Citroën C3 europeu antecipa sistema híbrido de Renegade, Toro e Compass

Hatch recebe sistema MHEV e dita o futuro de SUVs e picapes para o nosso mercado
LF
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02.04.2025 às 15:05 • Atualizado em 25.04.2025
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Hatch recebe sistema MHEV e dita o futuro de SUVs e picapes para o nosso mercado

Estreando nova geração em 2023 em nosso mercado, na Europa o Citroën C3 é bem diferente, tanto em sua motorização quanto em visual. Agora, na Inglaterra o hatch acaba de ganhar uma configuração híbrida antecipando detalhes do futuro de alguns SUVs e picapes do mercado brasileiro.

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Estamos falando de um conjunto híbrido leve, que combina um propulsor térmico, somado a um motor elétrico de 48V. Tal combinação será novidade para Renegade e Toro ainda neste ano, enquanto o Compass irá aguardar um pouco mais.

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No hatch, o motor elétrico é acoplado a um propulsor 1.2 turbo, rendendo 110 cv de potência combinados, sendo acoplado a câmbio automático de dupla embreagem de seis marchas. São 10 cv de potência a mais que o motor somente a combustão, antecipando o que veremos nos modelos nacionais que terão o mesmo sistema 48V.

No Brasil, Fiat Pulse e Fiat Fastback foram os primeiros modelos nacionais da Stellantis do tipo híbrido (MHEV). O funcionamento da tecnologia ocorre da seguinte maneira: o motor elétrico auxilia o motor a combustão em arrancadas e retomadas, gerando mais agilidade e economia de combustível.

O hatch está disponível em duas configurações híbridas, tabeladas em £ 20.115 e £ 21.815 (R$ 148.247 e R$ 160.776 na conversão direta, sem adição de impostos).

Como é o C3 Europeu?

No início do artigo, comentamos que o hatch europeu é diferente do vendido em nosso mercado e isso começa desde sua base. A versão europeia é construída sobre a plataforma Smart Car, uma evolução da base CMP, utilizada no Brasil.

Os portes são semelhantes, com o europeu sendo 3,14 cm maior que o brasileiro. No entanto, nosso porta-malas vence, são 315 litros contra 310.

No visual, o C3 europeu ganha uma pegada de SUV, as linhas são mais quadradas e a dianteira é mais alta. Os faróis são em LED dividida em três partes formando um “C”. Os faróis são interligados uma faixa em relevo.

Na traseira, o mesmo padrão se repete, as lanternas também são em LED formando um “C” só que dessa vez com um visual invertido. As rodas do modelo europeu são de liga leve e 17 polegadas. Para conferir todas as diferenças entre o modelo brasileiro e o europeu, acesse aqui.

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