de ambas as versões acaba nos indicando isso.
Lançado em fevereiro, se consideramos de março até dezembro, o Dolphin Mini de quatro lugares tem uma média de 1.366 unidades vendidas por mês. Já a versão de cinco lugares, lançada em julho, se consideramos de agosto a dezembro a média mensal é de 1.662, assim sendo superior a configuração de entrada nas vendas.
Os números do Dolphin Mini são ainda mais impactantes se compararmos as vendas do modelo com o hatch de entrada da GWM, o Ora 03. Em 2024 o Ora 03 vendeu 6.326 carros, um número menor que as duas versões do Dolphin Mini isoladas.
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.
