Citroën Basalt tem espera de 90 dias e fim de versão para público PCD
O Basalt foi lançado em outubro de 2024 em quatro versões. Desde então, o SUV cupê tem sido o carro-chefe da marca no país com 4.6221 emplacamentos até o último mês de março. Números que poderiam ser maiores se não fosse por um pequeno problema: a fila de espera.
Nas redes sociais, em grupos, é comum ver relatos de compradores do Basalt reclamando do tempo de espera pelo modelo, com o pedido faturado em janeiro e sem receber o carro até o presente momento. Há uma variedade de tempo de espera pelo SUV, mas com tempo de espera que pode passar dos 90 dias.
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Em conversa com concessionários foi revelado à Mobiauto que o tempo de espera estava em 90 dias. Por isso, procuramos a Citroën para um posicionamento sobre a demora na entrega do Basalt. A marca respondeu:
“O Citroën Basalt é um sucesso de vendas desde o seu lançamento. Devido à alta procura, podem ocorrer variações nos prazos para a entrega do veículo para determinadas versões e/ou regiões. A Stellantis continua trabalhando para reduzir ao máximo esse tempo com a produção na fábrica de Porto Real (RJ) focada em entregar o maior número de unidades possível.”
O Citroën Basalt teve seu nome inspirado na rocha Basalto, que por sua vez tem origem no termo “basanites”, o qual o significado é “pedra muito dura” em latim. Como a rocha, adquirir um Basalt pode ser uma tarefa mais “dura” do que o esperado.
Tanto que a agora a versão de topo, Shine, não poderá ser adquirida pelo público PCD. Vendida por R$ 118.200 e compatível para o benefício por estar abaixo do teto de R$ 120.000, a opção mais cara do SUV cupê teve suas vendas suspensas para essa modalidade.
A informação foi divulgada primeiramente pelo site Mundo do Automóvel para PCD e confirmada pela Mobiauto junto à montadora. Questionada, a Citröen enviou o seguinte posicionamento:
“Todos os públicos são relevantes para a Citroën, incluindo o PCD, que conta atualmente no site da marca com os modelos para este público: C3, Aircross e Basalt nas versões manuais ou automáticas. Alterações e estratégias de ofertas podem ocorrer ao longo da vida do produto.”
O Basalt é vendido na versão Feel, que vem equipada com motor 1.0 Firefly aspirado e câmbio manual, que oferta até 75 cv e 10,5 kgfm de torque. Já as versões Feel Turbo e Shine recebem o motor T200, um propulsor 1.0 três cilindros que entrega até 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, aliado com câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.