Nova picape da Toyota pode usar base do Yaris Cross para ser híbrida

Novo modelo pode ser produzido em Sorocaba (SP), onde será feito também o novo Yaris Cross
Renan Bandeira
Por
15.02.2024 às 12:40
Novo modelo pode ser produzido em Sorocaba (SP), onde será feito também o novo Yaris Cross

A Toyota quer ganhar ainda mais mercado entre as picapes. A marca japonesa, que lidera o segmento de médias com a Hilux, agora terá um produto menor e construído em estrutura monobloco – igual a de carros de passeio – para brigar com Fiat Toro, Ram Rampage, Chevrolet Montana, entre outras.

Fontes próximas a Toyota afirmaram à Mobiauto que peças da nova picape já estão em processo de construção na engenharia, ainda que o modelo não tenha um SOP (sigla que indica o início de produção de um modelo) definido. A ideia é que o produto seja lançado entre 2025 e 2027.

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A grande novidade, porém, é que o produto poderá nascer já com motorização híbrida, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região. Isso quer dizer que a nova picape será movimentada por um conjunto que conta com motor a combustão e outro elétrico. A Toyota já tem essa tecnologia em sua prateleira com o 1.8 Hybrid dos Corolla Sedan e Cross, e pode compartilhar o sistema com a novata.

Mas outra informação importante é que o produto poderá ser construído em Sorocaba, interior de São Paulo, onde atualmente são produzidos os Yaris Hatch e Sedan e onde será produzido o Yaris Cross.

Ao AutoData, Marcelo Silva, que é dirigente sindical e integrante do CSE Toyota, afirmou que “não há outro lugar onde a picape seja produzida. O futuro da Toyota no Brasil é Sorocaba”, indicando onde que o produto será confeccionado.

A questão é que, se realmente for construída nessa unidade fabril, a nova picape da Toyota pode não usar a plataforma do Corolla Cross como esperado até então, mas sim a do novo Yaris Cross. Afinal, Indaiatuba (SP) é responsável pela produção dos TNGA e Sorocaba será o polo da DNGA.

A diferença entre as bases TNGA, dos Corolla, e a DNGA, do Yaris, é que está última é um tanto mais simples e projetada pela Daihatsu – que é uma divisão de baixo custo da Toyota. É basicamente uma arquitetura direcionada a mercados emergentes, como parte da Ásia e América do Sul.

Isso pode ajudar a Toyota por aqui. Assim como o Yaris Cross, a montadora terá mais margem para encaixar o modelo em um preço competitivo no segmento de atuação. Assim, poderia concorrer no degrau de entrada dos produtos médios da categoria, onde estão Fiat Toro, Renault Oroch e Chevrolet Montana.

Imagens: Projeções Kleber Silva

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