Citroën C3 XTR será nova versão do hatch com alma de Palio

Hatch voltará com versão aventureira seguindo o que a Fiat lançou no mercado há mais de 20 anos
Por
24.07.2025 às 12:21 • Atualizado em 25.07.2025
Compartilhe:
Hatch voltará com versão aventureira seguindo o que a Fiat lançou no mercado há mais de 20 anos

O Citroën C3 irá ganhar uma nova versão para a linha 2026, a XTR, configuração aventureira que voltará ao hatch depois de 13 anos. Para entender melhor, a XTR para o C3 será como a Trekking para o Argo.

O Citroën C3 XTR deve chegar ao mercado em outubro, como contou o colega Marlos Ney Vidal, do portal Autos Segredos. Vale lembrar que a configuração foi antecipada por Autoesporte.

Você também pode se interessar por:

Com a XTR, a Citroën terá no C3, assim como a Fiat tem na Trekking, uma releitura do que lançou há mais de 20 anos: uma versão aventureira. Essa história começou com a Fiat Palio Weekend de primeira geração, que ganhava acessórios como apliques nas caixas de roda e quebra-mato frontal.

Para quem não se lembra, a Palio Weekend Adventure, como era chamada, foi vendida entre 1999 e 2020. Além do visual, a versão se destacava com pneus de uso misto, suspensão elevada, amortecedores reforçados e maior vão livre do solo em relação as demais configurações.

Desse momento em diante, a Fiat sempre teve em seu catálogo versões aventureiras. Vale ressaltar que isso também inspirou marcas concorrentes, basta lembrar de Volkswagen CrossFox ou SpaceCross, Toyota Etios Cross, Chevrolet Onix Activ, entre outros.

Mas como será o novo Citroën C3 XTR?

De acordo com Autos Segredos, no visual, a versão aventureira adotará a cor laranja como diferencial. A tonalidade estará em diversas partes do hatch:

  • Para-choque
  • Painel
  • Bancos
  • Emblemas e Adesivos

Além disso, o Citroën C3 XTR será equipado com rack de teto e rodas de liga leve.

Outro ponto a se destacar é que a versão utilizará o motor 1.0 Firefly de 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas. Dessa forma, a versão You! seguirá como a única a utilizar o propulsor T200, além de continuar como a mais cara da gama.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

Jornalista Automotivo

Compartilhe este artigo:

Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.