Citroën Grand C3 terá 7 lugares para ser o pesadelo da Chevrolet Spin

SUV esticado do novo C3 hatch chega em meados de 2023 para ser o modelo de sete lugares mais barato no Brasil e peitar minivan da GM
LF
Por
25.11.2022 às 09:52
SUV esticado do novo C3 hatch chega em meados de 2023 para ser o modelo de sete lugares mais barato no Brasil e peitar minivan da GM

A Citroën vai apostar pesado no segmento de carros populares no Brasil. Será a nova marca de entrada do grupo Stellantis no país, com soluções inventivas e de baixo custo. Uma delas, já lançada, é a terceira geração do C3, um hatchback compacto com atributos de SUV e preço similar a um subcompacto.

O segundo chega em meados de 2023 e será uma derivação esticada do próprio C3. Conhecido apenas pelo código de projeto CC24, o modelo vem sendo chamado de novo C3 Aircross, mas pode também se chamar “Grand C3”, visto que será um C3 esticado e robustecido para transportar até sete passageiros.

Anuncie seu carro na Mobiauto

SUV esticado do novo C3 hatch chega em meados de 2023 para ser o modelo de sete lugares mais barato no Brasil e peitar minivan da GM

Construído sobre a plataforma CMP do próprio C3, uma variante simplificada da base do Peugeot 208, o “Grand C3” deve trazer muitos elementos herdados de seu irmão, como para-brisa, colunas A e B, portas laterais, caixas de roda, capô e a distância entre eixos em 2,54 metros. Até os faróis, aparentemente, serão os mesmos.

SUV esticado do novo C3 hatch chega em meados de 2023 para ser o modelo de sete lugares mais barato no Brasil e peitar minivan da GM

O que vai mudar: todo o balanço traseiro será espichado, com coluna C, teto e assoalho esticados; a tampa de porta-malas será exclusiva, assim como as lanternas traseiras; para-lamas alargados para aumentar a largura e a sensação de robustez do veículo; a suspensão traseira pode ser reforçada para aguentar o peso extra.

SUV esticado do novo C3 hatch chega em meados de 2023 para ser o modelo de sete lugares mais barato no Brasil e peitar minivan da GM

Por dentro, o padrão de acabamento deve ser parecido com o do C3, com elementos novos a fim de aumentar a sensação de finesse a bordo. Mas não espere nada muito sofisticado: o painel e os bancos dianteiros e intermediário devem ser os mesmos do hatch.

Leia também: Flagra: Citroën dá mole e abre ao mundo novo “Grand C3” de 7 lugares

SUV esticado do novo C3 hatch chega em meados de 2023 para ser o modelo de sete lugares mais barato no Brasil e peitar minivan da GM

Afinal, seu objetivo é ocupar uma faixa próxima a R$ 100.000 e brigar diretamente com a Chevrolet Spin pelo posto de carro de sete lugares mais barato no Brasil. Lembrando que a minivan da GM também será atualizada em meados do ano que vem, conforme explicamos neste outro artigo.

SUV esticado do novo C3 hatch chega em meados de 2023 para ser o modelo de sete lugares mais barato no Brasil e peitar minivan da GM

Já o motor, ao que tudo indica, será o veteraníssimo 1.6 EC5 16V aspirado flex que, atualmente, rende 113 cv de potência e 15,4 kgfm de torque com gasolina, sendo 120 cv e 15,7 kgfm com etanol. 

Em junho de 2021, a Mobiauto publicou em primeira mão que o CC24 seria um SUV de sete lugares. Na época, porém, cometemos o erro de posicioná-lo como um produto da família C4. Agora, já está mais que claro que ele pertencerá à linha C3. Saiba mais sobre o projeto em mais um vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista:

Projeção 1*: Kleber Silva/@kdesignag
Projeção 2*: Renato Aspromonte/Mobiauto
*Projeções meramente ilustrativas.

Você também pode se interessar por:

Avaliação: Citroën C3 1.0 é a releitura do Fiat Uno com alma francesa
Avaliação: Citroën C3 1.6 é o resgate do carro popular “raiz”
Avaliação: novo Citroën C3, como anda a versão que mais vai vender 

Comentários