Como é o novo Toyota Corolla Cross que vem ao Brasil

SUV médio ganhou novo visual na dianteira e traz abafador de escapamento mais disfarçado
Diego Dias
Por
09.02.2024 às 19:35
SUV médio ganhou novo visual na dianteira e traz abafador de escapamento mais disfarçado

Apresentando mundialmente há quatro anos e presente no Brasil desde março de 2021, o Toyota Corolla Cross sem dúvidas conquistou o mercado nacional, tanto que é o segundo SUV médio mais vendido por aqui. Com esse tempo ele já pedia por mudanças, que chegaram em uma atualização visual revelada ao mundo na Tailândia - e que não deve demorar para desembarcar por aqui.

Vale lembrar que o Toyota Corolla Cross nunca foi unanimidade quando o assunto era seu desenho, com alguns criticando a enorme grade bicuda com faróis afilados e outros por conta do seu escapamento, que conta com abafador proeminente e que acabou sendo motivo de crítica pesada para o SUV médio. Confira agora o que mudou no novo Corolla Cross 2025.

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Como é o visual do novo Corolla Cross

A principal alteração visual nesta reestilização do novo Corolla Cross está na dianteira, onde o utilitário trocou a imensa grade dianteira preta por outra mais integrada ao visual do SUV. O mais interessante é que a nova traz desenhos em relevo em colmeia, que depois se transformam em aberturas para a tomada de ar frontal, num efeito degradê similar ao que vemos no Peugeot 3008.

O para-choque mudou menos e praticamente permaneceu igual na porção inferior. A maior diferença mesmo ficou pelas falsas tomadas de ar posicionadas nas extremidades da peça, elemento que deixou o SUV com a impressão de ser mais alto. A grade frontal superior traz uma linha que se integra aos faróis, que têm o mesmo formato, mas ganharam uma nova assinatura visual em LED. Vale lembrar que o farol passa a ser do tipo full-LED em todas as configurações. As rodas também são novas, podendo ser de até 18 polegadas.

Já na traseira temos lanternas com a parte interna discretamente diferente do modelo atual, sendo que na prática agora são idênticas ao do Corolla Cross europeu. Porém, a mudança que certamente mais vai agradar é o escapamento, que traz uma pintura melhor para o abafador imenso que popularmente ganhou o infame apelido de “marmita”. Ele continua lá, mas de forma um pouco mais discreta. Resta saber se essa será a solução será adotada também quando o SUV estrear no Brasil. 

Painel digital no novo Corolla Cross

O que certamente vai mais agradar na cabine do novo Corolla Cross 2025 é o painel digital de instrumentos, que conta com um display de 12,3 polegadas na variante mais cara. No Brasil deverá ser basicamente o mesmo display que passou a equipar a linha 2024 do sedan Corolla. Na Tailândia estreou uma nova central multimídia com tela de 10,1 polegadas e suporte a Apple CarPlay e Android Auto sem o uso de cabos, mas não estranhe se por aqui trazer um multimídia com display menor de 9” como no Corolla 2024.

No mercado asiático estreou também o freio de estacionamento eletrônico de série, ou seja, abandonou também o polêmico freio no pé que remontava diretamente aos SUVs americanos dos anos 2000. Soma também novidades como teto solar panorâmico, alerta de tráfego cruzado e monitor de ponto cego. Itens do pacote Toyota Safety Sense como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e farol alto automático também estão disponíveis para algumas versões do novo Corolla Cross. Quando chegar no Brasil, é possível que a Toyota aplique a mesma estratégia do Corolla ao Corolla Cross e disponibilize todos os itens de segurança desde a versão de base.

Motorização sem novidades

Quem esperava por novidades em relação ao motor, pode esquecer. O novo Corolla Cross 2025 manteve o motor 1.8 híbrido com sua potência combinada de até 122 cv e o modelo brasileiro deve seguir a mesma receita, pois por aqui o próprio Corolla não teve novidades em sua versão eletrificada e nem na 2.0 aspirada de até 175 cv, no máximo ajustes para emissões e melhor economia de combustível. Com isso não teremos o propulsor híbrido europeu, que rende seus 140 cv.

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